Você sabe o que inspirou os logotipos das principais marcas de automóveis do mundo? Saiba mais aqui
Muita pouca gente sabe o que significa e de onde vem os logotipos das marcas de veículos.

As influências são as mais variadas e acabam sempre tendo uma história interessante por trás. Por isso, separamos um pouco da história do logotipo de onze montadoras:
Audi

As argolas da empresa alemã representam a fusão de quatro marcas: Horch, DKW, Audi e Wanderer. Os quatro fabricantes decidiram se unir em 1932 para formar a Auto Union.
Após a Segunda Guerra Mundial, apenas a DKW continuou no mercado. Mas em 1965, quando a Auto Union já havia sido adquirida pelo Grupo Volkswagen, o novo dono decidiu trazer novamente a marca Audi para o mercado. Mas mantendo o logotipo das quatro argolas.
BMW

Muita gente acha que o logo da empresa é composto por uma hélice estilizada, numa referência aos motores aeronáuticos produzidos pela BMW nas suas primeira décadas.
Mas de acordo com a própria BMW, o logo da marca é uma fusão do símbolo redondo da Rapp Motoren Werke, companhia que deu origem a ela, com as cores em posição invertida da bandeira do estado da Baviera, estado alemão onde fica a sede da companhia. Essa inversão foi necessária pois a legislação local proibia o uso de símbolos estaduais por empresas.
Chevrolet

Apesar de ser uma das principais marcas automotivas de todos os tempos, não há nenhuma confirmação sobre a inspiração do logotipo da Chevrolet. Se comenta que representa uma gravata-borboleta em formato de cruz.
Porém, certa vez, o cofundador da marca, William C. Durant, afirmou que se inspirou no design de um papel de parede de um hotel em Paris. Já sua filha diz que o design foi elaborado pelo pai durante um jantar de família. Uma terceira teoria remete às origens de Louis Chevrolet. Filho de franceses, mas nascido na Suíça, ele pode ter se inspirado na bandeira do seu país de origem.
Ferrari

Francesco Baracca, aviador e herói italiano na Primeira Guerra Mundial, que morreu em 1918, tinha o cavalinho no painel de seu avião. Em 1923, o então piloto de corridas Enzo Ferrari conheceu os pais de Baracca.
Acreditando que o símbolo do cavalo rampante representava sorte, Paulina, a mãe de Francesco, disse para o piloto colocar o ícone em seus carros. Enzo atendeu ao pedido e adicionou o amarelo no fundo como referência à sua terra natal de Modena, Itália. Anos depois, Ferrari usaria o símbolo nos carros da sua marca.
Fiat

A Fiat realizou várias mudanças de logotipos ao longo da sua história. O símbolo atual da Fiat foi lançado em 2020. Chamado de Script, faz uma referência aos logos antigos da marca do Grupo Stellantis, trazendo apenas a sigla da Fábrica Italiana de Automóveis de Turismo em uma fonte estilizada.
Esse logo sempre é acompanhado das quatro barras pintadas nas cores da bandeira italiana, numa forma de reforçar a origem italiana da marca.
Ford

O logo da Ford não tem nenhuma história confirmada sobre sua origem, apenas o nome, que segue a caligrafia de seu fundador, Henry Ford.
No entanto, Jan Valentic, VP de Marketing Global da marca, falou em depoimento uma vez sobre a força do logo: “o formato oval da Ford é um símbolo poderoso, conhecido por todo no mundo como um ícone da companhia que coloca o mundo sobre rodas”.
Honda

Mais óbvio do que os logotipos citados acima, o logo da Honda é um grande H. Especula-se que o logo busca inspirar confiança e durabilidade com suas linhas grossas.
Também se diz que a abertura maior na parte de cima do H representa braços abertos em direção ao céu em busca de sonhos, que remete ao lema da empresa.
Toyota

A Toyota foi fundada nos anos 1930 e durante bastante tempo usou o nome da empresa como um logotipo. Isso só mudou em 1989, quando a empresa japonesa adotou o símbolo composto por três ovais sobrepostos.
O logo da Toyota foi pensado de forma a representar, ao mesmo tempo, a letra “T” e a união dos corações dos consumidores, da empresa e do mundo. Com o objetivo de formar uma relação de confiança entre as partes.