Civic Type R: Conheça a história do esportivo da Honda
Honda Civic Type R

Civic Type R: Conheça a história do esportivo da Honda

Versão esportiva mais extrema do Honda Civic, a Type R está presente na linha há mais de 20 anos, mas nunca veio oficialmente ao Brasil.

O Honda Civic brasileiro está se despedindo do mercado automotivo depois de uma trajetória de 24 anos. Período que foi marcado por gerações e versões memoráveis, como a esportiva Si do sedã de 8ª geração.

cta blog venda seu carro

Mas embora o Civic Si tenha permanecido como um objeto de desejo de muitos fãs da Honda mesmo depois do fim da produção local do modelo, o médio da marca japonesa conta no exterior com uma variação esportiva ainda mais extrema: a Type R.

Nascimento do Type R

honda nsx-r 2

Assim como os Volkswagen R e os Audi RS, a sigla Type R é tradicionalmente utilizada para designar os esportivos mais extremos da Honda.

O primeiro Type R foi o Honda NSX. Modelo conhecido pelo apelido de Ferrari japonesa e que contou com a participação de Ayrton Senna em seu desenvolvimento, ganhou em 1992 a nova variação esportiva.

quanto vale o seu carro na instacarro

O foco da Honda era criar um carro de corrida que pudesse ser usado em vias públicas. Por isso mesmo, era um supercarro levíssimo, sem vidros elétricos, ar-condicionado, rádio e sistema de som.

Um ponto importante sobre os modelos Honda Type R é o fato que eles recebem o logo “H” na cor vermelha, como uma homenagem ao primeiro carro da marca na Fórmula 1.

Honda Civic Type R

honda civic type-r 378

O primeiro Honda Civic Type R chegou ao mercado em 1997. Feito sobre a base do hatch de 6ª geração, era oferecido exclusivamente no Japão e usava um motor 1.6 de 160 cv, além de trazer um pacote visual e acerto mais esportivo.

O primeiro Civic Type R tinha motor 1.6 B16 de 185 cv de potência. De 0 a 100 km/h, o modelo acelerava em apenas 6,8 segundos e a velocidade máxima era de 224 km/h. O seu interior exala esportividade, com cores vermelhas nos bancos, porta, tapete, volante e manopla do câmbio. 

A 2ª geração do Civic Type R chegou ao mercado em 2001 e nasceu globalizado. O esportivo tinha deixado de ser produzido no Japão e passou a ser fabricado no Reino Unido, na fábrica de Swindon, sendo, inclusive, exportado para o mercado japonês.

O motor da nova geração tinha mudado também, sendo o 2.0 K20, que entregava 215 cv de potência em sua configuração mais brava para o mercado japonês. Acelerava de 0-100 km/h em 6,7 segundos e atingia os 227 km/h.

mugen honda civic type-r euro 1

Em 2007, quando a empresa japonesa anunciou a 8ª geração do Civic, também mostrou a 3ª edição do Honda Civic Type R. Na verdade eram dois carros. O Type R voltou a ser feito no Japão em uma variação sedã, enquanto o hatch seguiu fabricado no Reino Unido.

O propulsor era o K20 2.0 que produzia 225 cv de potência na versão padrão para o Japão. A produção seguiu até 2011, quando o modelo foi descontinuado.

Mas voltou em 2015, quando a Honda apresentou ao mundo o novo Civic Type R. Agora baseado na 9ª geração e, novamente, apenas na variação hatch, o modelo ganhou um novo motor 2.0 turbo de injeção direta, capaz de produzir 310 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de seis velocidades. Esse Type R fazia de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

Enfim, em 2017 chegou a geração mais recente (e extrema) Honda Civic Type R. Com um propulsor 2.0 turbo, chegou a 320 cv e 40,7 kgfm de torque.

Dessa vez, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 272 km/h. Mantendo a tradição de gerações anteriores, o modelo traz sistemas de direção e suspensão exclusivos, além de um pacote aerodinâmico e o interior exclusivos.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *