Marca confirma o término da produção do SUV Mitsubishi ASX na fábrica de Catalão (GO); modelo era feito no Brasil desde 2013.
Representante da Mitsubishi no Brasil, a HPE Automotores confirmou o encerramento da produção do SUV ASX no Brasil. O modelo, que era o SUV de entrada da marca no mercado automotivo brasileiro, já não aparece mais no configurador do site da marca.
O Mitsubishi ASX chegou ao Brasil em 2010, importado do Japão. Em 2013, ganhou produção local em Catalão (GO). O motor era um 2.0 a gasolina de 160 cv, com opções de câmbio manual ou automático CVT e a tração dianteira ou integral.
O propulsor seguiu até a linha 2018, quando o ASX ganhou um 2.0 flex de 170 cv. Ao longo da sua trajetória, passou por três reestilizações, nas linhas 2014, 2017 e 2019. Em todas elas, manteve o visual interno e externo, com mudanças em rodas, para-choques e grade frontal.
Em julho de 2020, com o lançamento do Outlander Sport, o ASX perdeu as versões mais caras. Passou a ser comercializado numa configuração única: a GLS com tração dianteira e câmbio CVT.
Apesar do nome distinto, o Outlander Sport é basicamente o ASX reestilizado, mantendo inclusive a mesma carroceria básica e o mesmo conjunto mecânico, centrado no motor 2.0 flex e com a opção da tração integral.
Mas com preço inicial de R$ 164.990, o “novo” SUV não é mais o mais acessível da Mitsubishi no Brasil. Papel que cabe ao Eclipse Cross (R$ 163.990). Modelo também feito em Catalão.