6 dicas para escolher uma oficina mecânica de confiança

25 de fevereiro de 2019 oficina mecânica

Barulho esquisito no motor, arranhões na lataria, freios aparentemente inseguros, contratempos no câmbio ou na bateria… Todo dono de carro um dia passa por algum tipo de situação como as descritas acima. Com o tempo, o automóvel pode sofrer defeitos mais sérios, e aí é a hora de procurar uma oficina mecânica.

Uma dúvida, no entanto, costuma aparecer nesse momento: como escolher um lugar de confiança? Afinal, o seu veículo é um bem que facilita o dia a dia e figura como importante instrumento de trabalho. Em outras palavras, não vale a pena deixá-lo em estabelecimentos que não lhe pareçam seguros e corretos.

Se você está passando por um caso parecido e quer dicas sobre como escolher a melhor oficina mecânica para manutenção e conserto do seu carro, veio ao post certo. Continue a leitura e acompanhe as orientações que trouxemos!

1. Avalie a reputação da oficina mecânica

Ao solicitar os serviços de qualquer empresa, é fundamental buscar uma avaliação da reputação desse lugar. Com uma oficina mecânica isso não seria diferente, certo?

Ligue para o Procon a fim de verificar a garantia de que a empresa apresenta ou não algum registro de reclamação. Certifique-se ainda a respeito da regularidade da oficina, excluindo a hipótese de que ela opere na clandestinidade. O local precisa ser organizado e contar com, pelo menos, os equipamentos básicos.

Uma prática interessante para verificar se a oficina mecânica escolhida é mesmo de confiança é fazer a conferência do certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Trata-se de um indicativo de qualidade para a retífica de motores, por exemplo.

O documento foi criado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e é aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

2. Pesquise os preços de mercado

Uma pesquisa de preços é sempre válida. Com essa checagem, você fica por dentro de quanto normalmente se cobra no mercado para os determinados serviços. De posse desse tipo de informação, será mais difícil, por exemplo, ser enganado por alguma oficina.

Infelizmente, encontramos pessoas desonestas em todos os lugares. Caso algum mecânico cobre um preço elevado pelo trabalho, é bom desconfiar. Ele pode estar se aproveitando da situação. Logo, aquele local fica fora de cogitação.

3. Peça um orçamento antecipado

Antes de fechar o contrato, peça um orçamento formalizado à oficina. Ele deve conter todos os serviços a serem executados, mão de obra, possíveis peças com defeito e o valor de cada um desses itens.

Dessa forma, você é capaz de perceber se peças ou serviços que não fazem parte do contrato estão sendo cobrados. Trata-se de uma boa saída para evitar gastos desnecessários e indevidos.

O orçamento também serve como espécie de dado comparativo entre diversas oficinas. Solicitar um não significa aceitar a proposta apresentada, mas procure saber previamente se há algum custo avulso pelo pedido do documento. Alguns locais cobram pelo simples orçamento!

4. Solicite indicações de amigos e parentes

Essa é uma dica comum e, normalmente, seguida por muita gente. Se um amigo ou parente realizou o conserto ou a manutenção de algum veículo em determinada oficina mecânica, solicite dicas e recomendações.

Informe-se a respeito de tudo: o que deixou a pessoa satisfeita, se aconteceu algum tipo de problema, como é o atendimento do lugar etc. Avalie ainda as faixas de preços diversos, se ela souber, além de outros pontos que você considerar interessantes.

Quando a indicação vem de alguém em quem podemos realmente confiar, é mais fácil sentir segurança nas palavras. As chances de escolher um estabelecimento inadequado para o conserto do seu carro também serão minimizadas.

Caso o seu conhecido tenha certa proximidade com os funcionários, vale a pena pedir indicações internas e sinalizar que selecionou aquele local por indicação da pessoa em questão. Dificilmente os colaboradores reagirão de modo indevido à indicação de clientes fiéis.

5. Verifique a capacitação dos funcionários da oficina

É conveniente saber quem são as pessoas que cuidarão do seu carro, certo? Nada mais justo quando se está pagando por um serviço. Avaliar a capacitação dos funcionários da oficina escolhida com certeza deixará você mais tranquilo. Nesse sentido, vale a pena contar com profissionais capacitados e experientes no assunto.

Essa dica é ainda mais importante caso o carro seja importado. Seu modelo de veículo pode exigir cuidados especializados e não há nenhum problema, obviamente, em exigir esse tipo de profissionalismo. Inclusive, há consertos possíveis apenas em lojas autorizadas. Trata-se de uma maneira de evitar possíveis prejuízos mais tarde.

Outra dica: sempre faça a leitura do manual do veículo. Isso ajuda a saber quais peças podem necessitar reparos, dando-lhe mais segurança ao conversar com o mecânico. As chances de ser enganado também caem, como consequência. Tente acompanhar o processo prático e esclarecer todas as dúvidas.

6. Exija a nota fiscal como garantia

Trabalho finalizado? Exija sua nota fiscal. É ela que comprova a aquisição do serviço, especificando também o tipo de reparo realizado no carro, assim como os dados do veículo. Com o documento em mãos, trata-se de um direito do consumidor ter a garantia legal de 90 dias (conforme art. 26, II do Código de Defesa do Consumidor).

Caso algum problema não tenha sido devidamente solucionado, ou seja, mesmo após os reparos, se o carro continuar apresentando os mesmos defeitos, é direito do consumidor que a execução dos serviços seja refeita sem custos adicionais. Pode-se, como alternativa, solicitar a devolução integral do dinheiro (art. 20, I e II do CDC).

Lembre-se: sempre teste o carro antes de levá-lo embora e só retire o veículo da oficina quando tudo estiver adequado, ok?

Ao escolher uma oficina mecânica de confiança para cuidar do seu automóvel, é essencial fazer avaliações, e elas vão muito além da comparação de preços. Opte sempre pela qualidade e credibilidade do local, além dos serviços prestados. Assim, os problemas são minimizados e você ganha tranquilidade e segurança!

E aí, gostou das dicas que trouxemos no post? Outros conteúdos também podem ser relevantes para você! Não perca e aproveite para assinar já a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *