Novo Porsche 718 elétrico: nova geração deve ter essa opção
Porsche 718 elétrico

Novo Porsche 718 elétrico: nova geração deve ter essa opção

Esportivo Porsche 718 elétrico seria o primeiro da marca fora da linha de SUVs a vir nessa configuração. Saiba mais:

A Porsche anunciou que a próxima geração do Porsche 718 Cayman será eletrificado e adotará uma plataforma feita sob medida para carros esportivos elétricos. A intenção é que a plataforma “imite” a dos modelos a combustão com motor central.

É provável que o 718 seja a terceira linha de modelos elétricos da Porsche no mercado automotivo e a primeira no segmento de esportivos da marca, chegando em 2025, após derivados do Taycan e a chegada do Macan EV no próximo ano. A empresa diz que está em seus planos ter 50% de veículos elétricos puros em suas vendas globais em 2025 e 80% em 2030. 

Usando um novo arranjo de bateria conhecido como ‘e-core’, o Porsche 718 de nível básico oferecerá uma posição de assento e centro de gravidade o mais baixo possível. Segundo o CEO da empresa alemã, Oliver Blum, o modelo  “terá as dimensões típicas de um roadster.”

Blume não deu muitos detalhes sobre o esportivo, mas falou que a nova linha 718 eletrificada será construída em Stuttgart na mesma fábrica do 911, com quem o modelo compartilhará algumas peças. Porém, isso não significa que o 911 será totalmente elétrico. Haverá uma versão híbrida com o mais alto desempenho de todos os 911s, segundo Blume.

Porsche 718 elétrico - 718 gt4 rs
Atualmente, o Porsche 718 tem uma versão ainda mais esportiva, a GT4 RS

Ainda segundo o executivo, é uma certeza que mesmo depois de 2030 ainda haverá unidades do 911 a gasolina. “É em parte por isso que a empresa está investindo em e-combustível – gasolina sintetizada a partir de hidrogênio e CO2 capturado, um processo impulsionado pela procura de energia renovável. O ‘e-fuel’ protege o 911, a alma da nossa marca.”

Porsche Mission R

Em 2021, a empresa revelou o conceito Porsche Mission R, um projeto feito no estúdio de design da empresa destinado a modelos elétricos, sugerindo que certos elementos de design serão vistos em outros modelos da marca, como o esportivo 718. O carro também está próximo em dimensões aos atuais 718 Cayman e Boxster.

Porsche Mission R

A Porsche, inclusive, usou uma versão reformulada do atual chassi do 718 Cayman para fazer o conceito Mission R. O CEO afirmou que “como estamos olhando para os carros esportivos do futuro, desenvolvemos uma plataforma exclusiva, embora conectada com alguns módulos vindos de outros carros. Porém, será uma plataforma única.”

O Mission R foi projetado para imitar o design de um carro esportivo de motor central, colocando as baterias – o elemento mais pesado do veículo – atrás do motorista, mas à frente do eixo traseiro, onde o motor geralmente fica.

O chefe técnico da Porsche, Michael Steiner, disse que a decisão de adotar o layout incomum para os modelos elétricos da Porsche foi motivada pela necessidade de tornar o carro o mais baixo possível para reduzir o arrasto. 

Porém, essa abordagem proíbe o tradicional chassi de ‘skate’ EV com baterias sob o piso. Esse é o design apresentado na arquitetura J1 compartilhada pela Porsche e a Audi, usada pelo Taycan.

Steiner disse que a Porsche, além da preocupação com a aerodinâmica, também está investindo no design de baterias com “motor central” a fim de manter os itens dentro de uma estrutura de colisão mais segura.

O técnico sugeriu que tal layout de plataforma poderia ser usado para carros de alto desempenho no futuro, talvez de marcas irmãs, como a Lamborghini e Audi. “Muitas vezes, a direção principal para uma inovação vem do que esperamos que o mercado favoreça, então estamos tentando desenvolver uma tecnologia nesse sentido”, comentou. 

Para a Porsche, seus modelos elétricos serão bem aceitos no mercado. Porém, Steiner disse que: “Ainda é preciso reduzir o peso do 718 eletrificado. Se você dirigir um carro esportivo elétrico de verdade na pista de corrida, sentirá o peso [das baterias]. Você pode não notar isso na estrada, mas um carro esportivo de verdade tem que se sair bem na pista de corrida.”

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *