Seguro para carros elétricos: como funciona?
carro eletrico

Seguro para carros elétricos: como funciona?

Seguro para carros elétricos funciona da mesma forma que um para carros a combustão? Conheça suas particularidades aqui

O mercado de carros elétricos no Brasil tem ganhado cada vez mais relevância. Não apenas uma tendência mundial, o automóvel elétrico também é inovador, já que tem sua construção diferente em algumas partes da mecânica, e vai em direção a uma nova sociedade mais sustentável. 

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Para se ter uma ideia, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os carros elétricos fecharam o ano de 2021 com um crescimento de 257% nos emplacamentos sobre 2020.

Ainda segundo os dados, foram 2.860 veículos elétricos vendidos durante todo o ano de 2021, um resultado quase quatro vezes maior que as 801 unidades emplacadas em 2020. 

Essa tendência deve se manter para 2022, principalmente por conta da chegada de novos modelos ao mercado. Na balança, ainda foram contemplados carros híbridos, que tiveram crescimento de 69% sobre o resultado do ano anterior. Foram 32.130 emplacamentos no fechamento de 2021. 

Na soma, foram vendidos 34.990 veículos eletrificados (híbridos + elétricos) no Brasil em 2021, aumento de 77% sobre as 19.745 unidades com esse tipo de propulsão comercializadas no ano anterior. Dessa forma, os eletrificados atingiram 1,8% de participação no mercado geral no ano passado, contra 1,0% em 2020. 

E o seguro dos automóveis elétricos?

Com essa ascensão no mercado, muita gente se pergunta sobre como funciona e qual a importância de um seguro em um carro elétrico. Antes de segmentar o seguro apenas para esse tipo de veículo, é necessário entender a importância do seguro de automóveis no dia a dia para todo o setor. 

Pensado para trazer mais proteção e tranquilidade, o seguro de automóveis oferece vários tipos de coberturas. Entre elas estão a de roubo e furto, incêndio, danos a terceiros, assistência 24 horas e danos causados pela natureza. 

Para o mercado de carros elétricos, o seguro é tão importante quanto para os automóveis a combustão. Afinal, estamos falando de automóveis caros que, caso sejam roubados ou danificados, causarão um rombo no bolso de seu proprietário na falta do seguro.

Diferença entre seguro de carro a combustão x elétrico

Por serem carros novos em nossa frota, ainda não há volume suficiente para que as seguradoras possam definir uma diferença clara entre as cotações de veículos elétricos em comparação com veículos a combustão. 

Alguns especialistas explicam que, apesar de serem carros de valores altos, os elétricos têm manutenção mais simples. Por exemplo, em caso de acidente, a chance de dano à bateria é baixa. Se colocar isso em grande escala, o custo de reparo será menor, reduzindo também o preço do seguro.  

Então, o seguro de um elétrico é mais barato?

Como dito acima, um carro elétrico tem um custo de manutenção menor, o que pode impactar diretamente no valor do seguro. Para se ter uma ideia, os motores elétricos possuem cerca de 50 partes móveis contra 350, em média, de um semelhante a combustão. 

Dessa forma, mesmo que peças para carros elétricos e oficinas especializadas sejam mais difíceis de encontrar, o que se vê inicialmente são valores, em geral, mais baixos em relação a automóveis de mesma faixa de preço. Outro fator a favor das seguradoras é que as montadoras oferecem garantias amplas à bateria – peça que chega a representar 50% do valor do veículo. 

Porém, ainda há muita dúvida se o seguro como padrão para carros eletrificados será realmente mais barato. Se pegarmos outros mercados mais maduros quando falamos de elétricos, como os Estados Unidos, versões elétricas de carros a combustão, como Volkswagen Golf ou Fiat 500, pagam, em média, 21% a mais no seguro. 

Na Inglaterra, a diferença chega a 60%, colocando em xeque se, quando o mercado brasileiro de elétricos aumentar, o preço realmente será mais em conta.  

Coberturas especiais para carros elétricos

Algumas empresas de seguros já começaram a dar mais atenção a esse mercado de carros elétricos. Por exemplo, já há seguros disponíveis para veículos eletrificados que contam com assistência 24 horas equipada com carregador de bateria. Além disso, em alguns casos, existe a possibilidade de incluir uma cobertura adicional para os cabos de carregamento.

Há também coberturas de seguro residencial para a proteção de carregadores de carros elétricos em casas e prédios. Ou seja, cada vez mais os proprietários de automóveis elétricos ganham opções para garantir a segurança do seu bem. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *