O Renault Twizy foi um dos primeiros carros elétricos modernos do mercado automotivo brasileiro. Saiba mais detalhes dele aqui.
O Renault Twizy foi um dos precursores do movimento “veículo elétrico” na indústria automobilística atualmente. Seu conceito foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2009.
Os anos passaram e enfim o Twizy chegou ao mercado, em 2012. No mercado automotivo brasileiro, as primeiras unidades do modelo chegaram já em 2013. Mas só em 2015 a legislação local passou a permitir que o Renault fosse enquadrado em uma categoria especial de quadriciclo para permitir o seu emplacamento.
Com dimensões diminutas (2,33 metros de comprimento e 1,24 m de largura) e capaz de levar dois ocupantes, o Renault Twizy mistura características de carros e dos quadriciclos tradicionais. Não traz portas nem sistema de som. Mas conta com pedais e volante como um automóvel convencional. Até airbag frontal tem.
Motorização
Quando falamos de desempenho, o pequeno francês traz um motor elétrico com 17 cv de potência. Suficiente para levar o Twizy a 80 km/h e acelerar de 0-45 km/h em 6,1 segundos.
O modelo necessita apenas de três horas ligado numa tomada 220 V e já terá garantido uma autonomia de 100 km para rodar.
Mercado
Um fato curioso do Twizy foi sua liberação para ser usado por adolescentes na França. Em 2016, o governo do país europeu liberou carteiras de motorista para adolescentes de 14 anos que quisessem dirigir uma versão de potência limitada do Twizy.
Já no Brasil, o Twizy não chegou a ser vendido diretamente ao público, embora a Renault tenha importado unidades do carrinho elétrico por meio de parcerias com empresas e o poder público.
Atualmente, a marca francesa tem o hatch compacto Zoe e o furgão Kangoo Z.E. em sua gama de veículos elétricos no Brasil. E em breve deve passar a oferecer também uma variação a bateria do subcompacto Renault Kwid.
2 Comments
Onde comprar no brasil o twist?
Olá, tudo bem? Infelizmente o Twizy não foi legalizado para a venda para pessoa física no Brasil. Atualmente, ele compõe pequenas frotas de empresas de seguro e também é utilizado como transporte interno de empresas.