Quais as marcas de carro mais confiáveis do mercado?

19/10/2018

A produção de um carro envolve muito mais do que pesquisas em diversos ramos do conhecimento humano. São necessários anos de análises até que se chegue a um modelo ideal para ser apresentado ao mercado consumidor.

Mesmo assim, inúmeros veículos apresentam defeitos ou as expectativas das montadoras não são atingidas por inúmeros fatores. No entanto, algumas marcas de carro já estão consolidadas no meio automotivo e ganharam credibilidade por conta da excelência das suas máquinas.

Seja por um custo-benefício que favoreça o cliente, pela qualidade do motor, design arrojado, segurança ou até mesmo pelo baixo consumo de combustível, as marcas que se destacam acabam sendo as mais procuradas, melhorando o grau de confiança e credibilidade.

Diante de tantas opções, principalmente para você que pretende adquirir um carro usado, veja em nosso post um verdadeiro guia sobre as marcas de carros mais competentes e faça uma escolha que valerá cada pisada no acelerador.

As 16 marcas de carro mais confiáveis atualmente

Existem institutos de pesquisas que realizam levantamentos anuais sobre as montadoras que têm a maior credibilidade no mercado automotivo mundial. Para avaliar os veículos são utilizadas as opiniões de quem realmente sabe do que está falando: os motoristas.

Uma delas é aplicada pela consultoria J.D Power com 37.000 proprietários ao longo dos últimos 12 meses nos países da América do Norte, Europa e Ásia e também tem uma versão nacional.

No estudo brasileiro, são analisadas as experiências dos motoristas relacionadas a vários aspectos, como entrega do veículo, negociação, test-drive e instalações da concessionária. Os resultados se diferenciam em razão da diversidade do mercado automotivo em relação à realidade brasileira e dos países desenvolvidos.

No entanto, para quem está à procura de um veículo usado, trata-se de um excelente termômetro visando a escolha certeira. Para você analisar profundamente as melhores marcas, vamos apresentar dez modelos citados por motoristas brasileiros e seis escolhidos por quem dirige no exterior. Preparado? Então vamos nessa!

As 10 marcas de carros mais confiáveis, segundo motoristas brasileiros

O levantamento realizado pela consultoria norte-americana, divulgada no estudo brasileiro citado anteriormente, mostrou ainda que 97% dos entrevistados realizaram pesquisas na internet antes de definirem a marca do carro a ser escolhida.

Trata-se do melhor índice do mundo, demonstrando que os consumidores brasileiros estão bem atentos quanto ao investimento, procurando sempre veículos de qualidade, além de comprarem um automóvel que tenha um bom valor de revenda. Vamos às marcas de carro no Brasil que estão na liderança!

Hyundai

A empresa sul-coreana obteve a maior pontuação numa escala que vai até 1000, somando 830, principalmente em razão do bom desempenho dos modelos SUVs, como Santa Fé e Tucson, além dos compactos como ix 35, Elantra, Creta e HB20.

Desde que chegou ao Brasil, em 2012, a Hyundai caiu no gosto dos motoristas brasileiros por conta do conforto dos seus carros, custo-benefício adequado, boa dirigibilidade e preço.

Atualmente, veículos da Hyundai Caoa usados podem ser encontrados por valores bem atrativos, com uma excelente rotatividade no mercado.

Mitsubishi

A maioria dos motoristas brasileiros citou os carros da marca japonesa como a melhor experiência no pós-venda, principalmente no quesito satisfação.

Tanto foi a evolução que a empresa subiu da 11a colocação para o 2º lugar em apenas um ano. Tudo graças ao bom desempenho dos modelos SUVs e picapes.

O ponto negativo para muita gente é que os veículos da Mitsubishi são bem elitizados e ficam fora da realidade do orçamento familiar de inúmeros motoristas. Já quem consegue adquirir um, roda tranquilo. A grande vantagem dos carros japoneses é que dificilmente necessitam de manutenção.

Toyota

A Toyota ficou empatada no levantamento com a Mitsubishi, demonstrando a valorização dos carros japoneses. Existente no Brasil desde a década de 60, a montadora priva pela excelência e tem no Corolla a principal saída no mercado de carros seminovos.

Os veículos da marca são robustos, resistentes, bonitos, confortáveis e trazem tecnologias de ponta para cada época. Conta com excelente custo-benefício também.

Ford

Os veículos da norte-americana caíram no gosto dos brasileiros, principalmente o Fiesta, Ka, Fusion, Focus e Ecosport. Confortáveis, os carros são econômicos e integrados às plataformas digitais, como no caso do New Fiesta.

Os modelos da Ford apresentam boa segurança, as peças são fáceis de achar e existe um bom mercado tanto para compra quanto na revenda.

Kia

A coreana Kia Motors, apesar das poucas saídas de seus carros por aqui, foi bem avaliada por conta do bom serviço de pós-venda. Picanto, Cerato, Sportage, Sorento e Quoris são os principais modelos que circulam no Brasil.

No entanto, os motoristas brasileiros não são muito adeptos da marca, pois seus modelos são difíceis de revender e podemos citar ainda a fraca resposta do câmbio e motores dos veículos da Kia, aspectos que azedam as vendas tanto dos novos quanto dos usados.

Nissan

Em 2006, a marca japonesa comemorou a venda de 5,6 milhões de veículos ao redor do mundo. No entanto, a maior parte ficou mesmo no Japão, onde a população do país comprou 76,5% das unidades produzidas.

Por aqui, os carros da Nissan estão na décima posição dos que mais vendem nas concessionárias.

Apesar da tradição, a Nissan ainda não emplacou devidamente no comércio de carros brasileiros e vem investindo pesado em marketing, como nas Olimpíadas do Rio, para tentar melhorar os índices de vendas. Dos carros mais vendidos, destaca-se o Sentra.

Chevrolet

A marca da montadora General Motors, que conta com mais de 100 anos de história, explora imensamente o mercado o brasileiro e sempre está gladiando com suas principais concorrentes que dominam o mercado de automóveis.

Os carros populares são os grandes filões da empresa, como Celta, Corsa, Onix, além do Prisma. Mas a Chevrolet mostra também a sua força com os veículos mais elitizados. Exemplos são o Spin, Cobalt e Cruze. De um modo geral, a boa dirigibilidade e o conforto são pontos de destaque.

Honda

A boa colocação foi influenciada pelos carros de passeio, como Fit, City, Civic, além dos SUVs, como HR-V e CR-V.

Dos carros importados, o Civic tem grande presença no Brasil e conta com a robustez, estabilidade e estilo como pontos positivos. No entanto, o preço do seguro é caro e a revisão não tem preço fixo.

Volkswagen

A empresa alemã também é a queridinha dos brasileiros. As inúmeras gerações do Gol marcaram época e caíram no gosto do povo. O que falar então do memorável Fusca, Brasília e Kombi?

Assim, presente no imaginário dos motoristas, a Volks sempre primou pela qualidade dos seus carros, com excelente custo-benefício, economia no consumo de combustível, além de boa durabilidade. A força dos motores sempre foi o carro-chefe e ainda é um diferencial.

Jeep

Apresentando um modelo esportivo e off-road ao mesmo tempo, a Jeep chegou atropelando o mercado nacional com o seu Renegade. Sucesso desde o lançamento, o SUV de alta performance fez a marca disparar no gosto dos brasileiros.

Com valores bem abaixo em comparação aos concorrentes, bom desempenho nas estradas e cidades, o modelo conta com segurança, tecnologia aliada à dirigibilidade e tem um design arrojado. Características que colocam a marca entre as dez principais citadas na pesquisa.

Renault

A lista top 10 das marcas, segundo o estudo da consultoria norte-americana, coloca os carros da Renault na última posição. De acordo com os motoristas, um ponto negativo dos veículos é a dificuldade para encontrar peças originais para reposição.

No entanto, a Renault é bem avaliada no custo-benefício, como no caso do Kwid, Clio e Sandero.

As 6 marcas de carros mais confiáveis, de acordo com motoristas estrangeiros

Você pode se perguntar: por que saber a opinião de motoristas de outros países? O motivo é bem simples. Pelo fato de você fazer boas escolhas, caso queira comprar um automóvel importado.

Afinal, nada melhor do que a avaliação de quem está muito habituado a conduzir os veículos que geralmente chegam aqui anos-luz após os lançamentos oficiais. Então, continue a leitura!

Lexus

Desenvolvida pela Toyota, a marca conta somente com carros esportivos de luxo, com valores estratosféricos. O RX 350 F Sport, por exemplo, custa R$ 358.540. A confiabilidade ganhou cinco estrelas, assim como motor, transmissão, direção, carroceria e direção.

Trata-se uma marca dos sonhos para pouquíssimos motoristas que podem desfrutar de um Lexus em sua realidade.

Porsche

Com modelos esportivos extremamente velozes, os veículos da Porsche obtiveram nota 4 no quesito confiança, segundo os motoristas consultados.

Motor, direção e transmissão ficaram com três estrelas, enquanto carroceria, interior e acessórios ganharam a nota máxima.

Lincoln

Sabe aqueles carros estilosos dos filmes antigos norte-americanos? Pode ter certeza que um Lincoln estava presente. O principal aspecto da marca é o conforto. Eis o que explica a maior nota — 4 no quesito interior.

Acessórios, confiabilidade, transmissão e direção ficaram com 3 estrelas. No entanto, os carros da marca são bem seguros e suaves no dirigir.

Toyota

Mais uma vez a empresa japonesa desponta como uma das melhores e mais confiáveis do mercado mundial de automóveis, evidenciando a sua potência.

Carroceria e interior receberam notas 4, enquanto confiabilidade, transmissão e direção ficaram com 3.

No entanto, a Toyota já conquistou o gosto dos motoristas brasileiros e muitos modelos antigos podem ser adquiridos por valores comparados a um carro popular 0 Km, ou seja, vale a pena optar pelo luxo.

Mercedes-Benz

Os carros da Mercedes sempre foram sucesso. Seja em filmes, canções ou seriados, as máquinas integram o sonho de consumo de muita gente. O principal ponto avaliado pelos motoristas foi o conforto.

Mas os carros da marca também se destacam pela confiabilidade, motor, transmissão e direção, ficando com nota 3 em todos os itens em uma escala que foi até 5.

Buick

A marca Buick obteve nota 3 em todos os requisitos avaliados, ou seja, trata-se de um carro de luxo que atende às necessidades sem fazer firula. Os veículos são bem confortáveis e de difícil comercialização por aqui em razão dos altos valores.

No mercado de usados, um modelo de 1991 não sai por menos de R$ 60 mil, ou seja, trata-se de um carro extremamente caro e distante das possibilidades de uso dos brasileiros. São muito procurados por antigomobilistas.

Como escolher que marca de carro comprar

Apesar de apresentarmos mais de 10 marcas variadas de carros, tendo como base a pesquisa da consultoria norte-americana, existem inúmeras opções no mercado de veículos usados, ou seja, é preciso cautela na hora de definir a compra.

Diante de um mundo de possibilidades, qual a melhor iniciativa a tomar? Primeiramente, você tem que fazer um estudo da sua situação orçamentária.

Isso porque existem muitas marcas que fogem da realidade do bolso da maioria dos brasileiros, como no caso dos automóveis de luxo apresentados acima. No entanto, ao colocarmos como referência os usados, é possível, sim, realizar o seu sonho. Mas veja se é a real necessidade do momento e, também, se compensa o valor de revenda para uma posterior troca.

Vamos aos fatos: caso você seja pai de uma família com dois filhos em idade escolar e necessite do carro para trabalhar, buscar os filhos na escola, a esposa no trabalho e ainda utilizar o mesmo veículo para passear aos fins de semana e feriados, opte por um modelo que apresente os melhores custos-benefícios, principalmente no quesito consumo.

Se as contas sempre fecham o mês no aperto, com o orçamento sendo esticado cada vez mais, é preciso optar pelos populares. Afinal, geralmente, os mais luxuosos têm os valores dos seguros mais caros, isto é, certamente vai onerar as suas contas.

E mais: coloque na ponta do lápis quanto você tem disponível todos os meses para honrar com as parcelas do financiamento. Lembre-se sempre de nunca ultrapassar mais do que 30% do seu orçamento com a quitação da parcela.

Trata-se de um índice amplamente calculado pelos economistas, como um limite para manter as contas em ordem. É importante a valorização das necessidades e não somente dos prazeres. Afinal, imagine comprar um carro de uma marca dos seus sonhos e junto com ele uma eterna briga com a sua esposa. Não seria nada agradável, não é verdade?

Portanto, use o bom-senso e seja crítico quanto às avaliações, observando profundamente todos os prós e contras de determinada marca, tendo como base o atual momento financeiro da sua família. Afinal, um carro não tem apenas o custo da compra.

Existem os gastos com manutenções, peças, óleo, combustível, pneus, IPVA etc. Portanto, muita calma nessa hora.

Além disso, caso você tenha um carro que será utilizado na negociação, faça de tudo para conseguir o melhor preço. Nesse momento, vale a pena seguir algumas dicas. Acompanhe!

Mantenha a manutenção em dia

Quanto mais conservado estiver o seu veículo, maiores serão as chances de obter um preço próximo ou igual à tabela. Manter a manutenção em dia é uma atitude primordial, assim como o modo de dirigir.

Faça de tudo para o carro ficar impecável, sem danos que possam afastar compradores. Mostre os pontos positivos e deixe claro as suas reais intenções com o negócio. Assim, certamente você terá uma boa entrada para comprar um usado ou seminovo mais alinhado com as suas atuais expectativas.

Pesquise

A pesquisa de mercado é primordial no momento de definir uma compra de um carro usado. Como a concorrência é acirrada no meio automobilístico, quanto mais cuidadoso você for, maiores serão as chances de fechar um negócio que satisfaça ambas as partes envolvidas.

Barganhe

Ao encontrar o carro da marca que está alinhada com o seu orçamento e pretensões pessoais e profissionais, é hora de colocar o poder da comunicação em jogo.

A barganha é muito útil, pois geralmente as lojas de seminovos estão dispostas a diminuir os preços, caso você apresente algo de interessante, como uma boa entrada por meio da venda do seu antigo veículo.

Faça de tudo para ganhar descontos ou outras vantagens, mas sempre mantendo a cautela para não fugir do bom-senso, situação que pode até mesmo irritar os vendedores ou o gerente.

Saiba fechar um bom negócio

Além de manter o seu atual carro sempre conservado, uma outra dica é fazer uma reserva financeira tendo como base o projeto de compra do novo veículo.

Dessa maneira, corte gastos supérfluos, como o choppinho de fim de semana ou a esticada ao litoral e economize. Nessa hora, é preciso envolver toda a família na empreitada, deixando claro que os esforços serão recompensados no futuro.

Assim, você evitará conflitos ou até mesmo situações desagradáveis, que geralmente acontecem quando um projeto financeiro não é devidamente repassado aos demais familiares.

Caso você seja solteiro, aí fica mais fácil. Estabeleça uma quantia e outra para poupar por semana e monte um capital de olho na aquisição do novo carro da marca que está sintonizada com as suas pretensões.

As marcas de carros que são mais fáceis de revender

Agora, chegamos a um ponto essencial no seu sucesso como vendedor e comprador de carros usados. Sabendo-se que o mercado de usados e seminovos é bem diversificado, nada melhor do que optar por modelos que dificilmente ficarão eternamente parados em lojas físicas ou online.

Quanto mais saída um carro tiver, mais rápido você consegue um aporte financeiro para dar continuidade a outra aquisição ou, até mesmo, para honrar com novos compromissos. Afinal, como todos sabem, dinheiro parado é dinheiro perdido.

Por isso, veja agora as marcas dos veículos que têm saída garantida no mercado brasileiro e fique atento às suas escolhas!

Chevrolet

Os carros da Chevrolet estão na preferência dos brasileiros. Outro ponto favorável é a baixa depreciação, como no caso do Onix.

Volkswagen

Com manutenção mais em conta e boa potência dos motores, os carros da Volks, como o Gol, têm saída garantida nas revendas. Outro ponto a ser levado em consideração é a baixa depreciação.

Fiat

O baixo custo das manutenções coloca a montadora italiana na terceira posição nas revendas.

Honda

Com baixa depreciação nos valores, os veículos da Honda estão cada vez mais sendo procurados, como no caso do HR-V, o carro que menos desvaloriza no Brasil.

Toyota

A empresa japonesa entra na lista por conta da qualidade dos seus veículos e excelente custo-benefício, sem falar na taxa de depreciação de apenas 9% ao ano.

Os modelos que mais se destacam nas revendas

Após avaliar as marcas que mais saem nas concessionárias no mercado de usados e seminovos, analise agora alguns modelos que também são destaque na hora de você realizar uma revenda.

Toyota Corolla

Além de ser um carro completo, atendendo às exigências dos clientes mais críticos, o veículo da Toyota é robusto e conta com uma manutenção simples, tendo um excelente ponto positivo no quesito custo-benefício.

Podemos citar ainda a baixa ocorrência de quebra das peças, contribuindo para que os compradores fiquem satisfeitos. É um modelo nota 10.

Fiat Palio

Preço, baixo consumo de combustíveis e valores acessíveis de peças e manutenções colocam o Fiat Palio em um ótimo patamar de revenda.

Atualmente, o veículo está adaptado às condições climáticas do Brasil e obteve inúmeras melhorias técnicas nos últimos anos, desbancando, inclusive, rivais de outras montadoras no quesito vendas.

Dessa forma, o Palio é uma garantia de bom negócio e pode fazer com que o seu investimento não fique muito tempo parado.

Fiat Strada

Em razão da diversidade do uso do veículo, tanto para ambientes urbanos quanto rurais, o Fiat Strada é outro modelo que tem boa saída no mercado de usados.

Além disso, os aspectos favoráveis são o baixo custo da manutenção e o valor menor em comparação ao Saveiro, concorrente direto no ramo de atividade.

Ford Ka

Pela praticidade, baixo valor e consumo econômico de combustíveis, o Ford Ka tem saída garantida nas revendas.

Trata-se de um carro que também é muito útil nas cidades, principalmente no momento de estacionar e de transitar em pequenos espaços, com peças e manutenções bem acessíveis.

Volkswagen Gol

Apesar de estar aqui na quinta colocação por um motivo aleatório, o Gol sempre está no páreo para liderar as intenções de revenda.

Sendo um veículo funcional para o estudante, pai de família ou trabalhador autônomo, ele é muito procurado. Entre os pontos positivos, podemos citar o baixo consumo de combustíveis e o reduzido custo, tanto do preço total quanto das peças de reposição.

Renault Sandero

O Sandero é o melhor carro da Renault no quesito revenda. Isso porque tem um valor acessível, baixo custo das peças e manutenção, além de poucas reclamações quanto a incidência de falhas.

Celta

Preço, manutenções e baixo custo de compra colocam o carro da Chevrolet na lista. Vale enfatizar que todos os modelos citados têm uma boa saída, sem pontos a mais para um ou outro modelo citado acima.

Além dos inúmeros modelos apresentados ao longo deste post, você também pode optar pelos carros da Peugeot, que contam com tradição no mercado, apesar de desvalorizarem rapidamente. A montadora francesa é extremamente competente e apresenta modelos que satisfazem as vontades e necessidades dos motoristas brasileiros.

Após essa leitura sintonizada com as tendências das marcas mais confiáveis, certamente você já deve ter um modelo de carro em mente para a sua próxima aquisição.

Fazendo a lição de casa e mantendo o pé no chão, o seu negócio estará de acordo com as marcas de carro mais competentes do planeta, ou seja, com sucesso garantido.

E aí, gostou do nosso post? Aprendeu um pouco mais sobre o universo dos carros? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *