Como reduzir o tempo para venda de um carro?

17/09/2018

Imagine-se na seguinte situação: você anuncia um veículo, faz contato com revendedores e fica meses esperando. Um ou outro possível comprador aparece de vez em quando, mas você leva muito tempo para efetuar a transação. Essa situação não está entre as mais agradáveis, não é mesmo?

Portanto, se você quer saber como reduzir tempo para venda de carro, está no lugar certo! Apesar de não existir uma receita perfeita de como vender carros usados, vamos trazer aqui algumas dicas muito valiosas para potencializar suas chances e, de quebra, garantir um bom negócio. Vamos juntos nessa aprender sobre a venda de carros usados e onde vender carros usados?

Ofereça detalhes sobre o histórico do carro

Os comprovantes de revisões e trocas de peças podem parecer bobagem em um primeiro momento, mas são grandes aliados quando o assunto é a venda de um veículo. Por isso, durante o processo de compra e venda de carros usados, dedique algum tempo para reunir tudo que você investiu em manutenção preventiva. Essa é uma forma de dar mais segurança para o comprador.

Caso o veículo ainda esteja dentro da garantia do fabricante, melhor ainda. Ofereça o manual do proprietário e mostre os carimbos com todas as revisões obrigatórias. Assim, ele consegue desfrutar de todos os benefícios e segurança que a própria montadora pode trazer.

Faça uma perícia automotiva e revisão completa

Para quem não sabe, a perícia automotiva é um serviço rápido (dura em torno de 20 minutos) e oferece um laudo com todas as informações e histórico do veículo. O valor não é muito alto — gira em torno de R$ 30 a R$ 70 — e pode ajudar na tarefa de reduzir tempo para venda de carro.

A revisão completa é outro facilitador. O comprador fica mais tranquilo, pois sabe que o veículo acabou de ser checado. Assim, é provável que feche o negócio com mais facilidade. Peças como o freio, alinhamentos e amortecedores devem estar em dia — e fazem toda diferença para quem está estudando uma boa compra. Os carros usados mais vendidos geralmente passaram por uma revisão.

Se quiser ter resultados ainda melhores, guarde a nota fiscal e comprove para o futuro dono do seu carro. Tenha em mente que nem sempre as pessoas darão crédito a sua palavra, portanto é fundamental ter provas mais convincentes.

Garanta um visual apresentável

Você sabe que, na hora de vender carros usados, a aparência conta muito, não é mesmo? Apresentar o veículo sujo pode deixar o comprador com a impressão de que é malcuidado. Então invista em uma lavagem no capricho, higienização e polimento.

Essa é uma forma de dar um ar ainda mais novo para ele, levando em conta que as pessoas dificilmente vão comprar um carro com aparência ruim. Caso seja necessário, faça também pequenos reparos, como a pintura dos para-choques ou conserto de um detalhe ou outro. Isso ajuda a valorizar o modelo comercializado.

Evite fazer alterações no carro

Talvez você não saiba disso, mas um modelo mantido nas suas condições originais é vendido com mais facilidade. Isso porque os acessórios que modificam o visual às vezes são mal percebidos por alguns compradores, o que pode desvalorizar o veículo.

São exemplos os adesivos, rebaixamentos e outros tipos de customização. Por mais que o acessório seja caro, talvez seja uma boa ideia se desfazer dele antes de anunciar o carro, pois esses pequenos detalhes podem jogar o valor de venda para baixo.

Invista em um anúncio completo

Quando se trata de carros usados para venda, um anúncio completo também ajuda muito a acelerar a venda, pois o comprador consegue encontrar ali muitas das informações que procura. Assim, ele não precisa ligar e perguntar vários detalhes. Esse cuidado pode parecer despretensioso, mas faz toda diferença!

Nesse material, seja detalhista e coloque todos os dados do veículo — assim como fotos. Elas devem revelar o exterior e interior do carro e são uma ótima forma de atrair mais interessados. Anúncios com imagens têm bem mais cliques.

Esteja com a documentação mais ou menos pronta

Como você deve saber, a venda de um carro é um processo um pouco burocrático no Brasil — envolve uma série de documentos que oficializam a transação. Portanto, você pode adiantar as coisas se informando sobre o que é necessário e agilizando o que for possível.

E nada de achar que essas questões são bobagem! Na verdade, cuidar das formalidades é imprescindível para evitar dores de cabeça. Além disso, esse cuidado pode impedir que você receba multas indevidas.

Seja cordial e educado

Essa dica pode parecer clichê e altamente previsível, mas alguns negociadores perdem vendas justamente por esse detalhe. Se você está no time dos que querem reduzir tempo para venda de carro, seja educado com os possíveis compradores em todos os contatos que forem feitos.

Mesmo que alguns estejam somente pesquisando preços ou perguntando sobre mais detalhes, lembre-se de ser cordial e tratá-los bem. Essa atitude faz toda diferença e abre portas!

Coloque um preço justo no veículo

Quando se trata de carros usados à venda, estipular um preço muito acima ou abaixo da média pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. É difícil encontrar um comprador interessado em desembolsar mais do que o carro vale. Por outro lado, quando está consideravelmente mais barato, as pessoas podem pensar que há algo de errado com ele e ficar receosas de fechar negócio.

Para não sofrer com nenhuma das duas situações, peça um valor que seja condizente com a idade de uso, histórico e estado de conservação. Caso não consiga fazer isso por conta própria, então conte com a ajuda de um especialista e torne a tarefa mais fácil.

Conte com a ajuda da internet

Não dá para negar: a internet é uma grande aliada para quem sonha em reduzir tempo para venda de carro. Com ela, as pessoas conseguem ter acesso ao seu anúncio com mais facilidade, ver fotos e até mesmo interagir com você em tempo real.

E nada de achar que o meio virtual é inviável no seu caso. Existem plataformas para vender carros muito seguras, que tornam o processo mais ágil e simples. A InstaCarro é uma delas e pode auxiliar muito o processo de revenda. Aproveite as facilidades que ela pode trazer e torne essa comercialização muito mais fácil!

Depois de ler este post, esperamos que você tenha entendido um pouco melhor sobre como agir para reduzir tempo para venda de carro. Não deixe de adotar algumas — ou todas — as dicas para garantir resultados mais rápidos. Lembre-se de que as suas atitudes são determinantes nessa situação!

Agora que você aprendeu mais sobre o universo de vender carros usados, aproveite e conheça agora mesmo as facilidades que o site de venda de carros usados InstaCarro pode trazer para você! Surpreenda-se e veja como vender carro usado pode ser mais fácil do que imaginou!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *