Nova versão extrema do SUV Aston Martin DBX usa um motor V8 de 707 cv para acelerar de 0-100 km/h em 3,3 segundos.
O universo dos SUVs tem um novo rei. Conhecida pelos seus modelos esportivos, a britânica Aston Martin revelou o DBX707, versão mais extrema do seu SUV que chega para ser o utilitário esportivo mais potente e rápido de produção no mundo.
O ‘707’ do nome é uma referência aos 707 cv de potência desenvolvidos pelo motor 4.0 V8 biturbo. Fornecido pela Mercedes-Benz, é o mesmo bloco usado nos DBX normais. Mas retrabalhado pelo fabricante britânico com novos turbos e calibração.
Esse propulsor, combinado com a tração integral e um câmbio automatizado de nove marchas e dupla embreagem, permitem ao SUV acelerar de 0-100 km/h em 3,3 segundos e atingir 310 km/h de velocidade máxima.
Para segurar essa cavalaria, o DBX707 traz ainda um novo diferencial de deslizamento limitado – para lidar melhor com os 91,77 kgfm de torque do novo motor -, que foi combinado a um sistema de suspensão a ar recalibrado.
Já os freios contam com discos de cerâmica de série. São peças de 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira, combinados a pinças de seis pistões. Foram modificados ainda para o 707 o sistema de refrigeração e o servo-freio.
Para completar o pacote de melhorias mecânicas e eletrônicas, foi alterado ainda o seletor de modos de condução. Agora, é possível alterar individualmente os parâmetros de suspensão, câmbio, escape e do controle de estabilidade por meio de botões dedicados.
Visual
As rodas de série são de 22″, mas o comprador ainda pode optar por peças de 23″. Segundo a fábrica, essas últimas garantem um comportamento mais equilibrado do veículo e são uma recomendação para os que querem usar o SUV para pisar fundo em um autódromo.
O Aston Martin DBX707 teve o seu visual retrabalhado para se diferenciar das versões mais mansas. Além das novas tomadas de ar, a dianteira traz grade frontal maior e novas luzes diurnas de LED. Já a traseira incorporou um spoiler e um difusor maior, para combinar com as quatro saídas de escapamento.
A produção do DBX707 começa ainda neste 1º trimestre na fábrica de St. Athan (Reino Unido). Mas as vendas no mercado internacional estão previstas para iniciar no 2º trimestre.