O crossover elétrico Cadillac Lyriq já tem data para início de produção em série. Saiba mais sobre o modelo aqui.
Carros elétricos não são novidade, mas quando se trata de um Cadillac a história muda. A marca de extremo luxo promete balançar o mercado automotivo de EVs (sigla para carros elétricos, em inglês) com o crossover Cadillac Lyriq.
Além dessa novidade, com o lançamento de seu primeiro veículo totalmente elétrico, a Cadillac confirmou que não irá mais fabricar um outro modelo movido a combustão interna.
Chegada aguardada
O Lyriq Concept original e o de produção são basicamente o mesmo carro, com apenas alguns detalhes na aparência modificados aqui e ali, mas o resultado final ainda é um carro refinado e, assim como a maioria dos modelos da Cadillac, bonito.
Embora o veículo conceito tenha sido apresentado com apenas quatro lugares e um console central que divide os dois dianteiros e os dois traseiros, o veículo de produção adotou um banco traseiro mais tradicional. Além disso, os ocupantes da parte de trás do modelo contarão com uma tela sensível ao toque.
Sobre a plataforma do modelo, a Cadillac diz que o uso da arquitetura EV dedicada permite uma cabine mais arejada e aberta, com muito espaço para os passageiros se sentirem confortáveis.
O modelo chegará ao mercado com uma tecnologia de cancelamento de ruído avançada que reduz o “barulho” da estrada dentro da cabine. O modelo também virá com um sistema de áudio AKG Studio de 19 alto-falantes (incluindo alto-falantes de encosto de cabeça) e iluminação ambiente de bom gosto.
Ainda sobre seu espaço, o Lyriq não fica para trás de seus concorrentes, pois, embora ele não tenha o prático porta-malas dianteiro, tem capacidade para bons 793 litros na parte traseira. Com o assento traseiro rebatido o número alcança nada menos que 1.723 litros.
Motor e desempenho
Seus 345 cv de potência (255 kW) e 44,8 kgfm de torque, provenientes de um único motor no eixo traseiro, ficarão sob a arquitetura Ultium da GM, que poderá futuramente carregar um motor adicional no eixo dianteiro. Quanto à autonomia, a promessa é que o veículo ultrapasse a marca de 500 km.
No que diz respeito ao carregamento rápido, o modelo com até 190 kW pode recuperar 122 km em 10 minutos ou 310 km em 30 minutos. Estacionado em uma garagem com um carregador padrão de bordo de 11,5 kW, o veículo pode adicionar cerca de 50 quilômetros de alcance em uma hora.
Em viagens longas, o motorista do Lyriq contará com o sistema avançado de assistência (ADAS) já disponível: o Super Cruise. Ao dirigir o crossover em rodovias compatíveis, o condutor poderá acionar o piloto automático e mudança de faixa sob demanda, trabalhando junto com o controle de cruzeiro adaptativo.
Esgotado
O Cadillac Lyriq nem chegou, mas já encontra uma alta demanda de mercado, sendo que todas as suas unidades esgotaram em apenas quatro horas, segundo a montadora. Embora o porta-voz da Cadillac, Michael Albano, tenha se recusado a dizer quantas encomendas a marca recebeu, em março a empresa relatou que havia cerca de 233.000 pessoas interessadas no SUV elétrico.
Na época, a Cadillac disse que esperava converter 10% desses interessados em compradores. Apesar de ainda não sabermos exatamente o número de unidades, é seguro dizer que a empresa está planejando, nesse momento, uma produção de mais de 20.000 unidades do Lyriq.
Para aqueles que não conseguiram garantir o SUV da Cadillac, a empresa abriu uma lista de espera de pré-reserva. No site da marca, quem quiser aguardar, poderá ter a chance de encomendar um Lyriq 2023 assim que novas unidades estiverem disponíveis ou, no mais tardar, ter a primeira oportunidade de pré-reservar o Lyriq 2024.
Ao contrário da maioria das pré-reservas, para entrar na lista da Cadillac, os clientes devem pagar um depósito totalmente reembolsável de US$ 100 a um revendedor da empresa de sua escolha. Os valores do Cadillac Lyriq partem de $ 62.990, se convertido direto e sem impostos sairia atualmente por atraentes R$ 330.290.
Novos clientes
O Lyriq promete ser um divisor de águas para a Cadillac quando o assunto é o público-alvo. Segundo a empresa, aproximadamente 70% dos compradores são novos na marca. Além disso, muitos desses novos clientes são mais jovens do que o cliente típico da Cadillac, com 68% dos clientes do Lyriq sendo membros da Geração X e Geração Y.