O Nissan GT-R é um dos carros que ultrapassaram a barreira dos automóveis comuns para se tornarem lendas. Conheça sua história a seguir
Conhecido popularmente como Godzilla, o Nissan GT-R é uma lenda entre os carros japoneses, sendo atualmente o único automóvel de passeio do país asiático capaz de ultrapassar a barreira dos 500 cv.
Apesar de ter feito a sua estreia em 2007, o superesportivo é herdeiro de uma história que começou nos anos 1960, com o lançamento do primeiro Nissan Skyline GT-R. Confira a trajetória a seguir.
O Skyline
O Skyline era originalmente um modelo da Prince Motor Company. Lançado em 1957, só se tornou um Nissan em 1966, quando a Prince foi comprada pela Nissan
Originalmente um modelo pacato, ganhou em 1969 a versão esportiva GT-R. Nas carrocerias sedã e cupê, trazia um motor 2.0 de seis cilindros em linha e 162 cv de potência, sendo um destaque para a época. Esse pioneiro ficou disponível até 1972, quando seguindo a atualização da linha Skyline o GT-R entrou em uma 2ª geração.
Ainda equipado com o motor de 160 cv, teve apenas 197 unidades fabricadas. Ficou em produção por poucos meses e teve a fabricação interrompida por conta da queda da demanda provocada pela 1ª crise do petróleo.
Foi só em 1989 que o Skyline voltou a ter a versão GT-R. Esta 3ª geração foi a verdadeira precursora do carro que conhecemos hoje. O R32 Skyline GT-R tinha tração nas quatro rodas e o famoso motor Nissan RB26DETT de seis cilindros em linha e dois turbos, que produzia 280 cv de potência.
Uma versão de corrida do R32 entrou no Campeonato Japonês de Carros de Turismo em 1989 e dominou a sua categoria nos anos seguintes. Esse feito fez, com que o GT-R virasse uma lenda mundial.
A 4ª e última geração do Skyline GT-R foi produzida entre 1999 e 2002. Sucesso na franquia Velozes e Furiosos, teve como versão mais extrema a Z-Tune, modificação feita pela própria fábrica em unidades usadas da versão R34, que ostentavam um motor 2.8 de seis cilindros em linha e 500 cv.
Em 2002, a Nissan anunciou que o Skyline GT-R seria descontinuado, mas que a nomenclatura GT-R seria usada em um novo modelo superesportivo, que chegaria apenas em 2007.
No Brasil, o Nissan GT-R foi oferecido sob encomenda a partir de 2016, sendo equipado com uma versão de 572 cv do motor 3.8 V6. O modelo saiu do mercado automotivo brasileiro em 2021.
Atualmente em fim da vida por conta das novas regras de emissões e ruído, o modelo deverá ser substituído por um novo carro, previsto para estrear em 2023 com um conjunto motriz híbrido.
GT-R Nismo
O GT-R ainda segue em produção praticamente sem mudanças visuais em relação ao carro lançado em 2007. Mas ao longo desse período de 15 anos o modelo não deixou de ganhar potência.
Em 2020, os engenheiros da Nissan incorporaram novos turbocompressores ao motor V6, criando a versão GT-R Nismo, que atingia a marca de 607 cv e permitia ao superesportivo acelerar de 0-100 km/h em 2,5 segundos.
GT-R50
Mas a variação mais extrema no Nissan GT-R foi a exclusivíssima GT-R50. Criada em 2019 para celebrar os 50 anos de nascimento do 1º GT-R, foi um modelo com produção limitada a apenas 50 unidades.
Além de trazer um carroceria exclusiva, modificada com a participação dos italianos da Italdesign, trazia uma versão ainda mais extrema do propulsor usado no GT-R Nismo, capaz de desenvolver 720 cv.
One Comment
Ooooopa amo esse carro e é o meu sonho de consumo para mim ele tem a traseira mais linda de todos os esportivos. Logo vou ganhar na mega sena e comprarei o meu valeu pela história que até agora eu não conhecia abraço valeu mesmo .