Por que usar uma plataforma para vender carros na internet?

29 de julho de 2019

Uma plataforma para vender carros online é um recurso facilitador que garante mais agilidade, segurança e tranquilidade em todo o processo que envolve a comercialização de um veículo usado.

Um sistema assim é capaz de acelerar a realização de negócios, aproximar compradores e vendedores, simplificar a burocracia, entre outras tarefas que geram maior comodidade para as partes envolvidas nesse tipo de transação.

Para você entender melhor, destacamos como funciona e damos as principais dicas para vender seu carro, mostrando as principais vantagens de uso de uma plataforma. Não deixe de conferir!

Como vender um carro pela internet?

Antes de explicar como funciona o mercado virtual, é preciso deixar claro que a venda pela internet não é realizada totalmente no meio digital. Afinal, é necessário fazer, preferencialmente, uma vistoria no veículo. Logo, todo o processo de compra e venda de carros pela internet mescla etapas on-line e off-line.

Utilizar plataformas digitais para a comercialização de carros é importante, pois o mercado de vendas de veículos na internet é extremamente extenso e com capacidade imensa de alcance, contando com dezenas de milhares de lojistas e concessionárias espalhadas pelo Brasil.

Por conta disso, é preciso filtrar a preferência, pois pode haver muitas inconstâncias regionais e pouca transparência nas transações. Isso pode acarretar problemas para vendedores e compradores. Nesse contexto, o papel das plataformas on-line, de maneira geral, é trazer eficiência para o lojista e para o consumidor, tornando todo o processo de venda de carros on-line mais seguro, confiável e dinâmico.

Do ponto de vista lojista

Da perspectiva do lojista que deseja adquirir carros para revenda, um sistema do tipo ajuda a resolver um de seus principais problemas, que é fazer com que o cliente consiga encontrá-lo. Basicamente, a plataforma une demanda e oferta.

Além disso, uma boa solução do tipo, pode ajudar o dono da loja a adquirir um modelo de organização ideal para o seu estoque. Isso porque a ideia do sistema, para o lojista do ramo, é possibilitar que tenha mais controle sobre o estoque e o montante, conforme sua necessidade, facilitando o planejamento do negócio.

Do ponto de vista do vendedor

Para quem quer vender um carro e tem dificuldade de achar um comprador dono de concessionária, que precise justamente do modelo de veículo a ser comercializado, a plataforma organiza e propicia o encontro de interesse mútuo.

É comum que se leve muito tempo para achar o comprador ideal. Um lojista geralmente oferece condições de pagamentos viáveis, e uma plataforma que estreite esse contato faz valer à pena a procura. Graças ao sistema, isso se torna mais ágil, já que a ferramenta tem o intuito de aproximar as duas partes. A capacidade de transparência para a venda de carros on-line ganha um salto.

Como acontece a escolha do público para esse recurso?

O público que usa uma plataforma de vendas desse tipo, intermediado pela internet, normalmente, tem facilidade de adesão. Há algum tempo que o mercado brasileiro passou a encarar com desconfiança quase nula as possibilidades de vendas on-line. Com veículos, não poderia ser diferente. Somam-se além da confiança, agilidade, praticidade e segurança.

Os recursos que uma plataforma oferece são inúmeros e prometem tornar única a sua experiência com a venda de um usado. As plataformas mais confiáveis e comprometidas com a venda se mobilizam para resolver a documentação, bem como se mantêm disponíveis para receber e procurar uma boa oferta, poupando o valioso tempo do cliente, que tem mais atividades cotidianas — o que o impede de participar de verdadeiros leilões.

De que maneira as plataformas facilitam vender carros na internet?

Como já foi dito, as plataformas contam com a agilidade de informação. E por serem estabelecidas, permitem maior transparência na transação. Se moldam como verdadeiros “QGs” de profissionais especializados, é compreensível que apresentem maior eficácia nas vendas.

Para entender melhor, imagine que você vá a uma feira e encontre três bancas iguais, uma ao lado da outra, vendendo o mesmo produto, porém, cada qual ofertando-o por um preço diferente. Seria fácil escolher o melhor preço, não é?

Não é exagero comparar o mercado que visa vender carros on-line com essa analogia. A agilidade de informação somado à facilidade de pesquisa, permite colocar esses exemplos lado a lado. Para concluir uma venda é preciso pesquisar e negociar exaustivamente. Com o uso da plataforma, é viável reduzir infinitamente esse esforço, pois mantém a abertura para que várias ofertas possam ser simultaneamente propostas.

Quais os erros mais comuns na hora de anunciar o seu carro?

Fique atento na hora de formatar o melhor anúncio para vender o seu automóvel. Alguns erros são bastante comuns para leigos no assunto. Separamos uma lista com 5 erros que prejudicam a sua venda.

Omitir Informações do veículo

Antes de mais nada, seja claro e objetivo quanto ao estado atual do carro. Um texto sucinto de 100 a 150 caracteres é o ideal. Seja honesto quanto aos defeitos e afins, isso evitará frustrações e entraves na hora da visita. Contar com uma inspeção profissional antes do anúncio, é um passo importante para evitar frustrações para todas as partes.

Produza um texto fiel e limpo. Frases sensacionalistas como “oportunidade imperdível”, ou “urgente”, contribuem negativamente para a imagem do vendedor e do veículo. Soa como uma exaltação exagerada frente a um produto deficiente.

Número insuficiente ou excessivo de foto

Uma dica que parece simples, mas que muita gente peca na hora de fazer o anúncio. Ter uma ou duas fotos para venda diz pouco sobre o produto, além de soar suspeito. Priorize cerca de 6 a 8 fotos.

Qualidade das fotos

Opte por uma câmera de melhor resolução. Tenha em mente algumas fotos cruciais para um anúncio dessa natureza. Fotografe o perfil dianteiro e traseiro do carro, além de imagens chapadas da frente e das costas. Registre o interior do carro, mostrando bancos e painel (se possível com a quilometragem a vista). Não se esqueça do pulo do gato: mostre o motor.

Além disso, principalmente para as fotos externas, garanta uma iluminação ideal — sem muita, nem pouca incidência do sol — é importante que o comprador em potencial veja todas as caraterísticas do seu carro.

Esteja disponível ou escolha um serviço que faça isso por você

No ambiente on-line com todo o aparato de agilidade de informações, é imprescindível para concluir uma venda que você sempre esteja disponível. Seja para responder uma dúvida, seja para agendar uma visita. Se por um acaso não tiver tato ou tempo para tal, procure um serviço ou uma plataforma que opere isso para você.

Para o trato com os donos de concessionária, talvez seja o caso de procurar ajuda profissional de uma plataforma que esteja preparada para esse tipo de contato. É comum a participação desse grupo em leilões, que pode interessar ao vendedor. Há algumas plataformas que propiciam esse tipo de venda.

Não falar sobre a quilometragem

De uma vez por todas, omitir a informação de quilometragem do seu carro pode gerar frustrações na hora de fechar a venda. Não entregar essa informação a um possível comprador pode soar duvidoso. O valor do carro não vai abaixar ou diminuir só por causa disso e é provável que você provoque uma perda de tempo para os dois lados. Entenda que existem compradores para todo o tipo de produto.

Na dúvida de qual plataforma escolher?

Na dúvida, escolha a que oferece mais vantagem e comodidades de vender carros on-line. Opte por uma plataforma que disponibilize inspeção veicular antes da venda. Além disso, garanta a agilidade do serviço e histórico de vendas para a comercialização de veículos seminovos e usados. Exija proteção e segurança.

Pessoas físicas que querem vender um carro usado, podem contar com o auxílio de uma equipe de profissionais que representam uma importante fatia na área de comércio de automóveis. Para se informar, contamos como um processo ideal deveria funcionar:

  • o cliente efetua um agendamento on-line para a inspeção em seu veículo na região mais perto dele. O local escolhido pode ser sua residência, trabalho ou algum ponto de inspeção;
  • o procedimento de verificação é executado rapidamente (mais ou menos meia hora é o suficiente). Logo depois de sua conclusão, as informações a respeito do automóvel são encaminhadas para uma plataforma;
  • a partir daí, se o cliente tiver interesse, é possível que o veículo participe de um leilão promovido para os lojistas. O maior preço é escolhido;
  • depois disso, o proprietário do carro é chamado para ser informado sobre um valor preestabelecido ao final do leilão;
  • tendo a aprovação do cliente perante o valor, a venda pode ser selada em questão de poucas horas.

Uma boa plataforma fornece todo o trato com a papelada de documentação da venda, garantindo uma transação segura e depósito do dinheiro. Dentro essa lógica, cada lojista interessado na compra de carros, por sua vez, consegue realizar buscas de veículos que estão sendo leiloados no sistema naquele momento, podendo acessar relatórios de inspeção detalhados e fotos de alta definição.

Contando com o suporte e a proteção de uma plataforma experiente e licenciada, há garantia para ambas as partes de integridade do veículo, verificação das informações e exposição fiel ao produto. Uma verdadeira mão na roda em um processo que, de outro modo, poderia ser bem mais burocrático e demorado.

Por que é mais vantajoso usar uma plataforma especializada para vender o seu carro?

Simples, uma plataforma unificada, dotada de informações privilegiadas, consegue casar oferta com a demanda de modo mais eficiente. Veja alguns dos principais benefícios:

  • processo muito mais seguro, ágil e protegido, evitando as burocracias e problemáticas típicas na hora de vender carros on-line;
  • as ofertas de lojistas e clientes chegam ao interessado na venda sem que este precise sair de casa ou anunciar por conta própria o veículo;
  • garantia da obtenção do maior preço possível pelo produto, devido ao modus operandi comum a leilões;
  • o cliente ainda conta com a facilidade e segurança do depósito feito de forma automatizada dentro de um processo organizado.

Em tempos de correria cotidiana e de diversos problemas a serem resolvidos, contar com o conforto e com a segurança de uma equipe que lhe represente da melhor forma, defendendo o seu interesse, é inexplicável. Imagine o cenário em que há menos questões a serem resolvidas pelo cliente quanto à burocracia em uma transação como essas, uma vez que passa a ser de total responsabilidade da plataforma.

Se você ainda tem dúvidas de como vender carros on-line e quer saber mais sobre como funciona um sistema como esse, além dos demais benefícios para que você possa vender seu carro usado, fique ligado nas nossas dicas. Nós testamos e atestamos um processo que viabiliza a sua tranquilidade e o fechamento do negócio. Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *