Explosão de carros com GNV: os motivos para tantos casos nos últimos tempos
carro gnv explodiu posto de gasolina

Explosão de carros com GNV: os motivos para tantos casos nos últimos tempos

Com o aumento de casos de explosão de carros com GNV, fica a questão? O GNV é seguro? Falta fiscalização? Saiba tudo aqui.

Se o aumento do preço dos combustíveis fez você considerar a hipótese de converter seu carro para GNV, com certeza você deve ter notado um aumento significativo no número de caso de explosões de carros com GNV.

cta blog venda seu carro

Em uma semana, duas explosões de carros GNV ocorreram em uma mesma rede de postos e isso soou um alerta de que faltam medidas de segurança obrigatórias para o uso desse combustível.

De acordo com a Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular (FENIVE), é justamente o aumento no preço dos demais combustíveis que atrai novos consumidores para a conversão para o GNV e por isso a fiscalização deve ser reforçada, incluindo o atendimento nos postos.

Explosão de carros com GNV: casos em alta

Um dos casos recentes de explosão ocorreu no dia 16 de março, quando um cilindro contendo Gás Natural explodiu dentro de um carro e destruiu o veículo, em um posto de combustíveis na região entre Fortaleza e Maracanaú, no Ceará. Com o impacto da explosão, o cilindro foi parar em um terreno a cerca de 60 metros do posto, com uma parede danificada e um segundo carro atingido pelo objeto. Apesar disso, não houve feridos. O segundo caso ocorreu também em um posto de combustível, em Ramos, Zona norte do Rio de Janeiro, quando o equipamento de GNV explodiu, danificando completamente o veículo e o teto do posto.

E não parou por aí: estados como o Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás, já contam com legislações específicas que exigem que o motorista comprove o Selo GNV para abastecer o veículo.

Segundo o presidente da FENIVE, Everton Pedroso, essas sequências de explosões são consequência de uma série de irregularidades. “O proprietário do carro instala um equipamento irregularmente, nem sempre fazem a inspeção obrigatória e não regularizam o veículo. No posto não exigem a apresentação do selo do GNV no momento do abastecimento. O posto tem a obrigação de exigir este selo, pois casos como esses de explosão podem acontecer se não estiver tudo dentro dos padrões do Inmetro”, explica Pedroso.

A conversão deve seguir uma série de exigências técnicas, para que a manutenção do carro e do kit GNV seja seguida regularmente, e só pode ser feita por empresas credenciadas pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e devem passar por inspeção técnica para receber o certificado de segurança veicular.

A legislação ressalta ainda que o carro com GNV deve passar por inspeção veicular anual obrigatória para renovação do Certificado de Segurança Veicular (CSV). A inspeção tem o objetivo de verificar fixação do suporte, se o cilindro está dentro da validade e se tem alguma avaria aparente, além de conferir o sistema de ventilação, o redutor de pressão, verificar pontos de possível vazamento, entre outras medidas que asseguram a qualidade da instalação do equipamento.

“Há muitos proprietários que fazem a instalação de forma clandestina dos veículos e sequer passam por qualquer tipo de procedimento junto aos órgãos competentes, colocando em risco a vida das pessoas”, comenta Pedroso.

Procedimento correto para abastecimento de carro com GNV

  • Solicitar o selo do GNV
  • O motor do veículo deve ser desligado
  • Devem ser desligados todos os componentes da parte elétrica, como faróis e equipamento de som
  • Não utilizar o telefone celular
  • Os ocupantes do veículo devem aguardar em local seguro, afastado do veículo
  • Equipamentos elétricos e eletrônicos devem permanecer desligados
  • O porta-malas e o capô devem ficar abertos
  • O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento
  • É proibido fumar ou usar isqueiros ou fósforos na zona de abastecimento
  • Antes de ligar o veículo, verificar se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *