Os carros a gasolina vão acabar: prepare-se para a nova era automotiva
os carros a gasolina vão acabar bomba de gasolina

Os carros a gasolina vão acabar: prepare-se para a nova era automotiva

Os modelos elétricos serão predominantes na Europa até 2030 e essa tendência em breve chegará ao Brasil. Mas aí fica a pergunta: os carros a gasolina vão acabar?

Você deve ter ouvido falar várias vezes que na nova era automotiva os carros a gasolina vão acabar, não é mesmo? Essa discussão tem pelo menos 20 anos, e muitos ainda são relativamente descrentes que essa mudança vai mesmo chegar.

cta blog venda seu carro

Vale saber, que esse momento está realmente batendo à porta. Isso porque diversas montadoras já deram seu prazo final para a fabricação de carros com motor a combustão e já começaram a produzir novas tendências automotivas. Essa é uma razão para se preocupar? Está com medo de precisar trocar seu possante em breve?

Para tirar todas suas dúvidas, vamos falar mais sobre esse processo de mudança a seguir. Boa leitura!

O calendário europeu para fabricação de carros a combustão

os carros a gasolina vão acabar volkswagen id.3

O “Efeito Tesla” já bateu no cenário europeu e pode ser um dos grandes alertas para identificarmos como isso vai atingir o cenário nacional de fabricação de veículos. Por lá, os carros elétricos estão cada vez mais populares, principalmente após a Tesla começar a vender veículos em grande escala.

A Ford foi uma das primeiras a anunciar essa mudança e, consequentemente, também é a que tem o projeto de curto prazo. Diante disso, a montadora já divulgou que seus planos de eletrificação chegarão a todos os modelos até 2026, pelo menos em território europeu.

A Volkswagen também acompanhou as demais fabricantes e anunciou em junho que, na Europa, venderá apenas automóveis elétricos até 2035. Sendo assim, esse cenário poderá se estender um pouco mais nos Estados Unidos e China.

A Fiat fez o mesmo anúncio também no início de junho. A italiana confirmou que sua produção de veículos a combustão será apenas até 2030, dedicando-se apenas à produção de veículos elétricos.

As mudanças no cenário europeu são rápidas e têm puxado também esse movimento nos Estados Unidos — outro mercado produtor importante. Isso ocorre porque por lá, os governos dos países membros da União Europeia têm discutido a eletrificação com mais atenção.

Afinal, foi aprovada uma nova proposta de limites de emissão de poluentes para os integrantes do bloco, tornando necessária a redução de 60% de CO2 até 2030 e 100% até 2035. E, obviamente, isso impacta o mercado automotivo.

Dessa forma, ainda que as montadoras estejam sinalizando o processo de mudança para veículos elétricos, a decisão pode ser um grande potencializador das mudanças. Com isso, veremos grandes mudanças acontecendo já nas próximas gerações de veículos.

Carros a gasolina vão acabar? Posicionamento de outras montadoras

os carros a gasolina vão acabar nissan leaf

Outras montadoras, principalmente de carros de luxo, já se posicionaram afirmando que encontraremos mudanças significativas nos próximos anos. Vejamos a seguir as principais delas:

  • Jaguar: até 2025 seu portfólio será 100% elétrico;
  • Bentley: até 2026 terão modelos apenas elétricos;
  • Volvo: até 2030 a matriz pretende comercializar apenas veículos 100% elétricos e os propulsores a combustão, 1.5 e 2.0 turbinados, não terão substituição;
  • Mercedes-Benz: ela já afirmou que até 2039 pretende ter 100% dos seus veículos comercializados, livres de emissão de carbono;
  • Renault: não criará novos carros com motores de combustão e os modelos recentes serão modernizados para as novas normas de emissão de carbono;
  • Nissan: todos os lançamentos até 2030 terão versões elétricas e todos os veículos na Europa serão sem motor de combustão a partir de 2031. A medida vale também para Estados Unidos, Japão e China;
  • Honda: tem um plano mais conservador, no qual 2/3 dos veículos serão híbridos ou elétricos até 2030, com 100% dos carros sem motor de combustão até 2040.

Como você pode ver, está muito perto de chegar o dia em que os carros a gasolina vão acabar. No próximo tópico, discutiremos se esse cenário também está previsto no Brasil.

O calendário brasileiro para fabricação de carros a combustão

os carros a gasolina vão acabar montagem fiat mobi

Por aqui, ainda temos uma indústria engatinhando na fabricação de veículos elétricos. Porém, a tendência é que isso venha ganhando mais força nos próximos anos, principalmente pela nossa aproximação com o cenário europeu.

Já no Brasil, muitas empresas que possuem montadoras em território nacional estão sinalizando suas mudanças para a nova era dos motores, sem uso de gasolina ou etanol. Desse modo, vamos ver quais delas já deixaram claro o seu posicionamento pelas terras brasileiras.

Algumas marcas já começaram o processo de mudanças. Por exemplo, a Volvo tem avançado em direção aos veículos elétricos. Atualmente, você só consegue adquirir veículos elétricos ou híbridos. Assim, caso você queira um veículo da marca que tenha só motor a combustão, já não consegue mais. Isso não será mais possível, pois a GM anunciou em janeiro de 2021 que deixará de fabricar carros a combustão no Brasil até 2035.

Os principais pontos que os consumidores precisam saber

os carros a gasolina vão acabar tanque vazio

Provavelmente, vai demorar um pouco mais de tempo para notarmos as mudanças mencionadas, em território brasileiro. Isso porque, na América do Sul e África, elas dependem ainda de condições políticas e infraestrutura local para ocorrerem.

Contudo, os responsáveis acreditam que até 2050, toda a produção mundial de veículos será elétrica. Por isso, talvez seja importante você começar a ficar atento a essas questões.

É importante destacar que as legislações podem mudar ao longo dos próximos 30 anos e acelerar esses processos. Além disso, as marcas vão começar a direcionar cada vez mais a atenção para os maiores mercados consumidores — como a Europa e Estados Unidos — e isso pode começar a impactar os lançamentos de melhores carros a combustão no país.

Como essa é uma tendência mundial, pode ser que tenhamos legislações mais duras em relação à emissão de carbono e, assim, acelerar os processos de mudança. Contudo, não se preocupe, pois isso não será do dia para a noite.

Por isso, ainda teremos infraestrutura para os motores de combustão por pelo menos mais uma geração. Logo, é importante estar atento: o futuro é elétrico! Ainda mais que, está cada vez mais próximo o momento em que os carros a gasolina vão acabar.

Enquanto não temos veículos movidos à eletricidade, os combustíveis continuarão fazendo parte da nossa rotina. Desse modo, busque saber qual a melhor opção para abastecer — gasolina ou etanol — considerando pontos como desempenho e custo-benefício.

Com isso, você consegue garantir um melhor uso dos seus automóveis no momento, enquanto essas mudanças não chegam de fato.

E aí, gostou deste conteúdo? Então, aproveite e compartilhe o post com seus amigos e colegas apaixonados por carros!

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *