Volkswagen ID.Buzz: como será a nova Kombi elétrica?
vw id buzz nova kombi

Volkswagen ID.Buzz: como será a nova Kombi elétrica?

Com visual retrô que lhe rendeu o apelido de nova Kombi, o Volkswagen ID.Buzz é um furgão elétrico para carga e passageiros.

Lançado em 8 de março de 1950, o Volkswagen Kombi é um dos modelos mais icônicos da história da marca alemã. Tanto que a sua primeira geração serviu de inspiração para o novo carro elétrico ID.Buzz.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

A produção do modelo comercial, que ficou conhecido como nova Kombi por conta das suas linhas inspiradas no famoso modelo Corujinha, já foi iniciada na fábrica da Volkswagen em Hamburgo (Alemanha).

Numa coincidência proposital (ou não?), o lançamento oficial do modelo está programado para o dia 9 de março. Ou quase exatos 72 anos desde a apresentação da Kombi pioneira. 

O que sabemos da Volkswagen ID.Buzz

vw id buzz

A nova Kombi foi revelada pela primeira vez no Salão de Detroit de 2017, já com o nome ID.Buzz. Diferente do que acontece normalmente com carros originados em conceitos, o Volkswagen segue praticamente idêntico ao show car.  

No último vídeo de apresentação, a carroceria final do ID. Buzz foi mostrada numa camuflagem colorida. Mas suas silhuetas já são claras. Seu lançamento acontecerá primeiro na Europa e depois nos Estados Unidos. 

O modelo é construído sobre a plataforma MEB, a mesma dos modelos ID.3, ID.4 e ID.5. A expectativa é que o furgão conte com configurações de um ou dois motores, combinada com um conjunto maior de bateria para garantir uma autonomia de 600 km.

O Volkswagen ID.Buzz será ainda o primeiro veículo 100% do Grupo Volkswagen. Os testes do sistema, desenvolvido em parceria com a empresa Argo AI, já estão ocorrendo na Alemanha. A expectativa é de que a tecnologia esteja disponível comercialmente a partir de 2025.

Variações

vw id buzz cargo

Para os Estados Unidos, onde o ID.Buzz será produzido na fábrica da Volkswagen em Chattanooga, haverá uma variante com o layout dos bancos traseiros bem diferente da versão europeia.

Enquanto a versão do antigo mundo contará com três fileiras de bancos “normais”, a estadunidense terá quatro assentos na parte de trás, dois voltados para a frente e dois voltados para a parte traseira. O objetivo dessa versão é focar em clientes que viajam em pequenos grupos e também os serviços de compartilhamento de carros.

Por fim, haverá uma terceira versão comercial, por enquanto chamada de ID.Buzz Cargo, voltada principalmente aos serviços de entregas de encomendas. 

Nova Kombi no Brasil?

A Volkswagen Kombi fez história em nosso país durante seus mais de 50 anos em nosso mercado. Fabricada ininterruptamente de 1957 a 2013, o comercial leve só saiu de linha porque era um projeto incompatível com as novas exigências da legislação.

Além disso, ela foi pioneira de um movimento que hoje é um dos mais importantes do segmento: as vans de passageiros e carga. Muita gente considera inclusive que não existe no mercado um substituto com os mesmos atributos da Kombi, o que faz o modelo ainda ter uma boa procura no mercado de carros usados.

A nova Kombi consegue unir modernidade e tecnologia com um ar de nostalgia. Mas ainda não se sabe se esse modelo irá chegar ao Brasil. Por conta da motorização elétrica, se vier, certamente não será com o mesmo custo-benefício do modelo original.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *