Pneu sem ar I-Flex traz estrutura interna inovadora para reproduzir a eficiência dos pneumáticos tradicionais sem a necessidade de calibragem.
A fabricante sul-coreana de pneus Hankook apresentou recentemente o pneu sem ar i-Flex, um conceito que imagina como serão os pneumáticos dos carros do futuro.
Para suportar a carga e absorver impactos, o I-Flex é inspirado nas células dos organismos vivos. Isso permite a construção de estruturas em três dimensões com formatos hexagonais e tetragonais, que além de uma melhor absorvição de impactos permite oferecer um suporte mais estável para cargas.
A banda de rodagem também é inovadora, com um formato em “c”, que garante uma maior contato com o solo, e um desenho em colmeia pensado em seu uso multidirecional.
O primeiro “automóvel” equipado com o I-Flex foi o Hyundai Plug & Drive. O conceito do fabricante sul-coreano é um plataforma inovadora e elétrica voltada para o transporte individual urbano e o transporte de pequenas cargas.
Pneu do futuro
Nos últimos anos, vários fabricantes de pneus têm realizados estudos envolvendo pneus sem ar.
Além de serem menos vulneráveis a danos provocados por furos e cortes, que em um pneu convencional várias vezes exigem a sua troca prematura, o pneumático sem ar dispensa a necessidade de calibragem ou de sistemas de monitoramento de pressão.
Contribuindo assim para a redução do consumo energético do carro. Características que tornam esse produto uma solução ideal para os automóveis 100% autônomos que farão a sua estreia nos próximos anos.
Embora a Hankook não tenha divulgado uma data para o início da produção em série do i-Flex, a francesa Michelin pretende colocar o pneu Uptis no mercado em 2024.