As locadoras aumentaram a frota em 30% comparado com o ano passado, a expectativa é que o mercado continue crescendo
A locação de veículos deve ser tendência nos próximos 10 anos no mercado brasileiro. De acordo com um levantamento da BGT Pactual, a assinatura de aluguel de carros está se tornando preferência do público jovem. Até 2032, a expectativa é que quadriplique a frota de veículos disponíveis para locação no Brasil.
Em 2022, a frota já cresceu 30% comparado com 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). O esperado é que, ao menos, nos próximos anos atinja 14,3% de crescimento anual no setor de assinatura de carros.
Vantagens locação de veículos
O aluguel de carro ou a assinatura de veículo, pode ser uma ótima alternativa para jovens ou pessoas que querem diminuir os gastos de manter um carro. “O aluguel de um carro custa em média 40% mais barato do que um financiamento e 15% do que a compra em cash”, afirma André Campos, CEO da For You Fleet.
Os altos custos de ter um carro vão além do preço pago no veículo e combustível: impostos, seguro e manutenção automotiva acabam pensando na conta do fim do mês. Todos esses pontos têm atraído pessoas a vender seu veículo e decidir por ter um carro por aluguel ou assinatura.
Altas expectativas
A perspectiva dos empresários do ramo é positiva: “Com o aumento da procura, as locadoras irão investir mais na expansão das frotas e, consequentemente, o lucro será muito maior”, afirma o empresário.
Entre julho e outubro de 2022, as locadoras compraram 233.540 veículos, segundo a Abla.
Assinatura de carros
Diferente do sistema de aluguel de carros, a assinatura traz a opções de pagamentos mensais. A mensalidade, geralmente, inclui o veículo, seguro, revisões e impostos.
A mensalidade de um carro modelo de entrada básico como o Fiat Argo ou o Renault Kwid partem de R$ 1500.00 em um contrato de 12 meses. Se o contrato for mais longo, a mensalidade, geralmente, acaba ficando mais barata.