O que é uma bateria sólida para carros elétricos?
bateria solida carro eletrico

O que é uma bateria sólida para carros elétricos?

Saiba o que é e como a bateria sólida pode ser tornar uma solução perfeita para os desafios dos carros elétricos dos próximos anos

A expansão do mercado de carros elétricos tem ligação direta com a crise climática e as normas de emissões que se tornam cada vez mais exigentes para os motores a combustão.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Por outro lado, esses automóveis ainda precisam avançar em termos de eficiência. E o processo de produção das baterias atuais envolve uma série de metais pesados, que tornam os carros elétricos poluentes, ainda que de uma maneira diferente dos modelos a diesel e gasolina. Esse contexto torna o desenvolvimento da bateria sólida uma proposta importante.

Por que a bateria sólida é o futuro?

A maioria dos dispositivos eletrônicos e carros elétricos usam baterias de íons de lítio recarregáveis ​​para fornecer energia. As baterias de estado sólido são construídas de forma semelhante, mas usam um eletrólito sólido em vez de um em estado líquido. 

Esses eletrólitos podem ser feitos de matérias-primas comuns, como cerâmica ou vidro. Uma mudança considerável, já que dispensa a necessidade dos metais pesados das baterias convencionais. Essas baterias de estado sólido são mais seguras de usar do que qualquer outra fonte de energia. Tudo isso aliado a um processo mais limpo de produção. 

A compacidade de um eletrólito sólido permite maior densidade de energia, maior alcance de viagem, tempos de carregamento mais rápidos para os motoristas e menor risco de incêndio. Apesar de parecer uma solução perfeita, transformar baterias de estado sólido em realidade é um processo complexo. 

Baterias sólidas em larga escala

Produzir baterias de estado sólido em larga escala ainda é um empreendimento complicado por vários motivos, sendo o principal o custo. Uma coisa é fazer uma bateria de estado sólido funcional. Outra é viabilizar a produção em tal escala que possam alimentar carros de produção.

Grandes montadoras anunciaram planos para investir em tecnologias ligadas às baterias de estado sólido. Porém, ninguém está mais perto de trazer baterias de estado sólido para o presente do que a Toyota.

A montadora tem planos de lançar o seu primeiro carro com bateria sólida em 2025. Mas inicialmente a tecnologia será usada em um automóvel híbrido. Justamente pela barreira do custo.

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *