Venda de carros usados – 8 passos para realizar com segurança

23/04/2018

Durante a venda de carros usados, uma série de pequenos detalhes é crucial para a realização de um bom negócio. Quanto maior a atenção dada para esses detalhes, maior será a possibilidade de sucesso na transação.

Mas o que precisa ser feito para não ter transtornos nem arrependimentos? Quais pendências devem ser resolvidas e quais os cuidados que devemos ter na hora de repassar o veículo adiante? Se você tem interesse em saber tudo sobre carros usados à venda, vamos apresentar, neste post, 8 dicas para vender carro usado com segurança. Confira!

Como vender carros usados

1. Cuidados com o carro

Valorize o seu bem. Observe o valor médio de mercado para o seu veículo antes de estimar e indicar o preço para venda. O estado de conservação geral do automóvel pode valorizar ou depreciar perante o mercado.

Avalie o estado das peças, do acabamento interno e da lataria. Tenha nota das revisões, da quilometragem rodada, da qualidade do combustível utilizado, entre outros aspectos. Há vários carros à venda que não conseguem um bom valor final por conta do atual estado de conservação.

Esses e outros fatores básicos podem fazer com que você obtenha o retorno desejado na hora da venda de carros novos e usados. Esse é um grande diferencial, uma boa moeda de troca e dá confiança à pessoa que se interessar em comprar o seu carro.

2. Documentação

No processo de compra e venda de carros usados, elimine todos os débitos relacionados ao veículo. Não transfira para o outro a responsabilidade que você deve ter em relação aos documentos do carro. Quite o IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT), além das multas.

Mesmo que você esteja com recurso em relação às multas, é importante esperar o resultado final sair. O carro não pode ser vendido com essa pendência. Só após o parecer da justificativa é que o carro pode ser repassado e transferido para o novo proprietário.

Procedimentos de transferência de veículo

Você finalizou a venda. Preencha o Certificado de Registro do Veículo (CRV) com seus dados, os dados do comprador e o valor de venda do automóvel e assine junto com o novo proprietário.

Ambos devem ir ao cartório de registro de notas para reconhecer e autenticar as assinaturas. Faça cópias dos documentos e as reconheça também no cartório e entregue o CRV original para o novo dono.

Lembre-se de realizar a comunicação da venda do veículo levando uma das cópias autenticadas do CRV para o DETRAN até 30 dias após a data da venda. O novo dono deve transferir o veículo para a sua propriedade no mesmo prazo.

A não realização desse procedimento gera multa e outras penalidades para o vendedor e para o comprador. Se você quer se tornar um expert em como vender carros usados, é importante estar atento à esses detalhes.

3. Honestidade

No cenário de carros usados para venda, seja sincero em relação ao estado do seu carro. Jamais venda o seu veículo sem repassar os detalhes das alterações, dos defeitos e também de problemas mais sérios que ele pode ter.

Ofereça um desconto para o novo dono realizar as intervenções necessárias no carro para ele ficar em dia e rodar com tranquilidade. Assim como você está vendendo um carro, você também o comprou e poderá adquirir outro da mesma forma. Por isso, vale a pena ser honesto.

4. Transparência

É normal num procedimento de compra e venda um interessado pelo carro querer vê-lo pessoalmente. Ao deixar o outro conhecer o seu carro, combine sempre que isso seja feito em horário comercial e em locais públicos, com movimentação de pessoas. Tenha cuidado com os desconhecidos.

Ao marcar o encontro, peça a ele o nome e outras informações de contato para poder dar maior transparência à negociação. Esteja acompanhado. Se for possível, que seja de um mecânico honesto, para que ele possa ajudar o provável comprador e dar maior credibilidade à negociação.

5. Privacidade

Ao realizar a venda do seu carro, opte pelas formalidades e pela pessoalidade em prol da segurança. Pessoas oportunistas aproveitam a vulnerabilidade e a falta de prática do vendedor para praticar golpes com documentos e outros dados ao negociarem remotamente.

Por isso, tenha cuidados em repassar informações pessoais em qualquer site de carros e não dê a numeração dos documentos e outras informações pessoais por telefone, e-mail ou pelas redes sociais. Se possível, tenha uma testemunha de sua confiança por perto para garantir a segurança na transação. O seu nome é o seu principal bem. Os compradores dos carros usados mais vendidos, com certeza, se atentaram a esses detalhes.

6. Como vender seu carro usado

Escolha com antecedência a forma de venda do veículo e só repasse o carro para o nome dele depois de receber o valor integral da venda do carro, ou parte dele. Caso a opção seja por venda parcelada, faça um contrato para evitar riscos e garantir um ressarcimento em caso de inadimplência do novo dono.

O ideal é que o pagamento seja feito à vista ou em depósito em conta corrente. Apesar de ser difícil nos dias atuais, caso o pagador opte por cheque, só aceite se tiver fundos ou se forem cheques administrativos, que têm chances menores de serem irregulares.

Antes de pegar os comprovantes do comprador, confira se o pagamento caiu na conta e certifique-se de que o dinheiro está liberado pelo banco. Antecipe-se a essas possibilidades para não ser enganado pelos compradores. Tenha posse de todos os recibos e de outros documentos que dizem respeito à transação.

7. Quando vender

Uma boa estratégia para saber quando vender o seu carro está na observação do ciclo de vida em que ele se encontra, seja por conta de uma reestilização, uma mudança de plataforma, bem como a saída do modelo de linha.

Observe também se as manutenções têm provocado grandes impactos no seu bolso. Um bom indicativo é avaliar o valor de mercado do seu veículo por meio da tabela Fipe e verificar se o custo de manter o carro está acima de 10% do valor de venda. Se esse for o seu caso, o seu carro pode entrar para a cena de carros para venda usados.

Lembre-se que um carro mais novo sofre desvalorizações mais acentuadas. Com o passar dos anos, de três ou mais, esse valor tende a se estabilizar no mercado. Porém, com as dicas de conservação apresentadas acima, esse valor de queda pode diminuir e você aprenderá a como ganhar dinheiro vendendo carros usados.

8. Qual o melhor site para vender carros usados?

Se você procura por um site de venda de carros, a InstaCarro conta com grande transparência no processo de inspeção veicular e venda. Além disso, seus processos são ágeis e há maior facilidade de comercialização do carro usado. Também entrega eficiência e fornece segurança para o processo.

Em outras palavras, para as pessoas físicas que querem vender um carro usado, a Instacarro as auxilia a comercializarem os automóveis o mais rápido possível dentro de sua área de atuação. Para tanto, o processo funciona da seguinte maneira:

  • o indivíduo efetua um agendamento on-line para a inspeção em seu veículo na região mais perto dele em que a InstaCarro atue. O local escolhido pode ser sua residência, trabalho ou algum ponto de inspeção;
  • o procedimento de verificação é executado em meia hora. Logo depois de sua conclusão, as informações a respeito do automóvel são encaminhadas para a plataforma;
  • a partir daí, tem início o leilão do veículo pelos lojistas por meia hora. Findo esse tempo, o leilão encerra com o maior preço ofertado pelos lojistas;
  • depois disso, o proprietário do carro é chamado para ser informado sobre o valor final do leilão. A equipe da InstaCarro também explica para ele como funciona todo o processo de comercialização do bem;
  • se a pessoa concordar e aceitar o montante obtido, o carro é vendido.

Além disso, vale destacar que o time da InstaCarro cuida de todo o processo de documentação. Quem vende também recebe seu dinheiro de maneira imediata.

Cada lojista que procura por  carros usados a venda, por sua vez, consegue realizar buscas dos veículos que estão sendo leiloados no sistema no momento, podendo acessar relatórios de inspeção detalhados e fotos de alta definição.

Se tiver interesse em um carro, a pessoa pode efetuar uma proposta ao dono e, se ganhar o leilão, a InstaCarro entrega o veículo arrematado, possibilitando que o lojista ateste que ele se encontra nas condições reportadas. Além do mais, cada loja conta com um gerente de contas na InstaCarro que avisa quando aparecem veículos do perfil que ela costuma comprar. Deste modo, a Instacarro se torna, para muitos, o melhor site de venda de carros usados.

9. Seja consciente

Para realizar a venda de carros usados com segurança, lembre-se dessas dicas. Caso você queira vender o seu sem perder tanto valor, sem pressa, faça uma venda direta com uma pessoa física. Utilize sites de compra e venda de carros ou aproveite os feirões para expor o seu veículo. Porém, se você tem pressa e precisa do dinheiro, faça nas agências ou concessionárias de veículos. Barganhe e aproveite as qualidades do seu carro para fechar um bom negócio.

Gostou dessas dicas? Entre em contato conosco para saber mais!

 

descubra como o modelo da instacarro funcionaPowered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *