Maserati Grecale: tudo sobre o novo SUV da marca de esportivos
Maserati Grecale 2

Maserati Grecale: tudo sobre o novo SUV da marca de esportivos

Irmão menor do Levante, o Maserati Grecale chega ao mercado ainda este ano sem deixar de lado o espírito esportivo da tradicional marca italiana

O clube dos SUVs de alto desempenho irá ganhar ainda em 2022 mais um novo membro: trata-se do Maserati Grecale, menor SUV da marca italiana de carros esportivos que chega para brigar pelo mesmo público de modelos como o Porsche Macan e o BMW X3.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

O Grecale é feito sobre a plataforma Giorgio, usada atualmente por outros produtos da Stellantis como o Alfa Romeo Stelvio e até o Jeep Grand Cherokee de 5ª geração. Mas a variação usada pela Maserati foi bastante modificada, inclusive permitindo a oferta de uma motorização 100% elétrica.

Maserati Grecale 3

O embora menor do que o Levante, o Grecale está longe de ser pequeno. Possui 4,846 m de comprimento e 1,948 m de largura e entre-eixos de 2,901 m. Medidas que colocam o modelo italiano acima do SUV de sete lugares Jeep Commander.

O visual da carroceria traz diversos elementos comuns aos carros da Maserati, como a tradicional grade frontal com o emblema do tridente e as laterais com o mesmo perfil do Levante.

As saídas de ar laterais triplas, atrás do arco da roda dianteira, são outra marca registrada da empresa italiana. Já a traseira possui lanternas horizontais estilo ‘bumerangue’ inspiradas no 3200 GT. 

Interior

Maserati Grecale 5

O interior com cinco lugares é totalmente novo e apresenta um ambiente mais digital do que qualquer Maserati de produção anterior. Já o porta-malas tem capacidade para bons 570 litros.

O painel é digital configurável é complementado no console central por duas telas sensíveis ao toque, de 12,3″ e 8,8″, que permitem controlar as funções da climatização e do sistema multimídia. Na traseira, outra tela permite que os passageiros também controlem as suas opções de ventilação.

O relógio típico dos Maserati agora é digital e passa a funcionar como a interface do assistente de voz.

Motor e desempenho

Maserati Grecale 7

O Maserati Grecale estreia ainda este ano nas concessionárias da Europa. As versões de entrada são a GT e a Modena, que são equipadas com um motor 2.0 turbo equipado com a tecnologia híbrida-leve.

A configuração GT carrega sob o capô um motor de 304 cv, enquanto na Modena esse propulsor 2.0 vai a 334 cv. A variante GT leva 5,6 segundos para atingir 100 km/h, enquanto a Modena é um pouco mais rápida, com 5,3 segundos. 

Já a topo de linha é a Trofeo, equipada com um 3.0 V6 biturbo que produz 523 cv de potência e 63,18 kgfm de torque. Segundo a Maserati, o Trofeo faz de 0-100 km/h em 3,8 segundos. 

A versão Trofeo vem de série com amortecedores adaptativos e suspensão a ar, sendo estes opcionais nos modelos de quatro cilindros (GT e Modena). Porém, todas as versões trazem o novo sistema de controle dinâmico de direção chamado VDCM, desenvolvido especialmente para o SUV. 

Todas as versões usam tração nas quatro rodas e câmbio automático de oito marchas com a opção de mudança no volante.

Híbrido e elétrico

O sistema híbrido de 48 volts do Grecale é composto por um gerador de partida acionado por correia e uma bateria localizada no porta-malas, além de um compressor elétrico.

A assistência elétrica pode ser usada para aumentar o desempenho ou reduzir o consumo, dependendo do modo de condução, dividido em: Comfort, GT, Sport, Race e Off-Road. 

Para 2023, o Maserati Grecale terá uma versão elétrica. Com o nome de Folgore, deverá contar com dois motores elétricos e será alimentado por uma bateria de 105 kWh.

Galeria de fotos do Maserati Grecale

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *