Nome surgido em um carro elétrico da BMW, i3 agora designa também o Série 3 movido a bateria feito exclusivamente para a China
A BMW revelou na China o carro elétrico i3 eDrive35L, criado especificamente para atender ao mercado automotivo do país asiático. Mas diferente do i3 vendido aqui no Brasil, o novo modelo é, na verdade, uma variação a bateria do sedã Série 3. As vendas começam em maio.
De acordo com a BMW, o novo i3 sedã é algo que pode ser definido como uma espécie de jabiticaba chinesa. Além de ser um modelo único no mundo, é baseado ainda na carroceria do Série 3 longo. Outra criação exclusiva para o país asiática e que oferece 11 cm adicionais no entre-eixos na comparação com o sedã padrão.
O modelo traz o mesmo powertrain que já equipa o BMW iX3 – outro modelo criado inicialmente para a China -, com um motor de 286 cv ligado ao eixo traseiro, além de incorporar tecnologias usadas nos modelos i4 e iX. O i3 eDrive35L acelera de 0-100 km/h em 6,2 segundos. E pode rodar até 526 quilômetros com a bateria de 66,1 kWh líquidos.
No mercado automotivo brasileiro, o Série 3 é comercializado em apenas uma versão eletrificada: a híbrida plug-in 330e M Sport, que sai a partir de R$ 374.950 e traz um conjunto motriz de 292 cv.