A nova van elétrica ID. Buzz tem linhas inspiradas na Kombi de 1ª geração e estreia no mercado europeu no 1º semestre
A espera acabou. A Volkswagen apresentou oficialmente nesta quarta-feira (9) a versão de produção da van elétrica ID. Buzz, novo modelo da família de carros elétricos ID.
Mostrado pela primeira vez como um conceito no Salão de Detroit (EUA) de 2017, o ID. Buzz ganhou em pouco tempo o apelido de nova Kombi elétrica, por conta da inspiração visual – lembrada pela própria Volkswagen – na 1ª geração do utilitários, que no Brasil ganhou o apelido de Corujinha.
Com 4,712 m de comprimento, 1,985 m de largura, entre-eixos de 2,988 m e altura de até 1,938 m (dependendo da versão), o ID. Buzz é pouco maior que o SUV médio de sete lugares Tiguan Allspace.
A versão de passageiros leva até cinco ocupantes e conta com um porta-malas de impressionantes 1.121 litros. Capacidade que sobe para 2.205 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Já a versão de carga ID. Buzz Cargo conta com uma área de carga de 3,9 m², podendo levar até 600 kg no interior. O comprador poderá escolher ainda por portas laterais duplas ou simples e tampa traseira de abertura lateral ou convencional. Na cabine, o modelo cargueiro conta com opção de assentos para dois ou três ocupantes.
Mecânica e tecnologia
Feito sobre a mesma plataforma MEB dos modelos ID.3 e ID.4 (cotados para vir ao Brasil) o ID. Buzz conta com um motor de 204 cv. Assim como na Kombi original, o propulsor traciona as rodas traseiras.
Já a bateria, de 82 kWh, é posicionada sob o assoalho e pode ser carregada de 5% a 80% em até 30 minutos. Além de permitir alimentar a rede elétrica da casa do proprietário, com o uso de um carregador especial Wallbox de corrente contínua.
Seguindo o padrão dos lançamentos da indústria, a van conta com um pacote tecnológico que inclui desde freios autônomos de emergência e estacionamento automático até sistema de direção semiautônomo.
Mas o grande destaque é a compatibilidade com a tecnologia Car2X, que permite ao carro receber alertas de problemas no tráfego enviados por outros veículos e da própria infraestrutura.
Vendas
Na Europa, onde o ID. Buzz é produzido na fábrica de veículos comerciais da Volkswagen em Hannover (Alemanha), a pré-venda do modelo começa em maio, com a entrega das primeiras unidades até o fim do 1º semestre.
As vendas do modelo já estão confirmadas também para o Canadá e os Estados Unidos a partir de 2023, onde o ID.Buzz será fabricado na unidade industrial de Chattanooga.
No Brasil, ainda não existe confirmação para o lançamento desta nova Kombi elétrica. Mas existe a chance de o modelo ser importado.