Desativação da unidade industrial da Toyota em São Bernardo do Campo – a mais antiga da marca no Brasil – terá início em dezembro deste ano
A Toyota anunciou nesta terça-feira (5) a decisão de encerrar a sua operação industrial na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Fábrica que estava em operação desde 1962 e é a mais antiga da marca japonesa no Brasil.
Durante vários anos responsável pela produção do 4×4 Bandeirante, nas últimas duas décadas a unidade industrial se dedicou à produção de peças para modelos produzidos no mercado automotivo brasileiro e também na Argentina e Estados Unidos. São Bernardo abrigava também a sede administrativa da Toyota no Brasil, transferida para Sorocaba ao longo de 2021.
De acordo com a Toyota, as atividades da fábrica no ABC Paulista serão assumidas gradualmente, a partir de dezembro, pelos complexos de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, no interior de São Paulo. A expectativa é que esse processo seja concluído até novembro de 2023.
Os modelos Etios (exportação) Yaris e Corolla Cross são produzidos em Sorocaba, enquanto a linha de montagem do Corolla está localizada em Indaiatuba. Já os motores 1.3 e 1.5 16V (Etios e Yaris) e o 2.0 flex (Corolla e Corolla Cross) são produzidos em Porto Feliz.
A unidade industrial do ABC Paulista emprega atualmente 550 pessoas. Todas elas, segundo a empresa, terão a oportunidade de serem realocados dentro das outras fábricas da empresa no Brasil.