Lavagem de carro — 6 dicas para deixar o seu carro como se fosse novo!

16/03/2018

Na correria do dia a dia, embaixo de sol e chuva, não há veículo que permaneça limpo. Ainda mais para quem mora em grandes cidades e não consegue tempo para realizar uma lavagem do carro.

Atualmente, existem muitas empresas se especializando para realizar esses serviços de maneira ecologicamente correta, sem prejudicar o abastecimento de água em sua cidade nem despejar resíduos tóxicos no meio ambiente.

Ainda assim, há quem prefira lavar o veículo no conforto da sua casa. Nesse caso, é importante tomar alguns cuidados no momento da lavagem para não danificar peças ou riscar a lataria, deixando sempre limpo e com aspecto de carro novo. E é disso que trataremos neste post! Confira:

1. Saiba por onde começar

Em muitas empresas, é notório que a primeira ação do funcionário que realizará a lavagem do carro seja jogar um jato de água por toda a superfície do veículo. Isso não quer dizer que a atitude seja errada, ao ponto de danificar seu carro — mas, será que é necessário usar tanta água?

Ao molhar todo o carro, sua sujeira tende a escorrer pelas superfícies e parar na parte baixa do veículo, obrigando o lavador a realizar a mesma ação mais tarde. Observando isso, indicamos que você comece a lavagem do carro pelas rodas. Além, é claro, de utilizar menos água.

Comece sempre retirando a sujeira mais grossa, que impregna nas rodas e nas caixas de rodas. Use uma esponja rígida, uma escova com cerdas macias ou um pano — que não deverá ser utilizado para lavagem da lataria, pois, mesmo que você o lave, ele poderá conter pequenos resíduos que causarão riscos na lataria de seu carro.

2. Confira a lataria do carro

Todo proprietário, ao ver seu veículo com cara de novo, fica feliz e satisfeito em poder desfilar nas ruas todo brilho e esplendor de seu veículo, certo? Pois é, a lataria é o “carro-chefe”, o que representa o resultado dos serviços prestados por uma empresa desse ramo.

Contudo, é importantíssimo verificar com quais produtos a empresa trabalha, e de que maneira ela devolve isso à natureza.

Sabemos que, para muitas pessoas, isso pouco importa. Mas para você, querido leitor, que se preocupa com o planeta, saiba que atitudes responsáveis geram consequências satisfatórias a todos. Por isso, procure por empresas que adotaram a lavagem ecológica como diferencial aos seus clientes.

Dessa forma, além de garantir bons serviços realizados por profissionais que passaram por treinamento específico, você também contribuirá para uma vida mais sustentável e ecologicamente correta. Além de deixar o seu veículo com cara de novo!

3. Tome cuidado com intempéries

Embora seja uma palavra pouco usada em nosso cotidiano, uma intempérie nada mais é do que a ação forte do tempo. Na maioria dos casos, para quem quer trocar ou vender o seu veículo, a ação do tempo acaba castigando a pintura nas partes superiores, deixando-o com aspecto pouco chamativo.

Nesse sentido, tome cuidado com as chuvas das grandes cidades ou serenos onde a poluição esteja mais concentrada, pois isso poderá queimar o verniz protetor devido à acidez contida nas nuvens.

É recomendado que, no fim do dia, ao estacionar o seu veículo em casa ou logo após a chuva, você despeje apenas uma vasilha com água limpa para retirar o excesso.

Lembrando que, caso você não tenha garagem coberta em sua residência ou condomínio, o sereno da madrugada também causa o mesmo efeito ácido. Então, realize o mesmo procedimento logo pela manhã, para evitar maiores problemas com a pintura do seu veículo.

4. Lave bem o carro

Muitas pessoas que desejam vender o seu carro procuram mantê-lo sempre limpo para não serem surpreendidos por um possível comprador. Afinal, imagine a reação desse comprador caso se depare com um carpete cheio de restos de alimentos ou a própria lataria toda suja.

Contudo, é preciso ter cuidado com os produtos a serem utilizados nessa lavagem. Muitas pessoas não se atentam ao uso de produtos químicos, e acabam causando um dano maior ao carro, deixando sua aparência pouco chamativa à negociação.

Utilize sempre xampu destinado a lavagem automotiva — evite usar o detergente de cozinha, por ser muito forte para a pintura do carro. Na falta de um produto adequado, utilize sabão neutro e lembre-se de secar bem a lataria para evitar manchas.

5. Cuide também da limpeza interna do veículo

Entrar no carro e poder sentir o cheirinho de limpo é muito bom, não é? Mas manter esse frescor exige um pouco mais de seus cuidados e atenção. Desde o painel até o carpete do assoalho, pode-se encontrar muita sujeira, até mesmo fungos e bactérias.

Procure utilizar produtos específicos destinados a essa limpeza. Algumas pessoas usam o silicone para dar um brilho maior ao plástico do painel, mas esse produto acelera o ressecamento do plástico, deixando-o com aspecto rústico e, posteriormente, sem brilho.

O sol também causa esse efeito, por isso, indicamos que se use sempre hidratante protetor de U.V. (Ultra Violeta), encontrado em supermercados ou lojas especialistas nesse ramo. E os bancos e carpetes devem ser aspirados e higienizados para eliminar bactérias que causam mau cheiro e doenças respiratórias.

6. Mantenha o carro sempre limpo

Assim como limpamos nossos lares todos os dias, não apenas para dar uma cara melhor, mas, principalmente, para evitar problemas com nossa saúde e de toda a família, também devemos nos preocupar com a limpeza do veículo.

Verifique sempre se os dutos de ar e todo canto esquecido entre os bancos e assoalho não se encontram muito empoeirados.

A lavagem externa do carro evita problemas em sua lataria e componentes. Mantê-lo assim exigirá muito de seus cuidados pessoais. Já a parte interna, como dita anteriormente, evitará problemas de saúde e deixará o ambiente sempre agradável a seus passageiros.

Com certeza, caso você decida vender ou trocar o seu veículo, esses cuidados ajudarão muito na hora da negociação. Afinal, o que o comprador terá como a primeira impressão será o visual de um veículo muito bem cuidado!

Enfim, esperamos que essas dicas auxiliem a você, caro leitor, a se atentar sempre nessas boas práticas de limpeza e lavagem do carro. Agora, se gostou deste post, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *