Chevrolet Spin terá mudanças no motor para seguir no mercado em 2022
Conheça 7 opções de carros de 7 lugares no mercado brasileiro Chevrolet Spin Premier 2022

Chevrolet Spin terá mudanças no motor para seguir no mercado em 2022

Veterano, propulsor 1.8 Família I do Chevrolet Spin irá ganhar em 2022 novidades tecnológicas para se adequar às novas regras de emissões do Proconve L7.

Em janeiro de 2022, entra em vigor no Brasil o Proconve L7, que estabelece limites mais rígidos para a emissão de poluentes por automóveis. E a Chevrolet revelou as mudanças que preparou para o motor do Spin para adequá-lo aos novos padrões.

O monovolume, que é o carro de 7 lugares mais acessível do Brasil, é um dos poucos modelos da linha atual da Chevrolet a contar com um motor Família I, que fez a sua estreia no mercado automotivo brasileiro em 1994, com o Corsa.

Modernizado ao longo das últimas décadas, o propulsor irá ganhar novas melhorias para atender os padrões atualizados de controle de poluição.

O bloco 1.8 do Chevrolet Spin a partir de 2022 irá incorporar novo catalisador (mais durável e eficiente) e deixa de contar com o tanquinho de gasolina para a partida a frio.

quanto vale esse carro na instacarro

O reservatório – necessário para a partida do motor em condições de baixas temperaturas e alto percentual de etanol no tanque – terá o seu papel assumido pelos bicos injetores aquecidos. Como já acontece nos motores flex de projeto atual.

Com isso, o painel de instrumentos do Spin passa a trazer uma nova luz de alerta para indicar o funcionamento do sistema.

O pacote de novidades traz ainda um novo tanque de combustível multicamadas e com filtros para reduzir a evaporação de combustível na atmosfera.

Completa o pacote uma nova calibração de motor e câmbio, para compensar as mudanças técnicas para reduzir consumo e emissões.

Outros modelos e motores

Chevrolet S10 Z71 (8)

Além dos Família I, os novos motores 1.0 e 1.2 dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker, além do 1.4 turbo dos argentinos Cruze e Cruze Sport6, também terão que mudar para se adequar ao Proconve L7.

A Chevrolet não detalhou as alterações. Mas destacou que alguns dos novos sistemas e tecnologias adotados serão obrigatórios apenas em fases posteriores do Proconve. Ainda de acordo com o fabricante, o impacto foi de 43% na redução média dos gases por modelo

No caso do motor 2.8 turbodiesel da S10 e do Trailblazer, a principal novidade para 2022 é a adoção de um novo filtro, que anula em até 95% a emissão de particulados. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país.

Proconve L7

carro verde soltando fumaça pelo escapamento - catalisador ineficiente ou removido

Usando como referência a legislação antipoluição do estado americano da Califórnia, o Proconve L7 passa a somar as emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) com as de hidrocarbonetos. E restringe ainda mais os limites para a evaporação de combustível para a atmosfera.

Outra mudança é na metodologia dos testes. Eles passam a incluir avaliações em condições reais de trânsito para provar que atendem os limites fora do laboratório. Outra exigência é o aumento da durabilidade das emissões para 160.000 km ou 10 anos, o dobro da especificação atual.

Posts relacionados

Volvo EX30 Ultra exagera no minimalismo, mas é um dos melhores elétricos do mercado

Volvo EX30 Ultra exagera no minimalismo, mas é um dos melhores elétricos do mercado

Volvo EX30 Ultra é a porta de entrada para os veículos da marca. É bonito, bem equipado e anda muito,…
Qual o valor de uma vistoria veicular em 2024? Saiba quanto custa

Qual o valor de uma vistoria veicular em 2024? Saiba quanto custa

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para garantir que os veículos estejam em condições seguras e conforme as leis…
Rodas esportivas: 3 tipos que dominam o mercado brasileiro

Rodas esportivas: 3 tipos que dominam o mercado brasileiro

Descubra os diferentes tipos de rodas esportivas que são as principais no Brasil. Rodas de liga leve, forjadas ou de…

One Comment

  1. Léo Bomfim

    A GM poderia tomar coragem, parar com esse motor jurássico e colocar o 1.0 turbo na Spin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *