Nova Amarok estreia em 2022 e compartilha o projeto com a nova Ford Ranger; 1ª geração irá seguir em produção na Argentina.
A Volkswagen revelou novas imagens da 2ª geração da picape Amarok. Modelo que chega ao mercado automotivo internacional em 2022.
Desenvolvida pelos times de engenharia da Ford e Volkswagen na Europa e Austrália, a picape compartilha o mesmo projeto básico da nova Ford Ranger. Inclusive a produção será na unidade industrial da marca americana em Silverton (África do Sul).
Os novos esboços revelam a dianteira da nova picape e também o interior. Por fora, apesar de os dois modelos compartilharem a carroceria, a dianteira da nova Amarok tem linhas próprias e mais próxima da identidade visual da Volkswagen.
Por dentro, a picape segue a mesma fórmula. Elementos típicos dos carros da marca alemã, como o volante e a chave de seta, convivem com a central multimídia de tela grande e no estilo tablet. Marca principal do painel do novo modelo da Ford, mostrado no fim de novembro.
A nova Ranger começa a ser fabricada também em 2022 no mercado internacional. Na América do Sul, onde a marca do oval azul confirmou um investimento de US$ 580 milhões na sua fábrica em General Pacheco (Argentina), a estreia do modelo acontece em 2023. A unidade industrial é um resquício da Autolatina e é vizinha da fábrica da Volkswagen onde é feita a Amarok.
A gama de motores da nova Amarok deverá ser a mesma da nova Ranger. Poderá contar com novos motores 2.0 diesel (um ou dois turbos), 2.3 EcoBoost a gasolina e um 3.0 V6 turbodiesel
“Velha” Amarok
Sem um acordo para a produção da 2ª geração da Amarok pela Ford na Argentina, a Volkswagen irá, a princípio, seguir fazendo em sua própria fábrica a picape de 1ª geração, lançada em 2010.
Desde o seu lançamento, a Amarok já teve mais de 800 mil unidades comercializadas em todo o mundo. A chegada da nova geração irá marcar a retomada das vendas da picape média na Europa. Desde o ano passado, o modelo não é mais produzido na fábrica de Hannover (Alemanha) da Volkswagen.
Atualmente, a Amarok V6 de 1ª geração é a picape média mais potente disponível no mercado automotivo brasileiro, com um motor 3.0 V6 de 258 cv. Por outro lado, a antiguidade do seu projeto fica evidente no pobre conteúdo de segurança e de auxílios tecnológicos de direção.