Os automóveis estão mais tecnológicos e conectados do que nunca. Mas conheça algumas tecnologias que vão mudar (ainda mais) a forma de usar o carro nos próximos anos
Da central multimídia aos sistemas eletrônicos de segurança. Os carros atuais têm tanta tecnologia incorporada que mesmo automóveis populares trazem mais chips que muitos modelos desejados produzidos há 20 anos.

Mas se você já se impressiona com a complexidade dos automóveis 0km que vemos atualmente nas concessionárias, certamente vai ficar ainda mais impactado com algumas tecnologias que já estão chegando aos modelos de luxo e nos próximos anos devem chegar também ao carro na garagem da sua casa. Confira algumas delas a seguir.
Direção autônoma

Atualmente, boa parte dos modelos de luxo contam com sistemas de direção semiautônoma, que permitem ao automóvel se guiar sozinho em tempo bom e por rodovias bem pavimentadas e sinalizadas.
Mas alguns fabricantes, como a Honda e a Mercedes-Benz, já apresentaram no mercado carros autônomos de nível 3, que já conseguem se locomover sem o motorista em engarrafamentos e outras condições de tráfego lento.
Nível de autonomia que está dois passos atrás da direção 100% autônoma. Algo que deve chegar aos carros de produção até o fim da década de 2030 e irá dispensar a atenção do condutor mesmo nas situações mais adversas de direção.
Carro de estar

O avanço das tecnologias de carro e a chegada do 5G irão contribuir para que o interior dos automóveis seja ainda mais parecido com uma sala de estar.
Nos próximos anos, não é demais esperar que mesmo carros mais acessíveis sejam equipados, por exemplo, com multimídias de tela grande.
Algo que já pode ser visto em carros de luxo como o novo BMW Série 7, que traz para os passageiros do banco traseiro uma tela de 31″ com resolução 8K e a possibilidade de assistir serviços de streaming.
Estacionamento remoto

Imagine só a situação: você está atrasado para um compromisso, mas ainda precisa procurar uma vaga para estacionar o seu carro. Pois em breve será possível deixar o automóvel sozinho para que ele mesmo procure um local para parar.
A tecnologia já está sendo testada por vários grandes fabricantes nos mercados automotivos internacionais e deve chegar em breve aos carros de produção.
Carros elétricos de grande autonomia

Antes restritos ao uso urbano por sua baixa autonomia, os carros elétricos como o Volvo XC40 começam a ficar cada vez mais interessantes para uma viagem, por conta das suas baterias que permitem atualmente uma autonomia de mais de 400 km.
Marca porém, que fica abaixo de modelos a diesel ou híbridos, que podem facilmente superar a barreira dos 800 km. Mas essa limitação dos automóveis 100% a bateria já está sendo resolvida pelos fabricantes de carros.
Recentemente a Mercedes-Benz mostrou o Vision EQXX, um carro-conceito que conseguiu rodar 1.000 km com apenas uma carga de bateria e enfrentando condições reais de tráfego.
Pneu sem ar

Imagine só um pneu que não exige calibragem e ainda consegue ser mais resistente a impactos. Pois essas são algumas vantagens dos pneumáticos que dispensam ar.
Neste tipo de pneu, a união entre a banda de rodagem e o restante da carcaça é feito por estruturas flexíveis e resistentes produzidas com polímeros. A Michelin, por exemplo, espera que o seus pneus sem ar estejam prontos para chegar ao mercado em 2024.