5 carros Honda que você deveria prestar atenção

04/07/2018

O Japão sempre presenteou o ocidente com maravilhas extravagantes, tanto na rica e densa cultura oriental quanto na tecnologia de ponta presente nos inúmeros setores da industrialização. Para os fãs do automobilismo, existe uma montadora especial, sempre compromissada em cativar os corações e as garagens dos entusiastas.

Hoje, falaremos sobre os carros da Honda, uma nipônica de peso no cenário automotivo. Optando pela Honda, carros clássicos superesportivos é o que você vai encontrar, como o NSX, conversíveis carismáticos, como o S2000, e “mãe” de um dos veículos com o maior volume de vendas globais, o mundialmente aclamado Civic!

Independentemente do seu apreço pela montadora japonesa, confira agora um pouco da história dos carros Honda e o porquê de eles merecerem a sua atenção!

A Honda: sua história e características

Tanto a montadora quanto o seu fundador — Soichiro Honda — têm uma história gigantesca e ao mesmo tempo emblemática. Toda a cronologia da empresa cruza virtuosamente com a de Soichiro, o inventor obstinado e resiliente a todos os obstáculos da época.

Confira uma breve cronologia de Soichiro e seu império, a Honda Motors:

• em 17 de novembro de 1906 nasceu Soichiro Honda, em Hamamatsu, Japão;

• durante a infância e juventude, Soichiro deu sinais de ter uma cabeça engenhosa na resolução de problemas;

• com 16 anos, S. Honda foi trabalhar como aprendiz em uma oficina mecânica, em Tóquio, retornando à cidade natal alguns anos depois, abrindo a própria oficina;

• aos 30 anos, ele passou a fabricar peças, mas tinha grandes dificuldades econômicas;

• Soichiro, com auxílio de um antigo professor, descobriu a importância do silício nas ligas dos anéis presentes nos motores;

• já em 1937, fabricando anéis com a adição de silício, a empresa voltou a ter vigor econômico;

• durante o período da guerra, por dificuldades e incertezas, Honda vendeu sua fábrica de anéis a sua futura rival, a Toyota;

• em 1946, Soichiro fundou o Instituto de Pesquisas Técnicas Honda, também em sua cidade natal, Hamamatsu;

Tratando-se do período pós-guerra, o Japão passava por uma etapa caótica, com uma evidente crise de infraestrutura e transporte. Foi nesse momento problemático que Honda pensou em uma solução: as motos. As primeiras motocicletas Honda foram uma adaptação de um lote de 500 motores acoplados em bicicletas.

Consagrado o sucesso absoluto de vendas, em 1948 foi fundada a Honda Motor Company. Desse momento até 1991, Soichiro acompanhou sua empresa, participando ativamente no desenvolvimento de inúmeros projetos, motores e veículos hoje consagrados.

Infelizmente, em agosto de 1991, Soichiro Honda faleceu devido a complicações no fígado, deixando seu império mais firme do que nunca, sob a sombra do seu legado de genialidade.

No Brasil, a história é um tanto mais curta. Foi iniciada em outubro de 1971, com a Honda Motors do Brasil importando as motos da marca oriental ao público brasileiro. Tratando-se dos modelos de carros da Honda, tudo começou em 1997, com a inauguração da primeira fábrica automotiva da marca no país, em Sumaré/SP. Nessa planta, produzia-se o Civic de 6ª geração.

Confira os destaques da cronologia daquele momento até hoje:

• 2000: lançamento do Civic G7 e importação do inédito SUV CR-V;

• 2003: início da fabricação do Fit no Brasil;

• 2006: lançamento do Civic G9, na época conhecido como New Civic;

• 2009: lançamento do City;

• 2013: lançamento do novo Accord;

• 2015: lançamento do 4º modelo de HR-V;

• 2016: montadora conquista a marca de 1,5 milhão de carros fabricados no país;

• 2017: lançamento do WR-V.

Como característica fundamental, todos os Hondas são tradicionalmente estáveis na estrada e confiáveis na manutenção. Mesmo embora a fama de durabilidade se estenda a todas as japonesas no mercado nacional, os carros da Honda se destacam ao entregarem:

• alta durabilidade;

• eficiência energética;

• baixa desvalorização;

tecnologia embarcada;

• design atraente e inovativo.

Os carros da Honda: modelos e particularidades

Agora que você conheceu a trajetória e a filosofia da Honda, confira as principais opções da marca no Brasil. Conheça agora os modelos, suas particularidades e qual o perfil de condutor que eles atendem!

1. Fit

Se tratando de Honda, automóveis quase que atemporais são uma característica da marca. O carro Honda Fit é um dos modelos mais consagrados da marca no país. Seu visual, independente da geração, apresenta um estilo contemporâneo e que envelhece muito pouco, vide o eterno Fit 2007.

A carroceria é do tipo monovolume. Ele costuma ser aclamado entre o público jovem/adulto, assim como o carro Honda City. Ideal para casais com ou sem filhos, pois tem espaço de sobra tanto no banco de trás quanto no generoso porta-malas de 363 litros.

Tamanho sucesso da marca faz com que a cada vez mais pessoas busquem por consórcio de carros Honda. E, se você opta por um consórcio Honda, carros tecnológicos e potentes são o que te espera.

2. WR-V

Esse é um novo carro da Honda e um modelo especial para a marca em nosso país. Isso porque ele é o primeiro veículo projetado sob a liderança do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda no Brasil. Lançado em 2017, é um dos carros Honda 2017 que celebrou a comemoração de 20 anos de produção da Honda Automóveis por aqui.

O WR-V – novo carro Honda – já é considerado um SUV (Utilitário Esportivo), haja vista a maior altura em relação ao solo. Para contribuir com o aumento dimensional e de suspensão, existe um apelo aventureiro nos adereços estéticos.

Busca o mesmo público do Fit, porém, mira mais especificamente naqueles que gostam de uma aventura no final de semana, que precisam carregar instrumentos esportivos no teto ou que eventualmente pegarão uma estrada irregular a caminho de um sítio, por exemplo.

Para quem procura por carros da Honda 2017, o modelo é a opção ideal. Mas, se você procura por carros da Honda 2016, opções não irão faltar.

3. Civic

Eterno clássico japonês. Em sua décima geração, o carro Honda Civic contou com uma vigorosa mudança de estilo, aderindo um visual coupé, o que acabou contribuindo tanto na jovialidade quanto na esportividade do veículo.

Busca um público mais sóbrio e adulto, tanto pelo preço quanto pelo abandono de virtuosismos estéticos aprovados pelos mais jovens, que tendem a preferir hatches monovolumes ou pequenos SUV’s, Fit e WR-V, respectivamente.

4. HR-V

O carro Honda HR-V é o SUV urbano de maior sucesso da marca em nosso país. Seu desenho, espaço interno e itens de conveniência transgrediram barreiras, conquistando boa parte dos adultos, homens ou mulheres.

O público-alvo não enxerga nele uma opção aventureira, fato que pode ser confirmado na sua carroceria, pois tal como o Civic, dispensa os virtuosismos estéticos de um aventureiro. Pelo contrário, o carro HR-V Honda é um SUV requintado, tão bem desenhado quanto planejado, visto com frequência nos centros urbanos.

5. Civic Si

A cereja do bolo da Honda no Brasil. Esse é o carro ideal para um adulto, homem ou mulher, bem-sucedido — pois ele cobra seu preço — e sedento por velocidade. Para quem está à procura de um carro novo Honda, o modelo promete agradar.

Essa lenda do automobilismo chega ao país já na décima geração, com porte de esportivo atestado pelas duas portas, câmbio manual e 208 CV que imploram para serem usados a cada aceleração vigorosa. Um carro para quem gosta de carro de verdade!

Ainda vale ressaltar outra característica emblemática da Honda: oferecer muito conforto aos proprietários. Opções automáticas são encontradas em todos os veículos da marca — exceto o Civic Si, propositalmente manual pela esportividade. Independente da sua idade ou do seu estilo, claramente existe um Honda perfeito para você! Se você procura por um carro novo da Honda, opções não vão faltar! Caso vá até uma concessionária Honda, carros dos mais variados estilos estarão te esperando para te conquistar!

Curtiu os possantes descritos neste post? Lembre-se que escolhendo por carros Honda, preços variados estão disponíveis, para melhor atendê-lo. Agora que já aprendeu melhor sobre os carros da marca, aproveite a visita em nosso blog para ler nosso próximo artigo,”Carros seminovos valem mais a pena do que um usado completo?”, e se torne apto a identificar os melhores carros da Honda no mercado, sejam eles novos, seminovos ou usados!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *