Volkswagen W12: a história do supercarro da marca alemã
volkswagen w12

Volkswagen W12: a história do supercarro da marca alemã

O Volkswagen W12 surgiu com o objetivo de mostrar que a marca alemã, conhecida pelos seus populares, poderia fazer também um supercarro

No Brasil e no mundo, a Volkswagen é mais conhecida pelos seus modelos acessíveis do que pelos seus carros de luxo. Pois a marca alemã quis provar nos anos 1990 que também era capaz de criar um supercarro. Foi assim que surgiram os conceitos Volkswagen W12.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Apresentado no Salão de Tóquio em 1997, o pioneiro W12 Syncro era uma aposta tecnológica com o qual a Volkswagen mostraria ao mundo do que era capaz.

volkswagen_w12_syncro_concept_7

Com uma carroceria com linhas aerodinâmicas típicas dos supercarros da época, projetada e produzida por Giorgetto Giugiaro, tinha tração integral e se destacava por trazer em posição central-traseira um inovador motor de 12 cilindros em W.

O motor W12 da Volkswagen foi criado a partir a união de dois motores VR6 de produção. Assim como o VR6 era mais compacto que um V6 tradicional, o W12 também oferecia um pacote mais compacto, sendo menor do que muitos motores V8. Nessa primeira versão, era um 5.6 que desenvolvia 400 cv.

Versões

volkswagen_w12_roadster_concept_2

O projeto Volkswagen W12 resultou em três carros: além do pioneiro Syncro, foram fabricados ainda o W12 Roadster (com carroceria aberta e tração traseira, mostrado no Salão de Genebra de 1998) e o W12 Nardò, o mais impressionante dos três e que foi mostrado apenas no Salão de Tóquio de 2001.

Este último trazia uma versão mais potente do motor W12, agora um 6.0 de 600 cv de potência e 63,3 mkgf de torque. Muito próximo ao que seria usado em diversos carros de produção do Grupo Volkswagen nas décadas seguintes.

O câmbio era manual de seis marchas, com trocas sequenciais e contribuía para o Nardò chegar aos 100 km/h em 3,5 segundos, com máxima de 357 km/h. Esse carro, aliás, acabou entrando para a história da Volkswagen.

volkswagen w12

O carro foi construído especialmente para quebrar o recorde de velocidade média e distância em 24 horas no Centro Técnico de Nardò, na Itália, em uma pista oval cuja inclinação a torna, do ponto de vista físico, uma reta infinita.

Uma semana antes de ser apresentado em Tóquio, o W12 Nardò foi até a pista que lhe deu o nome e percorreu, em 24 horas, a uma velocidade média de 295,24 km/h. Até então, o recorde anterior pertencia a um Chevrolet Corvette, com uma velocidade média de 283,05 km/h em 24 horas.

Volkswagen-W12-Nardò

Com seu nome escrito na história dos supercarros pela primeira vez, a Volkswagen decidiu tentar de novo no ano seguinte. Para isto, levaram até Nardò uma versão modificada do W12 Nardò, reconhecida pela pintura em preto fosco e pelas rodas BBS.

Então, o W12 percorreu nada menos que 7.740,536 km a uma velocidade média de 322,891 km/h. Eram mais de 663 km de distância e 27,7 km/h de vantagem sobre o recorde anterior. Marca que não foi superada até os dias atuais.

O W12 de produção

motor w12 bentley

O objetivo da Volkswagen com o supercarro W12 nunca foi o de colocar o modelo em produção em série, e sim de demonstrar a sua capacidade técnica e a viabilidade dos seus motores W12.

Com o sucesso nos testes, a Volkswagen decidiu seguir com o projeto e se tornou a única empresa do mundo a produzir um motor W12 em série.

O propulsor com essa configuração equipou carros da Volkswagen, Audi e Spyker. E ainda pode ser visto sob o cofre de modelos da linha atual da Bentley. É o caso do esportivo Continental GT Speed que traz um propulsor 6.0 W12 biturbo de 659 cv.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *