Como funciona o recarregamento sem fio de carros elétricos?
recarregamento sem fio de carros elétricos

Como funciona o recarregamento sem fio de carros elétricos?

Recarregamento sem fio de carros elétricos está mais próximo do nosso dia a dia do que você imagina. Entenda como funciona:

Você sabia que o recarregamento sem fio de carros elétricos está mais próximo do que você imagina? Pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia automotiva de recarregamento sem fio para elétricos em parceria com a HEVO, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de carregamento automotivo sem fio.

cta blog venda seu carro

Essa tecnologia possui uma bobina eletromagnética polifásica que atinge uma densidade de potência de 1,5 megawatts por metro quadrado, que equivale ser de 8 a 10 vezes maior do que a tecnologia convencional, permitindo que veículos elétricos, inclusive, sejam carregados enquanto trafegam em alta velocidade.

Como funciona o recarregamento sem fio?

A tecnologia de recarregamento sem fio de veículos elétricos funciona reenergizando a bateria do veículo quando ela é colocada sobre uma plataforma de carga ou passa por uma estrada “especial” que transfere a energia através do espaço de ar entre as bobinas magnéticas embutidas no solo e o carro.

Segundo o CEO da HEVO, Jeremy McCool, “Com apenas um dispositivo sem fio montado no veículo, o motorista poderá carregá-lo com níveis de até 300 quilowatts enquanto dirige, com uma eficiência energética de até 96,5%.” 

Além da tecnologia de recarregamento, o laboratório ORNL também está trabalhando em um conversor capaz de eliminar um dos estágios de conversão de energia por meio de transferência sem fio, criando uma infraestrutura estacionária mais compacta e econômica.

Velocidade de recarregamento

Hoje, veículos elétricos comerciais possuem baterias que variam entre 30 kWh e 60 kWh e precisam de 15 a 20 minutos para carregar em uma fonte de 300 kW. Para reduzir esse tempo para 5 a 10 minutos, a potência teria que ser aumentada para meio megawatt ou mais, tornando sua fabricação inviável.

Com o sistema de recarregamento sem fio do ORNL, seria possível a eletrificação dinâmica em tempo real. Isso reduz o tamanho das baterias internas, deixa a estrutura mais leve e aumenta a autonomia, criando veículos que podem trafegar por vários quilômetros sem parada para recarga.

Quando a tecnologia chegará? 

Além do ORNL, outra empresa, a Qualcomm, está trabalhando em tecnologia de recarregamento sem fio. Essa empresa está usando na Fórmula E sua solução, porém, já admitiu que levará alguns anos até que nós, consumidores comuns, vejamos ao vivo e a cores. A expectativa é que chegue depois de 2024.

Volvo e o recarregamento sem fio

Neste ano, a Volvo iniciou o projeto de eletroposto sem fio em Gotemburgo, na Suécia. Ao longo de três anos, a maior operadora de táxi da Escandinávia, chamada Cabonline, vai utilizar uma pequena frota de XC40 Recharge para testar o carregamento de carros elétricos por indução. 

recarregamento sem fio de carro eletrico volvo taxikurir gotemburgo

A estação funciona assim: ela envia a energia através da zona de carregamento instalada no asfalto. O automóvel, por sua vez, recebe esta energia por meio de um receptor instalado na parte inferior do carro.

Após isso, o carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona na zona de carregamento delimitada, permitindo a recarga. Para facilitar o alinhamento do carro a zona de carregamento delimitada na rua, serão utilizadas câmeras de 360º graus. 

A potência de carregamento do XC40 Recharge será acima de 40 kW, fazendo com que a velocidade de recarga destas estações seja cerca de quatro vezes mais rápida que os carregadores domésticos AC (corrente alternada) de 11 kW e quase tão rápida como os carregadores de DC (corrente contínua) de 50 kW.

Os veículos serão usados 12 horas por dia e vão rodar mais de 100 mil quilômetros por ano, o que coloca a prova também a durabilidade de carros totalmente elétricos.

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *