Carro voador: entenda o que é e como funciona um eVTOL
Eve carro voador evtol

Carro voador: entenda o que é e como funciona um eVTOL

Um carro voador? Saiba mais sobre o eVTOL e o conceito de aeronave para curtas distâncias que mudará a mobilidade urbana nas próximas décadas

Você já deve ter ouvido em carros voadores e como eles devem revolucionar a mobilidade urbana nas próximas décadas. Pois dessas aeronaves que mistura características de automóveis e aeronaves e eVTOL, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Apesar de conceitualmente ser muito parecido com um helicóptero convencional, o conceito tecnológico do eVTOL se destaca pelo seu custo operacional muito mais baixo, o que viabilizaria o seu uso em voos curtos dentro das cidades.

Os eVTOLs decolarão de vertiportos, seja com passageiros ou objetos. Algumas empresas planejam utilizar a infraestrutura já existente nas cidades para criar os vertiportos, enquanto outras desejam construir seus próprios espaços ou montar e operar vertiportos compartilhados.

A ideia é que, no futuro, um bairro tenha um vertiporto para criar uma conexão aérea dentro das cidades, quase como terminais de ônibus ou estações de metrô, mas voando.

Desde meados de 2010, várias startups e as maiores empresas aeronáuticas do mundo começaram a investir em projetos de eVTOL. Além da Airbus Helicopters, que começou a trabalhar em um carro voador em 2015, a americana Boeing e a brasileira Embraer também trabalham para marcarem espaço nesse segmento.

O eVTOL Eve

O projeto da Embraer está sob os cuidados da Eve Air Mobility, braço da companhia aeronáutica brasileira criado para o desenvolvimento e produção desses carros voadores.

Eve aliás é o nome do primeiro desses eVTOL da companhia. Revelado em 2018, será inicialmente capaz de levar quatro passageiros por uma distância de até 100 km, com um custo de voo por assento até seis vezes menor do que o dos helicópteros, produzindo até 90% menos ruído.

Em fevereiro, a Eve deu início ao processo de certificação do seu e VTOL junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o que é um passo fundamental para o uso comercial dessas aeronaves, o que deve acontecer a por volta de 2026. Até o momento, o eVTOL Eve já somou mais de 1,7 mil encomendas de operadores no Brasil e no exterior.

Vou ter um carro voador em casa?

Apesar de serem conhecidos como carros voadores, os eVTOL na verdade se comportam como aeronaves. Isso quer dizer que ele é mais parecido com os aviões e helicópteros do que com os automóveis.

Embora o voo autônomo seja previsto nos projetos dessas aeronaves para a próxima década, inicialmente os eVTOL vão depender de um aviador treinado para serem pilotados.

Outro problema é a infraestrutura necessária para a operação dessas aeronaves, que inicialmente as torna mais adequadas para serviços de táxi voador ou de entregas.

No Brasil, a Gol e a Azul têm acordos para receber a partir de 2025 seus primeiros eVTOLs, que serão produzidos por empresas europeias. A Embraer, por sua vez, promete entregar sua versão da aeronave para clientes a partir de 2026.

Posts relacionados

Novo Mini Aceman 2025 será lançado na Auto China 2024

Novo Mini Aceman 2025 será lançado na Auto China 2024

O SUV Crossover 100% elétrico, Mini Aceman, terá sua estreia ainda este mês no Salão do Automóvel de Pequim A…
Toyota SW4 versão híbrida leve é lançada e pode chegar ao Brasil

Toyota SW4 versão híbrida leve é lançada e pode chegar ao Brasil

Toyota SW4 lança versão híbrida leve na África do Sul com o nome de Fortuner, mas modelo deve ir para…
Mercedes-AMG EQS 53: Luxo, tecnologia e desempenho a um preço (quase) proibitivo

Mercedes-AMG EQS 53: Luxo, tecnologia e desempenho a um preço (quase) proibitivo

Mercedes-AMG EQS 53 é um elétrico tão absurdo que o seu preço é só uma coisa a mais para te…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *