O utilitário EQS SUV estreia como o 3º modelo da nova família de carros elétricos da Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz revelou oficialmente nesta terça-feira (19) o EQS SUV, o 3º modelo da marca alemã (depois do EQE e do EQS) construído sobre a nova plataforma EVA, pensada do zero para uso em carros elétricos.
O EQS SUV será produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa (EUA). De acordo com a Mercedes-Benz, este é o primeiro carro da marca compatível com a tecnologia over-the-air, que irá permitir que novas funções sejam incorporadas ao automóvel por meio de atualizações de software remotas.
Com 5,125 m de comprimento, 1,959 m de largura e 1,718 m de altura, o novo elétrico da marca alemã é um utilitário esportivo de grande porte, com porte pouco menor do que o de um Jeep Grand Cherokee L. Assim como o modelo da Stellantis, conta com a opção dos dois assentos adicionais no porta-malas.
Mecânica
A gama de motores do EQS SUV estreia com três opções de motorização: 450+, 450 4Matic e 580 4Matic. A primeira tem tração traseira e um motor de 360 cv e 57,9 kgfm. Por outro lado, pode rodar até 660 km com uma carga na bateria de 108 kWh.
O 450 4Matic também tem 360 cv, mas obtidos a partir de dois motores (um para cada eixo), que alimentados pela mesma bateria de 108 kWh garantem uma autonomia de até 613 km e um torque máximo de 81,5 kgfm.
Já a configuração de topo do modelo traz também o layout de dois motores, que combinados desenvolvem a potência máxima de 544 cv. A autonomia também é de 613 km, mas com torque máximo de 87,5 kgfm. Outros destaques do conjunto mecânico são a suspensão a ar com amortecedores adaptativos e rodas traseiras direcionais.
Interior
O SUV elétrico da Mercedes-Benz traz em seu interior uma segunda fileira de assentos que pode ser deslocada para frente ou para trás eletricamente por até 13 cm. O que permite ainda variar a capacidade do porta-malas entre 645 litros e 880 litros.
Já a lista de equipamentos traz como destaques o sistema de ar-condicionado automático com até cinco zonas de ajuste e um sistema de purificação de ar com filtro HEPA, além do um sistema de telas de alta resolução chamado MBUX Hyperscreen.
O sistema é composto pelo painel digital de 12,3″ um display central de 17,7″ e uma tela de 12,3″ para o passageiro, que se unem para formar um conjunto visualmente único, que se estende por quase todo a largura da cabine.
Esse conjunto pode ser complementado ainda por duas telas de 11,6″ nos encostos dos bancos dianteiros, por dois HUDs (Head-Up Displays) e por um sistema de som premium Burmeister.