Lancer Evolution: conheça a história de um dos carros japoneses mais importantes da história
EVOLUTION TOMMI MAKINEN

Lancer Evolution: conheça a história de um dos carros japoneses mais importantes da história

O Mitsubishi Lancer Evolution é um dos carros mais importantes da cultura automotiva japonesa. Conheça sua história

O Mitsubishi Lancer Evolution se tornou um ícone da marca no mercado automotivo ao lado do seu grande concorrente, o Nissan GT-R, não apenas por seu desempenho, mas também por seu design e sua capacidade dinâmica de sempre se auto superar. O embrião do Lancer Evolution foi criado em 1960, quando a marca japonesa preparou um Mitsubishi 500 com motor arrefecido a ar de 493 cm3 e o levou até ao pódio de uma corrida no Macau em 1962. 

mitsubishi colt 500 92

A conquista foi importante para a marca, já que foi o primeiro sucesso da Mitsubishi em termos esportivos. Porém, a Mitsubishi entrou na história dos ralis para valer e criou seu ícone quando trabalhou em cima das novas regras do Grupo A em 1992. 

Dizia o regulamento que, para competir naquela categoria, era necessário produzir um mínimo de 2.500 unidades do modelo, por ano, para ser homologado. Como 2.500 carros não seriam usados em ralis a cada ano, por mais desastrados que fossem os pilotos, a grande maioria acabou indo para as concessionárias. 

Foi então, com essa “sobra” que nasceu assim, em outubro de 1992, o Mitsubishi Lancer Evolution. O sucesso foi imediato, com os 2500 modelos de homologação vendidos no Japão em apenas três dias.

logo Lancer Evolution

“Evolução” do Lancer Evolution

Em sua estreia, o Lancer Evolution era equipado com o motor 4G63, de quatro cilindros, 2.0, turbo, o mesmo que era usado no Galant VR4, que também doava a plataforma. O câmbio era manual de cinco velocidades. 

Mitsubishi Galant VR4 1991

O motor tinha 245 cv de potência e 30 kgfm de torque, números que deixavam para trás seu concorrente Ford Escort RS Cosworth (227 cv). A aceleração de 0 a 100 km/h era em 5,1 segundos, com uma velocidade máxima de 228 km/h.

Um ano depois do primeiro Evolution, chegou a segunda versão denominada Evolution II (janeiro 1994 a fevereiro 1995). O motor manteve-se o mesmo, mas com mais potência, 256 cv, compensando o aumento de 10 kg no peso, necessário para aumentar a rigidez torsional da carroceria em 30%. 

Lancer Evolution Rally

Em fevereiro de 1995, a Mitsubishi lançou o Evolution III (fevereiro 1995 a agosto 1996). As mudanças chegaram a carroceria com saias laterais maiores, aerofólio na traseira e frente mais baixa, com amplas aberturas para arrefecimento do motor. O motor ainda era o mesmo, mas agora com 270 cv de potência, acelerando de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e com velocidade máxima de 240 km/h.

Lancer Evolution III

Em 1996 a Mitsubishi apresentou o Lancer Evolution IV (agosto 1996 a janeiro 1998), um marco na história do modelo e um dos mais desejados Evolution. Essa versão estreou o sistema Active Yaw Control, AYC. 

Lancer Evolution IV

Este recurso utilizava sensores na direção e sensores medidores de forças G para que um processador pudesse controlar o torque e distribuí-lo de forma independente para as duas rodas traseiras. O motor continuou o mesmo, porém com potência de 280 cv.

A Mitsubishi lançou o Lancer Evolution V em 1998 (janeiro 1998 a janeiro 1999) com aparência muito mais agressiva e esportiva. No interior, bancos Recaro e alguns detalhes que ofereciam ao piloto um ambiente mais esportivo. A Mitsubishi manteve o motor, e a potência “oficial” era de 280 cv, mas todos sabiam que o valor estava bem acima disso, já na casa dos 300 cv. 

mitsubishi lancer rs evolution v

Na virada do século, entre 1999 e 2001, as lojas da empresa japonesa contavam com a versão VI do Lancer, com melhorias focalizadas, principalmente, no motor e arrefecimento. O modelo recebeu intercooler maior, radiador de óleo de mais capacidade e novos pistões. 

Lancer Evolution VI Tommi Makinen HERO

A chegada do Evolution VII permitiu que surgisse o primeiro modelo com câmbio automático (o GT-A), nascido em 2002. A potência desceu para 270 cv e o câmbio podia ser operado por meio de botões colocados no volante.

Mitsubishi Lancer GSR Evolution VII

O Lancer Evolution VIII (janeiro de 2003 a março de 2005) recuperou alguma da magia dos modelos anteriores. Passou a ter rodas de 17 polegadas da Enkei, melhorou o sistema de freios Brembo e passou a usar amortecedores Bilstein. 

Mitsubishi Lancer Evolution VIII FQ-330 [UK-spec] '2004

Quase dois anos e meio depois, surgiu o Mitsubishi Lancer Evolution IX com motor 4G63, que recebeu a tecnologia MiVEC (variação do tempo de abertura das válvulas) e um novo turbo, passando a ter, oficiais, 291 cv de potência. 

mitsubishi lancer evolution ix mr fq-360 final edition 12

O ciclo de vida do Lancer Evolution começou a se fechar em 2007, quando nasceu o Lancer Evolution X, depois da marca ter mostrado um protótipo em 2005, no Salão de Tóquio, denominado Concept X. 

Lancer Evolution

A carreira do Lancer Evolution terminou em sua 10ª versão. Até hoje a Mitsubishi leva a fama de ter sido uma das poucas marcas a ter a coragem de fazer um sedã esportivo pronto para uso em pista e nas ruas. 

Posts relacionados

Fiat Strada modelos: comparativo completo das versões disponíveis

Fiat Strada modelos: comparativo completo das versões disponíveis

A Fiat Strada se consolidou como a picape mais vendida do Brasil, graças à sua robustez, versatilidade e versões para…
Carros mais vendidos em setembro: Hyundai Creta é líder

Carros mais vendidos em setembro: Hyundai Creta é líder

Setembro de 2024 foi um mês marcado por um crescimento de 18% de vendas no setor automotivo, com o Hyundai…
Hyundai Creta 2025: SUV chega com motor 1.6 turbo

Hyundai Creta 2025: SUV chega com motor 1.6 turbo

Hyundai apresenta o facelift do Creta, agora com motor de 193 cv e design renovado. Os preços que variam de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *