Chevrolet Spin terá mudanças no motor para seguir no mercado em 2022
Conheça 7 opções de carros de 7 lugares no mercado brasileiro Chevrolet Spin Premier 2022

Chevrolet Spin terá mudanças no motor para seguir no mercado em 2022

Veterano, propulsor 1.8 Família I do Chevrolet Spin irá ganhar em 2022 novidades tecnológicas para se adequar às novas regras de emissões do Proconve L7.

Em janeiro de 2022, entra em vigor no Brasil o Proconve L7, que estabelece limites mais rígidos para a emissão de poluentes por automóveis. E a Chevrolet revelou as mudanças que preparou para o motor do Spin para adequá-lo aos novos padrões.

cta blog venda seu carro

O monovolume, que é o carro de 7 lugares mais acessível do Brasil, é um dos poucos modelos da linha atual da Chevrolet a contar com um motor Família I, que fez a sua estreia no mercado automotivo brasileiro em 1994, com o Corsa.

Modernizado ao longo das últimas décadas, o propulsor irá ganhar novas melhorias para atender os padrões atualizados de controle de poluição.

O bloco 1.8 do Chevrolet Spin a partir de 2022 irá incorporar novo catalisador (mais durável e eficiente) e deixa de contar com o tanquinho de gasolina para a partida a frio.

quanto vale esse carro na instacarro

O reservatório – necessário para a partida do motor em condições de baixas temperaturas e alto percentual de etanol no tanque – terá o seu papel assumido pelos bicos injetores aquecidos. Como já acontece nos motores flex de projeto atual.

Com isso, o painel de instrumentos do Spin passa a trazer uma nova luz de alerta para indicar o funcionamento do sistema.

O pacote de novidades traz ainda um novo tanque de combustível multicamadas e com filtros para reduzir a evaporação de combustível na atmosfera.

Completa o pacote uma nova calibração de motor e câmbio, para compensar as mudanças técnicas para reduzir consumo e emissões.

Outros modelos e motores

Chevrolet S10 Z71 (8)

Além dos Família I, os novos motores 1.0 e 1.2 dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker, além do 1.4 turbo dos argentinos Cruze e Cruze Sport6, também terão que mudar para se adequar ao Proconve L7.

A Chevrolet não detalhou as alterações. Mas destacou que alguns dos novos sistemas e tecnologias adotados serão obrigatórios apenas em fases posteriores do Proconve. Ainda de acordo com o fabricante, o impacto foi de 43% na redução média dos gases por modelo

No caso do motor 2.8 turbodiesel da S10 e do Trailblazer, a principal novidade para 2022 é a adoção de um novo filtro, que anula em até 95% a emissão de particulados. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país.

Proconve L7

carro verde soltando fumaça pelo escapamento - catalisador ineficiente ou removido

Usando como referência a legislação antipoluição do estado americano da Califórnia, o Proconve L7 passa a somar as emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) com as de hidrocarbonetos. E restringe ainda mais os limites para a evaporação de combustível para a atmosfera.

Outra mudança é na metodologia dos testes. Eles passam a incluir avaliações em condições reais de trânsito para provar que atendem os limites fora do laboratório. Outra exigência é o aumento da durabilidade das emissões para 160.000 km ou 10 anos, o dobro da especificação atual.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

One Comment

  1. Léo Bomfim

    A GM poderia tomar coragem, parar com esse motor jurássico e colocar o 1.0 turbo na Spin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *