Carro branco: como funciona a revenda?

17/07/2018

Você conhece a verdadeira importância de escolher a cor ideal do seu carro? Essa pode parecer apenas uma questão estética, movida simplesmente pelo seu gosto pessoal, mas a coloração da lataria do seu veículo pode ser um fator decisivo em uma futura revenda.

Por isso, preparamos este post sobre como os carros brancos se comportam nesse processo: se são requisitados ou se sofrem com a desvalorização. Afinal, a cor branca em veículos foi, por muito tempo, vista de um modo negativo ou fortemente ligada aos táxis, por exemplo, mas o cenário atual é outro.

Saiba mais sobre como é ter um carro branco e alguns cuidados com carro branco!

Carros brancos pelo mundo

Desde 2006 os carros brancos vêm ganhando mais espaço no mercado e mais atenção dos consumidores. Vários carros de luxo começaram a ser apresentados nos salões de automóveis por toda a Europa na cor branca. Por isso, os carros brancos são alguns dos mais populares e procurados pelos motoristas atualmente. Até mesmo o carro plotado branco, o carro branco fosco e o carro branco pérola estão sendo mais procurados.

Por ser neutro, o branco consegue adaptar-se a vários perfis de motoristas. As concessionárias já estão de olho nisso e têm cobrado um valor mais alto para os carros novos com essa coloração.

Assim, carros brancos são costumeiramente vendidos como opcionais por algumas empresas, custando até R$ 300 a mais para o motorista. A Hyundai explica que a culpada é a negociação com a matriz — afinal, já que a alta demanda por carros brancos é mundial, é mais difícil trazer modelos dessa cor para o Brasil.

O mercado dos carros brancos

Por ser um carro bastante popular em todo o mundo, seu preço de revenda consegue segurar bons valores e sofre pouco com a desvalorização. Ou seja, se você deseja em comprar um carro já pensando na hora da revenda, essa cor pode ser a ideal.

Essa alta procura trouxe benefícios para o consumidor, pois algumas empresas investiram em variações do branco — como perolado, off-white e outros. Assim, você poderá ter um carro popular e, ao mesmo tempo, único.

Como mencionamos, o carro branco costuma ser revendido por um valor mais alto do que veículos de outras cores. Entretanto, mesmo assim eles são bastante procurados, fazendo com que a demora na efetivação de um negócio seja menor. Isso faz com que os carros brancos sejam um ótimo investimento para quem pensa a longo prazo.
Modelos de grande sucesso são o carro Onix branco, o carro Prisma branco e o carro Up branco.

Os cuidados necessários com os carros brancos

Antigamente, automóveis brancos eram mal vistos — principalmente devido à possibilidade de amarelamento da tinta com o tempo. Desta forma, muitas pessoas se interessavam por conteúdos de como tirar mancha de carro branco ou até mesmo de como desencardir carro branco. Atualmente, as pinturas utilizadas pelas montadoras nos veículos são mais resistentes e prometem até 10 anos sem alterações na cor e de proteção contra ferrugem e perda de brilho, diminuindo o número de pessoas que estão envelopando carro branco.

Ainda não sabe como lavar carro branco? Na lavagem, não é necessário usar nenhum produto ou técnica especial — apenas água e sabão bastam. O cuidado mais especial fica por conta da etapa de enceramento do veículo, na qual muitos motoristas exageram. O ideal é que a cera para carro branco seja passada a cada 6 meses, pois o material abrasivo pode retirar o verniz que protege a pintura e riscar a lataria. Sabendo como polir carros brancos e seguindo as orientações corretas, seu carro ficará praticamente como saiu da loja.

Apesar de trazer inúmeros benefícios, os carros brancos contam com alguns problemas que devem ser considerados na hora da compra: a cor branca é perfeita para esconder sujeiras, mas os arranhões e riscos se destacam.

O ideal é sempre vasculhar a lataria à procura de imperfeições e concertá-las o mais rápido possível, pois há a possibilidade de que elas fiquem manchadas. Isso não será nada atrativo para os compradores de seminovos.

Também é preferível que o automóvel não fique exposto diretamente ao sol durante muito tempo — procure estacionar em lugares com sombra. Dessa maneira, o seu carro não esquentará muito e os riscos de que a lataria fique manchada são reduzidos.

Outro problema tem relação com os roubos: já que se trata de uma cor bastante popular, criminosos visam mais esse tipo de veículo — seja pela facilidade de camuflagem durante a fuga ou pela própria facilidade de revenda.

Por isso, evite transitar em lugares perigosos e mantenha seu carro devidamente trancado. Assim você poderá proteger tanto os seus bens quanto a sua própria vida.

Demais pontos de atenção

Além dos cuidados especiais com a cor branca, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes para que outras partes do seu carro não sejam danificadas — o que pode desvalorizar significativamente o valor final do seu veículo.

Evite usar querosene ou derivados em seu automóvel, pois esses produtos são bastante abrasivos e podem danificar as borrachas de suspensão e a pintura — caso não haja proteção, principalmente, se for um carro branco de luxo.

Tenha cuidado redobrado com máquinas que cuidam da pintura de faixas de pedestres ou de asfalto. No primeiro caso, a tinta só poderá ser removida em local especializado, ao passo que o asfalto poderá ser removido com óleos infantis.

Caso prefira lavar o seu carro em um lava rápido, preste atenção aos produtos usados, ao local de lavagem e ao modo de limpeza. Se a oficina não for cuidadosa o bastante, esses detalhes poderão trazer riscos ou gerar manchas em seu carro branco.

Também é importante que faça uma vistoria completa no seu veículo mensalmente, verificando se todos os itens estão funcionando perfeitamente ou em seu devido lugar. Verifique se o líquido de freio tem vazamentos ou se está abaixo do limote estipulado. Caso encontre alguma irregularidade, providencie o concerto ou a troca das peças.

Deixar para depois o cuidado do seu carro é uma atitude imprudente e poderá fazer com que a sua vida e a de outras pessoas fique em risco. Agir assim também pode dar chances para o efeito “bola de neve”, no qual algumas peças sofrem danos graças ao defeito em outras partes e equipamentos.

Outros modelos de grande sucesso são o carro Hb20 branco, o carro Linea branco, o carro Cruze branco, o carro Fox branco e o carro Gol branco. Vale lembrar que ter um carro Mitsubishi branco é também um desejo de grande parte dos brasileiros que amam veículos dessa cor.

Viu como comprar um carro branco pode ser um ótimo negócio a curto e a longo prazo? Ele tem alta popularidade, facilidade de revenda e outros benefícios que dispensam cuidados especiais com a lataria.

Por fim, vale mencionar que é muito importante estar atento a outras informações importantes antes de comprar um carro novo ou usado — como o seu preço, a documentação e a garantia. Assim você terá certeza de que fez um ótimo negócio.

Gostou do texto de hoje? Agora que você já sabe como cuidar de carro branco, aproveite e assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *