Afinal, som automotivo tem algum valor na hora da revenda?

2 de agosto de 2019

Você está querendo vender seu carro e tem um som automotivo instalado nele? Itens como ar condicionado, trio elétrico e banco de couro certamente valorizam seu veículo, mas e no caso do som automotivo?

Veja neste artigo alguns fatores em que o som automotivo influencia no valor de revenda do seu automóvel, e se vale mais a pena revendê-lo com ou sem o equipamento instalado. Confira!

Conheça o público-alvo deste equipamento

Vamos concordar que o som automotivo é uma característica voltada a um público específico, certo? Tendo isso em mente, tomamos como exemplo Joana, uma mulher com 50 anos de idade, casada, acostumada a dirigir usualmente. Joana faz parte do grupo de maiores compradoras de veículos no Brasil, o que definitivamente não é o perfil dos fãs de um bom som automotivo.

Sabendo disso, já podemos eliminar uma grande parte de futuros compradores — acostumados com carros tradicionais — pois a maioria desse público acaba optando por um sistema de som comum e focando mais em outras características do veículo, como travas elétricas, ar, pneus, entre outras.

Mesmo assim, o que com certeza ajudaria a valorizar o veículo e também na escolha do público pelo som automotivo é a integração a uma central multimídia, afinal, vamos concordar, quem não gosta de dirigir pela estrada curtindo uma boa música, não é?

Saiba escolher bem o equipamento de som automotivo

Para ter um som de qualidade e não ir contra nenhuma lei de trânsito, deve-se atentar para a escolha dos alto-falantes ou amplificadores.

O alto-falante é o responsável por emitir o som em geral, com frequências baixas (graves) e frequências altas (agudos). Já o amplificador transmite o sinal sonoro para o alto-falante utilizando a energia da bateria.

Sendo assim, se atente na hora da escolha do amplificador, pois tal equipamento influenciará no consumo e na autonomia da bateria.

Entenda sobre o consumo de energia e combustível de sons automotivos

O som automotivo na maioria das vezes é um equipamento feito para garantir um som muito potente, e sendo assim também acaba consumindo mais energia da bateria do seu carro. Como esse veículo sai da fábrica com a bateria pronta para suprir as suas necessidades, fique atento a exageros para não a danificar e desvalorizar mais ainda seu carro.

Faça avaliações e testes antes para ter certeza e, se o consumo for maior do que sua capacidade, considere substituí-la por uma de maior capacidade para não ter problemas futuros.

Outra dúvida cruel que muitos têm a respeito do som automotivo é sobre o consumo de combustível. Muitos dizem que o equipamento de som acaba puxando muita energia do motor e sobrecarregando-o. No entanto, essa afirmação é totalmente falsa, pois mesmo com a aparelhagem funcionando o motor continuaria consumindo a quantidade usual de combustível, sem relações com o som.

Preste atenção nas questões legais

Para evitar uma possível multa, precisamos nos atentar ao que a lei diz sobre o som do seu carro, que se exagerado pode se tornar uma infração de trânsito. Até 2016, a lei permitia a emissão de até 80 decibéis de volume, contudo, essa lei foi alterada e acaba se tornando uma infração grave se o seu som ultrapassar os limites de dentro do carro.

A multa para essa infração é de R$ 195,23 e mais 5 pontos na sua CNH, podendo até mesmo ter seu veículo apreendido para futura regularização.

Tendo isso em mente, sabemos que tal motivo pode pesar um pouco na hora da revenda, principalmente com compradores mais inseguros ou iniciantes com carros de som. Afinal, um comprador em geral certamente fugiria de um veículo que poderá trazer problemas tanto com a lei quanto com o carro em si, concorda?

Então nunca esqueça, garanta que seu som não vai invadir outros espaços e não terá problemas.

Certifique-se de que está tudo correto

Sempre é bom verificar e ter a certeza de que está tudo instalado corretamente. Verifique a parte elétrica, que necessita de cuidado especial, pois é ela que vai garantir o funcionamento correto do sistema e do carro, evitando também problemas futuros como um curto-circuito.

Com isso, seu carro será bem mais valorizado por estar dentro de um bom padrão de qualidade, passando mais confiança ao seu comprador de que não terá futuramente problemas relacionados à aparelhagem.

Confira itens que valorizam ou desvalorizam seu carro

Uma coisa é certa, quanto mais seu carro é seguro, bem conservado e com acessórios, maior é seu valor de revenda.

Um dos itens que valorizam seu carro, por exemplo, são os trios elétricos, que são sinônimo de modernidade nas travas e janelas do veículo, podendo valorizá-lo em média R$500 a mais. Bancos de couro também são um fator decisivo na valorização, pois garantem maior limpeza e conforto aos passageiros. O câmbio automático é outro item importantíssimo no valor do seu carro, sendo até “obrigatórios” em alguns modelos, como Sedãs médios e SUVs.

E não podemos nos esquecer dos equipamentos de segurança, itens que devem ser levados a sério para garantir uma boa revenda. Air-bags frontais e freios ABS, praticamente obrigatórios em carros com proposta familiar, até para garantir mais segurança a pais e mães com filhos pequenos.

Um grande ponto também é a cor do veículo, cores mais chamativas como verde, amarelo ou laranja são menos procuradas em comparação aos pretos, pratas e cinzas. Outro ponto, quem busca mais facilidade e conforto acaba deixando modelos com duas portas em desvantagem de 10% se comparado ao modelo com quatro.

Lembre-se também de verificar a qualidade dos pneus, pois, garantindo que seu veículo tem pneus originais e de qualidade, assegura um maior valor de revenda. Então, nada de pneus carecas e de marcas duvidosas!

Depois de ler este artigo e entender que o som automotivo pode sim contribuir para o valor do seu veículo, esperamos que você consiga realizar uma ótima revenda! Fique sempre atento principalmente na questão da lei, pois é importante dirigir com tudo correto para evitar problemas!

Gostou do texto? Então siga nossa página no Facebook e confira conteúdos exclusivos!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *