Renault Twizy: conheça os detalhes do mini elétrico francês
renault twizy

Renault Twizy: conheça os detalhes do mini elétrico francês

O Renault Twizy foi um dos primeiros carros elétricos modernos do mercado automotivo brasileiro. Saiba mais detalhes dele aqui.

O Renault Twizy foi um dos precursores do movimento “veículo elétrico” na indústria automobilística atualmente. Seu conceito foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2009.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Os anos passaram e enfim o Twizy chegou ao mercado, em 2012. No mercado automotivo brasileiro, as primeiras unidades do modelo chegaram já em 2013. Mas só em 2015 a legislação local passou a permitir que o Renault fosse enquadrado em uma categoria especial de quadriciclo para permitir o seu emplacamento.

Com dimensões diminutas (2,33 metros de comprimento e 1,24 m de largura) e capaz de levar dois ocupantes, o Renault Twizy mistura características de carros e dos quadriciclos tradicionais. Não traz portas nem sistema de som. Mas conta com pedais e volante como um automóvel convencional. Até airbag frontal tem.

Motorização

Quando falamos de desempenho, o pequeno francês traz um motor elétrico com 17 cv de potência. Suficiente para levar o Twizy a 80 km/h e acelerar de 0-45 km/h em 6,1 segundos.

O modelo necessita apenas de três horas ligado numa tomada 220 V e já terá garantido uma autonomia de 100 km para rodar. 

Mercado

Um fato curioso do Twizy foi sua liberação para ser usado por adolescentes na França. Em 2016, o governo do país europeu liberou carteiras de motorista para adolescentes de 14 anos que quisessem dirigir uma versão de potência limitada do Twizy.

Já no Brasil, o Twizy não chegou a ser vendido diretamente ao público, embora a Renault tenha importado unidades do carrinho elétrico por meio de parcerias com empresas e o poder público.

Atualmente, a marca francesa tem o hatch compacto Zoe e o furgão Kangoo Z.E. em sua gama de veículos elétricos no Brasil. E em breve deve passar a oferecer também uma variação a bateria do subcompacto Renault Kwid.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

2 Comments

  1. Othon luis da Silva

    Onde comprar no brasil o twist?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Infelizmente o Twizy não foi legalizado para a venda para pessoa física no Brasil. Atualmente, ele compõe pequenas frotas de empresas de seguro e também é utilizado como transporte interno de empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *