Entenda o processo de avaliação de veículos na InstaCarro

20 de junho de 2019

A comercialização de um veículo usado mudou muito nos últimos anos. Se antes as pessoas faziam anúncios massivos no jornal e mantinham contato por telefone, hoje grande parte da comunicação e da negociação de vendas acontece na internet.

Isso sem contar a força que as plataformas especializadas na venda de carros usados ganharam recentemente. A InstaCarro, por exemplo, firmou-se como uma das melhores alternativas para o vendedor, já que as vendas são feitas para lojistas e isso expande consideravelmente as possibilidades.

Ainda assim, muitas pessoas não entendem ou até desconfiam como funciona o processo de avaliação de veículos da InstaCarro. Se você quer se inteirar sobre o tema de forma consistente e saber como trabalhamos, leia este artigo até o final e fique por dentro do assunto. Vamos lá?

Entenda o que é a avaliação de veículos da InstaCarro

A avaliação de veículos é uma etapa importantíssima quando o assunto é a venda de carros. Inclusive, sua relevância envolve os dois lados envolvidos no processo. Para o vendedor, há o peso de estabelecer o preço que o seu carro vale, enquanto, para o comprador, existe a ajuda para conhecer os modelos que foram bem avaliados quanto ao estado de conservação.

Sabendo que os dois lados têm fortes interesses nessa etapa, nada melhor que contar com o respaldo de uma empresa para fazer isso, certo? A InstaCarro faz essa tarefa por meio de uma avaliação, que consiste em uma vistoria criteriosa. Quando o cliente traz o veículo, ele é analisado por completo.

Inclusive, caso o carro seja importado, verifica-se se ele tem o pneu original, o estepe de fábrica e vários outros detalhes. Tudo é minuciosamente detalhado na avaliação, desde riscos pequenos até uma batida. A intenção é transmitir a realidade do carro para os lojistas que participam dos leilões e ser transparente o suficiente com o cliente.

Critérios essenciais para a avaliação de veículos da InstaCarro

Depois de entender um pouco melhor sobre como a avaliação é importante, veja o que é analisado pela InstaCarro nesse momento.

Aspectos para o laudo de transferência

Os pontos para laudo de transferência (que seriam a autenticidade do chassi, as etiquetas autodestrutivas do carro e as marcações nos vidros) ajudam a dar autenticidade ao veículo. Eles fazem com que o comprador perceba que o carro é realmente aquilo que está no documento.

Laudo cautelar

Esse é o critério que mais prejudica o valor de mercado do carro. Como você já deve saber, um veículo batido dificilmente atinge o mesmo valor de mercado do que um que nunca sofreu com esse prolema, por exemplo. A visão da InstaCarro é transmitir isso para quem encontrou o automóvel e deixar tudo o mais claro possível.

Nesse momento, uma verificação é feita em todos os pontos do carro, como painel, amortecedor, colunas, teto, assoalho de porta-malas, faixa de roda etc. Essa etapa acontece antes de o veículo subir para leilão. Esse laudo é feito pela InstaCarro e é baseado nas empresas de ECV, apesar de não ser normatizado.

Existem vários graus de dano e procuramos sempre apontar na avaliação, mesmo que seja algo mínimo. Ainda assim, é bom destacar que o resultado pode continuar aprovado. Vamos supor que estejamos falando de um cliente que tenha um carro com um painel trocado. Esse modelo pode ser aprovado tranquilamente, tendo em vista que esse painel é uma parte substituível do veículo (e é considerado uma subestrutura).

Feito isso, as longarinas geralmente são passíveis de reprovação de laudo. Para quem não sabe, elas representam a estrutura do automóvel propriamente dita (que são as travessas que vão desde o para-choque dianteiro até o para-choque traseiro e atravessam o carro). Geralmente, quando se tem algum tipo de dano nesse local, já não há mais a mesma rigidez e segurança. Esse é um motivo de sobra para a reprovação, não é mesmo?

Análise dos opcionais

Os opcionais e acessórios também são avaliados com calma, pois alteram muito o valor de um veículo. A InstaCarro tem um cuidado especial nesse quesito, já que sabe que um automóvel completo não tem o mesmo valor do que um sem acessórios e opcionais. Prezamos bastante por essa parte, e, por último, analisamos o aspecto visual. Essa análise envolve os riscos e os amassados.

Saiba por que escolher a InstaCarro

Caso você ainda esteja em dúvida se deve ou não escolher a InstaCarro, então elencamos alguns outros benefícios para você. Para começar, o processo é rápido, fácil e seguro, exigindo pouca participação do vendedor. Isso significa que você consegue vender o seu modelo sem precisar “colocar a mão na massa”.

O primeiro diferencial envolve o fato de você poder escolher onde fazer a vistoria. Ela pode ser realizada no conforto da sua própria casa, no horário em que preferir. Vale destacar que ela não tem custo algum, independentemente do aceite ou não da oferta.

Outro diferencial é a forma como tudo é conduzido. O processo é feito com toda transparência para os envolvidos — vendedor e comprador. O cliente que quer vender o seu veículo, por exemplo, fica sabendo qual é o valor de avaliação do automóvel. Tudo isso é feito por meio de uma avaliação padronizada em um aplicativo que fica com a equipe da InstaCarro. Para garantir resultados mais justos, fazemos as mesmas perguntas para todos os avaliadores.

Mais um diferencial significativo é a segurança no processo. A inspeção no veículo é sempre feita de forma presencial, o que significa que, obrigatoriamente, o carro tem que estar presente e de acordo com as normas do DETRAN para poder prosseguir com a avaliação.

O veículo não pode ter, por exemplo, lanterna quebrada e para-choque estourado. Além disso, itens obrigatórios de segurança devem estar em ordem para fazer a transferência desse automóvel. Convenhamos: todos esses cuidados tornam o processo muito mais seguro.

Depois de ler este artigo, ficou mais fácil entender como funciona a avaliação de veículos na InstaCarro, não é? Lembre-se de optar sempre por um modelo de negócio que preze pela segurança e transparência, pois essa é uma forma eficiente de se livrar de muita dor de cabeça.

Caso ainda esteja em dúvida sobre algum aspecto, entre em contato conosco e entenda melhor como funciona a nossa avaliação de veículos. Essa é uma maneira de ver de perto o nosso processo. Esperamos o seu contato!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *