Nova picape Amarok é produzida com base da Nova Ford Ranger
volkswagen amarok v6 panamericana 4motion frente

Nova picape Amarok é produzida com base da Nova Ford Ranger

Conheça os detalhes sobre a Nova picape Amarok, modelo da Volkswagen que chega ao mercado europeu, mas ainda não tem data para desembarcar no Brasil.

Recentemente a marca Volkswagen revelou a nova geração de sua picape Amarok, que surpreendentemente será produzida na África do Sul em conjunto com uma de suas principais concorrentes: a Ford Ranger.

cta blog venda seu carro
volkswagen amarok v6 4motion 7

Sem data para desembarcar no Brasil, a Nova picape Amarok será vendida apenas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e em outros países ao redor do mundo. Por enquanto, nada de América do Sul. 

Nova picape Amarok será maior do que antes

A Nova Amarok cresceu, sendo 10 cm maior que a atual, que tem 5.350 mm de comprimento. O entre-eixos de 3.270 mm aumentou em 17,5 cm, enquanto a largura passa a ser 1.910 mm e a altura 1.880 mm.  

volkswagen amarok v6 panamericana 4motion

Design novo

Além de ter a mesma base da Nova Ranger, a picape da Volkswagen também “roubou” alguns artifícios visuais da concorrente. A frente com barras na grade, igual ao seu irmão SUV Taos, mistura ainda um desenho mais quadrado dos faróis e o mesmo farol de neblina da picape da Ford. 

A lateral carrega grandes caixas de rodas com formato quadrado, muito semelhante à versão atual vendida no Brasil. Dependendo da versão, as rodas podem ser de 17 polegadas (aço) ou 21 polegadas (liga leve). 

Agora, falando do design da traseira, ele inova ao trazer lanternas mais verticais e mais integradas à lateral do que a própria traseira. Para fortalecer a marca, o nome do modelo vem escrito em baixo relevo e com letras maiúsculas na tampa.

Interior

Internamente, a picape Amarok, disponível em cabine simples ou dupla, trouxe da Ford o sistema multimídia SYNC 4, com opção de 10 ou 12 polegadas. O quadro de instrumentos, também digital, é disponibilizado com 8 polegadas na maioria das versões, com exceção a de topo, que vem com 12 polegadas. 

volkswagen amarok v6 4motion interior

O volante da picape é igual ao do SUV Nivus, porém maior, enquanto o painel traz botões abaixo da tela principal. O modelo traz mais de 20 sistemas de assistência à condução, entre eles: controle de cruzeiro adaptativo, leitor de placas de trânsito e câmera de ré.

Motores e desempenho

A Nova picape Amarok traz quatro opções de motores a diesel e um usando gasolina. O que vai variar, segundo a empresa, é o mercado local, se é mais adepto de diesel ou gasolina, sendo que alguns motores são de origem da própria Volkswagen e outros da Ford. 

volkswagen amarok v6 4motion frente

Entre os propulsores, está o mais “básico” 2.0 turbodiesel com quatro cilindros e capaz de produzir 148 cv de potência. Existe também uma opção modificada com 170 cv de potência, além do biturbo com 210 cv.  

Disponibilizado para a versão topo de linha, a Nova Amarok também carrega o motor 3.0 V6 TDI de 250 cv de potência. Alguns meios de comunicação dizem que haverá uma versão híbrida plug-in, não confirmada pela montadora alemã. 

Quando falamos de câmbio, a Nova Amarok varia entre a caixa de transmissão manual de 6 marchas ou a automática de 10 velocidades, sendo essa última usada no Ford Mustang e substituta da atual caixa de 8 marchas.

A tração 4Motion tem opções 4×4 ou integral permanente, ambas controladas via seletor eletrônico que possibilita tracionar as quatro rodas de acordo com a vontade do condutor. Há também a opção de tração traseira. 

O consumidor conta com uma capacidade de carga de 1.160 kg na Amarok e cinco versões de acabamento. Além da opção de entrada, há disponível a Life, Style, PanAmericana e Aventura.

Outras possibilidades de motor

Ainda seguindo a linha mais tradicional quanto a seus motores, a Volkswagen teve que adaptar seu conjunto motriz a gasolina para alguns mercados. Haverá países que receberão a caminhonete com o propulsor  2.3 EcoBoost da Ford com turbo e 320 cv de potência. 

Com tantas possibilidades e opções, dá até vontade de ver a picape rodando pelas ruas brasileiras, o que não deve acontecer, por enquanto, já que a empresa germânica anunciou investimento apenas para renovação da versão atual já vendida no Brasil. 

A decisão por apenas manter a versão atual da Amarok em terras brasileiras ao invés de trazer a nova é influenciada pelos altos custos de importação que inviabilizam a sua comercialização local com preços compatíveis com suas concorrentes Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *