Conheça as principais expectativas para o mercado de automóveis

18/02/2019 mercado de automóveis

Apesar dos últimos anos demonstrarem um período delicado para a economia brasileira, o setor automotivo continuou sustentando bons indicadores. Considerando isso, elaboramos um panorama geral sobre o mercado de automóveis em nosso país. Afinal de contas, as expectativas continuam altas para muita gente!

Entretanto, não criamos este artigo apenas para vislumbrar o futuro, pois também abordamos dúvidas referentes ao passado e à atualidade do setor. Perceba que inúmeras transformações ocorreram ao longo da última década, seja no perfil do consumidor ou na maneira de interagir com esse mercado.

Está interessado em conhecer mais sobre o tema? Então mergulhe nessa leitura!

Como está o mercado de automóveis atualmente?

Entre 2013 e 2016 o mercado automotivo sofreu uma queda espiral no número de emplacamentos, uma estatística diretamente relacionada com as vendas. Foram quatro anos de instabilidade, incerteza e desespero entre as montadoras, que temiam o aprofundamento da crise econômica e uma continuidade em suas perdas.

De toda maneira, o ano de 2017 foi protagonizado pela reação do setor, registrando mais de 1 milhão e 855 mil novos veículos vendidos, apontando uma alta de 9,94% em relação a 2016. Em 2018, o mercado manteve sua resposta enérgica, registrando mais de 2 milhões e 100 mil carros comercializados, com uma variação positiva acima de 13% em relação a 2017.

Quais os impactos da crise?

Por fim, a instabilidade econômica acabou nutrindo um setor específico do mercado. Perceba que esse fenômeno foi causado pelo desgaste no poder de compra do brasileiro, que precisava equilibrar seu orçamento com a necessidade de adquirir um automóvel. Contudo, os modelos zero km custavam valores inacessíveis para uma grande parcela dos consumidores.

Assim, parte da população brasileira achou uma solução a esse dilema. Como? Migrando seu capital para o mercado de seminovos, que é um segmento composto por veículos em bom estado e que já atravessaram o período mais intenso da desvalorização. Mas o menor preço não foi o único responsável por essa tendência.

Na realidade, os consumidores tendem a encontrar condições facilitadas nesse mercado, com financiamentos mais acessíveis e, por consequência, parcelas mais baratas. Para além disso, também deve-se considerar a depreciação equilibrada dos seminovos e usados, já que os veículos zero km sofrem quedas de até 30% do seu valor logo nos primeiros anos de uso.

Quais as expectativas e tendências para o futuro?

Existem três tendências muito fortes para os próximos anos do mercado de automóveis. A primeira delas consiste na eletrificação do segmento. Como já se pode ver nos mercados europeus e norte-americanos, as montadoras tem dado ênfase aos projetos híbridos e elétricos, perseguindo o objetivo do momento: veículos alimentados por energia limpa e renovável.

O Brasil ainda engatinha na popularização dessas tecnologias, mas não por falta de interesse de seus consumidores. Na realidade, os veículos que utilizam bateria são, inevitavelmente, mais caros em seu processo de fabricação, um custo que acaba sendo repassado ao comprador.

Sendo assim, a aceitação desses veículos sempre dependeu do apoio governamental nos diferentes mercados, pois apenas com fortes isenções tributárias se consegue alcançar um valor competitivo com as demais alternativas. Atualmente, o Brasil ensaia alguns projetos que possam garantir a adesão da tecnologia por toda a população.

A segunda e mais distante tendência consiste nos veículos autônomos. É um movimento que também depende da matriz tecnológica no país de implementação. Por isso, essa pode ser considerada uma questão tardia ao nosso país, que ainda dependerá da popularização de carros mais inteligentes, integrados e limpos em sua frota populacional.

A terceira e última tendência fica por conta das soluções tecnológicas aos desafios do mercado. São soluções que descomplicam, desburocratizam e agilizam todos os obstáculos de setores como o comércio, a mobilidade urbana e a economia compartilhada. A InstaCarro é uma dessas iniciativas que reinventa a maneira como as pessoas vendem e compram seus automóveis.

Qual o papel da InstaCarro nesse segmento?

Simplificação! A InstaCarro entrou no mercado para descomplicar os processos de venda, agindo como uma solução intermediária entre os lojistas que precisam comprar e os proprietários que desejam vender. Para os proprietários, toda a venda pode ser resumida em três etapas: vistoria, ofertas e dinheiro na conta! Fomos breves de mais? Sem problemas, esclarecemos!

Em um primeiro momento, o proprietário do veículo deverá agendar uma vistoria gratuita, apontando localização e horário de sua preferência. Caso a localidade esteja fora do alcance da equipe, basta se deslocar a qualquer uma das unidades InstaCarro.

A vistoria consiste em uma inspeção detalhada do veículo, que verifica mais de 150 critérios. Essa avaliação minuciosa é fundamental para garantir a transparência com os lojistas compradores. Além disso, todo esse cuidado também serve para destacar o veículo anunciado, que tem seus pontos positivos enaltecidos de uma maneira honesta.

A segunda etapa é caracterizada pelas ofertas. Após a inspeção do veículo, ele será anunciado na plataforma da InstaCarro. Essa plataforma o expõe a centenas de lojistas interessados, que então disputarão os veículos entre lances, exatamente como em um leilão.

Logo com 30 minutos de exposição, o proprietário receberá um grande número de ofertas, acompanhando todas as etapas diretamente de seu smartphone, por meio dos aplicativos disponíveis para dispositivos Android e iOS.

A terceira e mais agradável etapa é o dinheiro na conta! Com o final do leilão, a plataforma apresentará a melhor oferta, oferecendo total transparência! O proprietário decidirá entre aceitar ou não. Em caso positivo, o pagamento será realizado de uma única vez por meio de transferência para conta bancária.

Para encerrar o espetáculo de comodidade, a InstaCarro ainda se responsabiliza por todos os procedimentos necessários à transferência de titularidade e demais regularizações burocráticas do veículo.

Como você pôde perceber, o futuro do mercado automotivo é bastante promissor! Tanto pela chegada das novas conveniências tecnológicas quanto pela popularização de soluções como a InstaCarro, que reinventa e simplifica o segmento ao trazer as melhores opções à palma da mão dos brasileiros.

Você gostou desse artigo sobre o mercado de automóveis no Brasil? Então não perca a chance de receber mais conteúdos como esse, seguindo as nossas páginas nas suas redes sociais! Você poderá nos encontrar no FacebookInstagramTwitter e YouTube!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *