Saiba qual a melhor época para vender automóveis usados

11/04/2019

Ao longo dos 365 dias do ano, existem momentos mais propícios para a venda de automóveis usados. Fora os fatores do mercado, os motoristas que almejam bons negócios também precisam ficar atentos aos sinais do veículo, que podem alertar para uma possível renovação.

Além disso, muita gente quer rodar com um carro mais novo e moderno, tendo que utilizar o antigo como moeda de troca. Diante de inúmeros fatores, é comum surgir a seguinte dúvida: qual a melhor época para vender um automóvel usado?

Para responder essa pergunta, elaboramos este post com algumas dicas imperdíveis. Portanto, venha com a gente!

Descubra como saber a hora de vender automóveis usados

O comércio de carros necessita de aprovações de créditos, ou seja, muitas operadoras tendem a liberar mais dinheiro no segundo semestre, com aquecimento do mercado em razão do pagamento do 13º salário e férias. 

Caso você possa esperar, é uma boa dica para não perder dinheiro. Além disso, os especialistas afirmam que existem meses mais propícios para a venda, como setembro. Isso porque grande parte dos bancos já está fechando as metas do ano e precisa de novos financiamentos para manter as contas no azul.

No entanto, a internet é um excelente meio para fechar vendas de automóveis usados, contendo várias ofertas que podem ser aproveitadas ao longo de todos os meses. Inclusive, existem aplicativos que fazem projeções sobre o valor real dos carros usados, contribuindo para que você receba a melhor oferta. Assim, a sua venda tem mais chances de ser bem-sucedida, com um número maior de propostas sintonizadas às suas projeções.

Contudo, quem está com a ideia de vender um veículo deve ainda ficar atento a vários aspectos que demonstram a necessidade de uma troca. A seguir, destacamos alguns deles.

Gastos inesperados e constantes

Um dos fatores que traz muita dor de cabeça e que deve sempre ser levado em consideração é o gasto constante com manutenções do veículo.

Se você está com altos custos graças a trocas de peças caras, referentes ao câmbio e motor, por exemplo, acenda a luz vermelha. Afinal, quanto maiores os valores das manutenções, mais difícil será você recuperar o dinheiro investido. Uma boa dica é pensar seriamente em uma troca quando as manutenções ultrapassarem 10% o valor de comércio do seu veículo.

Além disso, é comum os motoristas perderem o controle das finanças em razão de picos de desgastes, como nas pastilhas de freio e amortecedores, principalmente após a quilometragem ter ultrapassado a casa dos 30.000 km.

Inclusive, o número de quilômetros rodados é um indicador que deve ser levado em conta na hora de você decidir sobre a venda do seu carro. Assim, se os seus gastos estão começando a pesar no bolso, o momento é de uma reflexão para dar um upgrade no seu meio de transporte.

Boas ofertas

Muita gente que vende automóveis usados consegue obter lucro com as transações, principalmente quando o motorista tem o hábito de manter o veículo em um bom estado de conservação.

Uma dica valiosa para quem está no mercado em busca de um bom negócio é aproveitar as oportunidades, ou seja, não deixe escapar boas ofertas. Elas acontecem principalmente para quem adquire um carro com saídas garantidas e que estejam com tudo em dia.

Por isso, é fundamental que você realize uma pesquisa sobre os automóveis que menos se desvalorizam antes de efetuar uma troca, com o objetivo de manter boas negociações. É sempre importante ficar atento aos índices de depreciação.

Sinais do mercado

Motoristas que ficam de olho em trocas de veículo também precisam se atentar às alterações do mercado automobilístico. Isso porque alguns carros podem sair de linha, tendo uma desvalorização acentuada, o que influencia negativamente em uma possível revenda.

A orientação é sempre manter as antenas ligadas aos lançamentos, movimentações da indústria e da área econômica do governo. Estar bem informado é essencial. Inclusive, é preciso realizar pesquisas em sites e aplicativos especializados para encontrar modelos com os melhores preços, fazendo uma simulação de quanto você poderá cobrar pelo seu carro usado.

Necessidade de atualização do modelo

Muita gente não fica mais do que cinco anos com o mesmo veículo, fazendo trocas constantes em busca de modelos mais novos e modernos. Trata-se de um indicador que revela a melhor época para vender automóveis usados.

Portanto, se o seu carro já está ultrapassado, com a quilometragem bem alta, causando insatisfações, saiba que o momento é propício para uma revenda. Quanto mais cedo for fechada uma negociação, melhores serão os resultados. Para usar como base, a calculadora da InstaCarro pode cotar o valor de mercado do seu veículo, dando uma noção maior sobre a precificação.

Veja como vender em épocas fora do maior giro

Apesar de existir épocas mais vantajosas para quem vende carros usados, como o fim de ano, término do mês ou até mesmo em datas específicas, como pagamento de PLR ou abonos por parte das empresas, vale sempre deixar claro que o comércio acontece durante todos os meses do ano.

Para não perder tempo, você tem inúmeras possibilidades de realizar um bom negócio com o auxílio da tecnologia. Uma dica fundamental é inserir o seu carro em plataformas especializadas que servirão de base para você localizar o comprador ideal como na InstaCarro, por exemplo. Inclusive, todo o suporte é oferecido para que as fases da negociação aconteçam de uma maneira tranquila e bem organizada, com foco na sua satisfação.

Além disso, o seu veículo contará com uma valorização mais justa, tendo em vista que muitas lojas físicas depreciam o valor para obterem lucros maiores, fazendo com que a negociação nem sempre seja vantajosa. Sendo assim, inove no processo.

Seguindo as nossas dicas, certamente você vai vender automóveis usados de maneira mais ágil e segura, levantando os valores necessários para futuras aquisições ou mesmo para investir no setor de compras e vendas. Afinal, trata-se de um setor que abre excelentes oportunidades para quem tem motivação e visão de mercado.

E você, já conhece a InstaCarro? Quer saber como funciona a plataforma, tirando as principais dúvidas? Então entre em contato com a nossa equipe e venda seu carro usado agora mesmo!

descubra como o modelo da instacarro funcionaPowered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *