Versão esportiva do médio, o Toyota GR Corolla estreia com carroceria hatch e câmbio manual de seis marchas
O Toyota Corolla ficou marcado no mercado automotivo brasileiro como um carro confortável e confiável, mas também associado a um público mais velho e conservador. Mas a recém-mostrada versão esportiva GR do modelo quer afastar qualquer sinal de calma ou monotonia associado ao modelo. E o melhor: deve ser comercializada também no Brasil.
Quase um carro de corrida modificado para uso em vias públicas, já que contou com o envolvimento direto da Gazoo Racing – braço de carros de alta performance da empresa japonesa – em seu desenvolvimento, o GR Corolla traz um motor 1.6 turbo de três cilindros, que conta com injeção direta e indireta de combustível para desenvolver 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm.
Já o câmbio é manual de seis marchas, ligado a um sistema de tração integral que permite a distribuição da tração entre os eixos dianteiro e traseiro nas proporções 60-40, 50-50 ou 30-70. Sistemas de freio e suspensão especiais completam o pacote. As rodas, de 18″, tem acabamento em preto brilhante e são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4, na medida 235/40 R18.
Carroceria
Disponível apenas na carroceria hatch de cinco portas, o Toyota GR Corolla utiliza a mesma base GA-C do sedã produzido em Indaiatuba (SP). Mas com diversos reforços estruturais para suportar a força e potência adicionais. As mudanças incluem desde novos pontos de solda até o uso mais extenso de adesivo estrutural.
Para baixar o peso, o capô e as portas dianteiras agora são feitos em alumínio, com a opção de teto em fibra de carbono. O Corolla esportivo traz ainda um kit aerodinâmico funcional para reduzir o arrasto e gerar downforce.
Outra diferença está no processo de produção. No lugar de uma linha de montagem tradicional, cada carro é montado será montado em uma fábrica dedicada em Motomachi (Japão), a mesma de onde saíam máquinas como o Toyota Supra A80 dos anos 1990.
Os GR Corolla serão montados numa linha de montagem especial, com boa parte do processo sendo realizado à moda antiga, por profissionais especializados.
Versões
O Toyota GR Corolla será oferecido nos Estados Unidos em duas versões: Core e Circuit Edition.
A primeira chega até o final do ano, trazendo uma lista de equipamentos com bancos elétricos, pacote Toyota Safety Sense 3.0 (frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado na dianteira e traseira, assistente de manutenção de faixa, monitor de pontos cedos e controle adaptativo de velocidade cruzeiro), painel digital e faróis de LED.
Como opcional, pode receber ainda diferenciais Torsen de deslizamento limitado, sistema de som premium JBL e bancos dianteiros e volante com aquecimento.
Já a Circuit Edition será uma série especial que chega apenas em 2023. Terá um kit aerodinâmico exclusivo, teto em fibra de carbono, e diferencial de deslizamento limitado.