Carros pretos: como é o mercado de compra e venda?

21/06/2018

No mundo da moda, o preto é considerado básico e cor chave para a composição de looks, mas será que carros pretos também são um coringa para compradores e revendedores?

Neste texto, vale a pena ter um carro preto? Aqui, você conhecerá quais as características e peculiaridades de um carro preto no mercado, além de qual o perfil ideal de motorista para automóveis dessa cor. Confira!

O impacto das cores dos veículos

O seu carro pode dizer muito sobre você e sua personalidade, por isso, a coloração do veículo tem um impacto forte no mercado automotivo, fazendo até mesmo que seus valores aumentem ou diminuam significativamente.

Por isso, muitos motoristas precisam pensar não somente no que lhes agradam em um automóvel, mas também no que os possíveis compradores gostarão de ver em um carro durante o período de revenda.

Os automóveis em cores neutras dominam o ranking de carros mais procurados, pois podem ser usados por qualquer tipo de pessoa. Algumas dessas cores — como o cinza — apresentam certas vantagens, como disfarçar arranhões e sujeiras, além de deixarem os veículos mais discretos nas ruas, o que não é o caso dos automóveis pretos, já que você terá que aprender a como tirar risco de carro preto, caso adquira um. Sabendo qual a melhor cera para carros pretos, parte dos seus problemas estará resolvida.

Outro fator que pode explicar o sucesso de algumas cores de veículos em detrimento de outras é o fato de combinarem com as películas de proteção de vidro, além de se diferenciarem de tons utilizadas por frotas, como o branco ou amarelo, normalmente associados aos táxis.

Vantagens e desvantagens dos carros pretos

Abordaremos especificamente o que é necessário saber ao comprar um automóvel na cor preta, que é atualmente a segunda tonalidade mais procurada em veículos no Brasil.

No quesito aparência, essa cor demonstra classe, elegância e até mesmo luxo. Por ser neutra, ela é compatível com grande parte dos motoristas, desde os que possuem uma personalidade mais discreta até os que contam com mais estilo e ousadia. O carro preto fosco é também uma ótima opção para aqueles que amam a cor, mas querem um diferencial.

Uma vantagem dessa cor é que ela consegue ser facilmente avistada durante o dia, o que diminui a incidência de acidentes. Os carros pretos têm uma grande facilidade na hora da revenda, além de sofrerem menos com a desvalorização.

Entretanto, nem tudo são flores na vida dos automóveis pretos, já essa cor absorve muito calor e faz com que o interior do automóvel esquente mais, sendo preciso deixar as janelas abertas por mais tempo ou utilizar o ar-condicionado.

Além disso, o preto não possui muita visibilidade à noite, já que não consegue refletir a luz de postes ou dos faróis de outros veículos — o que pode aumentar a possibilidade de acidentes em locais de baixa iluminação ou durante chuvas.

Também é necessário um pouco mais de cuidado com veículos dessa cor, pois sujeiras e arranhões são facilmente percebidos na pintura, sendo necessário utilizar uma cera para carro preto para fazer alguns reparos. Se você souber como polir carro preto, poderá ter sempre o seu veículo com uma boa aparência. Caso seja uma pessoa muito preocupada com estética, terá que fazer lavagens e reparos com mais frequência.

Aprender a como tirar arranhões de carros pretos, como lavar carro preto e como polir carro preto é uma tarefa que terá de aprender, caso opte por um modelo dessa cor.

Caso o dano seja um pouco maior e não saiba como tirar riscos fundos de carro preto ou como tirar manchas de carro preto, o ideal é procurar uma oficina especializada nesse tipo de reparo, para que o resultado não decepcione.

Conhecendo outras cores

Além do preto, outras cores também fazem sucesso com os motoristas brasileiros. A cor branca vem ganhando maior espaço ultimamente, tendo até mesmo uma grande variação de tonalidades para cada gosto.

Entretanto, muitas montadoras utilizam esse sucesso para tornar a cor mais cara, isso porque ela é tida como opcional na maioria dos modelos, fazendo com que o seu valor total aumente em até R$ 5 mil reais. Assim como o preto, riscos e sujeiras ficam mais evidentes em veículos na cor branca.

A cor prata é considerada atualmente a segunda cor mais cobiçada entre os seminovos. Além de ser uma cor discreta, os riscos, arranhões e sujeiras não ficam tão aparentes. Além disso, essa cor reflete facilmente a luz, o que tornará o seu veículo mais visível durante a noite — contribuindo para a prevenção de acidentes de trânsito.

Entretanto, carros dessa cor costumam ser mais caros que os demais, pois para atingir essa coloração é necessário utilizar produtos especiais.

Entre as cores mais chamativas, a cor vermelha tem um considerável valor de procura e venda, principalmente para quem tem uma personalidade mais esportiva, jovial e ousada. Sem contar, que, ao optar por um veículo dessa cor, seus problemas sobre como tirar arranhões profundos de carro preto desaparecem.

O seu preço é mais acessível que o de outras cores mais procuradas. Entretanto, esse valor pode não compensar na hora da revenda, já que carros nessa tonalidade podem a mesma alta demanda do que outros, como os brancos, cinzas e pretos. Além disso, algumas seguradoras acreditam no mito de que automóveis vermelhos são mais propensos a acidentes, chegando a cobrar um preço mais caro.

Cuidados ao revender um carro usado

Apesar de ser importante, não é apenas a cor que interfere em uma boa revenda de automóveis: é preciso prestar atenção em outras características para que seu veículo seja facilmente valorizado no mercado. Se você é o dono de um automóvel preto, por exemplo, é interessante que você saiba qual a melhor cera líquida para carros pretos, a fim de apresentar, no momento de revenda, um automóvel em ótimo estado.

Modelo

O modelo do seu veículo também é um fator importante na revenda. Carros mais populares costumam fazer sucesso entre os seminovos, pois são mais fáceis de serem revendidos a um preço mais vantajoso.

Alguns modelos que possuem alto valor de revenda são:

• Chevrolet Onix;
• Fiat Palio Fire;
• Volkswagen Golf;
• Toyota Corolla;
• Ford Ecosport.

Bom estado

Mesmo possuindo um modelo popular, se o seu automóvel não estiver em boas condições, dificilmente ele será comprado. Isso porque veículos descuidados provavelmente precisarão de reparos, consertos e até mesmo troca de peças, o que sairá mais caro para o novo motorista. Desta forma, é mais que importante saber como cuidar de carro preto e como manter o carro preto brilhando.

Por isso, faça manutenções nas datas estipuladas pelo fabricante e o mantenha limpo e com o mínimo de dano possível em sua lataria. Assim, o futuro comprador saberá que o veículo está em perfeito estado e não apresentará surpresas desagradáveis no futuro. Por isso, saber como encerar carros pretos faz toda a diferença.

Documentação

Certifique-se de ter toda a documentação do veículo em mãos, como o histórico do automóvel e demais documentos como a CRV e cópias do formulário do RENAVAM.

Sem os documentos necessários, você não poderá fazer a transação de forma legalizada, o que causará prejuízos para você e para o cliente.

Entender a importância dos carros pretos e de demais cores é extremamente útil na hora de decidir qual veículo comprar. É recomendado fazer a aquisição já pensando na revenda, portanto, levem em consideração a popularidade do modelo e da cor escolhida. É importante lembrar que saber como manter carro preto brilhando faz toda a diferença no estado que seu automóvel se encontrará na hora de vendê-lo.

Gostou do post? Quer ficar por dentro das notícias sobre o universo automotivo? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *