11 aplicativos para motoristas: facilidade no dia a dia

20/06/2018

João utiliza seu carro todos os dias, seja para ir ao trabalho, fazer comprar ou ir até um local de lazer. Por fazer uso constantemente do seu veículo, ele percebeu que poderia fazer com que seus momentos no trânsito fossem melhor aproveitados, já que ele ficava bastante entediado e sempre acabava pegando as estradas mais movimentadas.

Neste texto, você e João conhecerão alguns aplicativos para motoristas que trazem opções de diversão ou ferramentas que podem auxiliar em uma viagem mais segura e/ou rápida. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira quais são.

1. MapLink

Esse é um aplicativo que traz em tempo real para o usuário qual é a situação de determinadas vias, além de informar a previsão do tempo para aquele momento e disponibilizar câmeras de segurança das estradas pretendidas. Atualmente, ele monitora algumas das principais cidades do país, e é totalmente gratuito e disponível para os dispositivos móveis com iOS e Android.

2. Waze

O Waze é um famoso aplicativo comprado pela Google em 2013 de direção dependente apenas da rede móvel. Ou seja, não é utilizado nenhum tipo de satélite, mas, sim, os próprios usuários quem fazem o aperfeiçoamento e adição de informações na aplicação enquanto a utilizam.

Os próprios usuários podem avisar sobre acidentes, buracos na pista ou outros obstáculos que podem atrapalhar o tráfego de outras pessoas. Assim, ele consegue se manter constantemente atualizado, além de se parecer muito com uma rede social, sendo totalmente gratuito e disponível para Android e iOS.

3. City Maps 2Go

Caso você não tenha conexão móvel enquanto dirige, não precisa se preocupar na hora de usar o GPS, pois com este aplicativo é possível ter acesso ao sistema de posicionamento global mesmo desconectado. Isso é possível porque ele possui mais de 6 mil mapas de cidades em todo o mundo e que são baixados no seu celular.

E caso você esteja turistando, saiba que esta aplicação possui integração com o Wikipedia Travel Guide, que mostra sugestões de lugares para visitar, se alimentar e passar a noite. Além disso, ele também é integrado com o Booking, uma aplicação que realiza reservas em hotéis. O City Maps 2Go pode ser instalado em qualquer dispositivo iOS ou Android.

4. Fale trânsito

Se você é um motorista de aplicativo, o Fale Trânsito contém informações sobre diversas cidades de todo o Brasil, e pode ser utilizado apenas por comandos de voz, fazendo com que o motorista continue prestando atenção na estrada e não tenha que parar ou desviar a atenção para utilizar o celular.

Todas as suas informações são coletadas em sites públicos, como o DETRAN, por exemplo. Inclusive, ele é totalmente gratuito para dispositivos Android e iOS.

5. Here

Muito parecido com o Waze, o Here é um aplicativo de mapeamento. Além de informações sobre o trânsito e estradas naquele momento, você também poderá conferir quais os locais de alimentação ou lazer próximo do local no qual você se encontra, além de saber quais os horários dos meios de transporte públicos que transitam por ali.

O Here também conta com atalhos na tela principal que permitem ao motorista traçar as melhores rotas para os locais que ele visita com mais frequência, como a sua própria casa, por exemplo. Ele é gratuito e disponível para Android e iOS.

6. Wabbers

Também parecido com as aplicações anteriores, o Wabbers funciona como uma rede colaborativa em que os próprios usuários noticiam sobre o andamento das estradas. Além disso, ele lhe oferece as melhores rotas, informações sobre congestionamentos e suas causas.

Além do aplicativo para motoristas, a empresa possui um website que mostra o mapa do trânsito em tempo real com comentários dos usuários. Seu aplicativo é gratuito e disponível para Android e iOS.

7. Alaga SP

São Paulo é uma cidade que sofre com alagamentos todos os anos e, por isso, foi desenvolvido um aplicativo de motorista que monitora 34 pontos do município e informa quais locais estão alagados e que não podem ser atravessados.

8. Carango

Nesse aplicativo você pode cadastrar o seu automóvel e informações básicas de uso e, assim, ele dará resultados como a distância viajada, o total de gasolina que foi consumido e, ainda, cria gráficos mostrando o desempenho geral do veículo e a variação de gastos com o posto.

É uma ótima opção para quem quer começar a economizar com o seu carro, tendo controle dos gastos e saber se está na hora de poupar combustível. Ele é grátis e está disponível para Android e iOS.

9. Trânsito Estadão

Esta aplicação monitora algumas das principais capitais do país, mostrando imagens em tempo real das câmeras de segurança, além de acompanhar notícias e acidentes destes locais. Ele possui uma interface bem simples e categoriza com cores quais as vias que estão livres e quais estão totalmente congestionadas, sendo uma ótima opção de aplicativo para motorista particular. O aplicativo é totalmente gratuito e disponível para Android e iOS.

10. FluxTunes

A aplicação dá ao seu celular um tipo de DJ automático, para que você não precise tirar a atenção da estrada para trocar músicas ou mudar o volume. Seus comandos são intuitivos e com leves toques você já pode realizar as alterações que deseja e continuar focado na estrada.

11. Mãos no Volante

Falar ao celular enquanto dirige é uma atitude perigosa, pois, ao focar na conversa ou em pegar o celular para desbloquear e verificar mensagens, você correrá o risco de sofrer um acidente ou colocar a vida de outras pessoas em risco.

Por isso, o Ministério das Cidades desenvolveu um aplicativo de motorista que estipula por quanto tempo ele permanecerá dirigindo para que a aplicação transfira para a caixa postal todas as ligações recebidas nesse período.

O Mãos no Volante também permite a criação de mensagens personalizadas para serem enviadas enquanto você estiver dirigindo, para que o receptor entenda o porquê da rejeição da sua ligação. Ele é gratuito e disponível para Android.

A cada ano, novas tecnologias são desenvolvidas em diversas áreas, fazendo com que o dia a dia do cidadão comum se torne mais fácil e otimizado. Um exemplo disso, é o aplicativo de carteira de motorista digital, que te salva em momentos que esqueceu a carteira em casa. A cada vez mais, você não precisará perder tempo com afazeres até então complicados ou por falta de conhecimento sobre melhores alternativas. Com a carteira de motorista digital, o aplicativo evita diversos motoristas de passarem por situações inusitadas.

Com esses aplicativos para motoristas, você poderá potencializar a sua experiência nas estradas, garantindo maior segurança para você e demais motoristas e um controle maior das rotas para que não se depare com engarrafamentos e sofra atrasos desnecessários, mas, que causam grande prejuízo para o nosso dia.

Gostou do texto? Então, curta nossa página no Facebook e não perca os conteúdos que disponibilizamos por lá. Assim, você pode ficar por dentro mais rapidamente dos novos posts que saírem aqui no blog!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *