Como funcionam os carros híbridos?

15/06/2018

A relação futura do meio ambiente com a espécie humana ainda é uma incógnita. No entanto, as recentes alterações climáticas já prenunciam a necessidade de mudanças. Assim sendo, a indústria automobilística vem renovando seus conceitos, a exemplo dos carros híbridos e elétricos, que visam a eficiência energética.

Mas e você? Já está familiarizado com um carro híbrido? Caso não, tudo bem! Afinal de contas, o Brasil ainda “engatinha” rumo a políticas ambientalmente sustentáveis. Ainda é necessária uma forte isenção de impostos para que essa tecnologia de carros híbridos no Brasil se popularize. Entretanto, agora é o momento para que você compreenda os carros híbridos, o propósito deles na sociedade e as vantagens ao meio ambiente. Acompanhe!

Carros híbridos: como funciona? Qual a influência dessa tecnologia na sociedade?

A sustentabilidade é o objetivo do novo milênio. As novas gerações, recentes e por vir, já estarão completamente influenciadas por esse ideal. Afinal, a cada dia que passa, as condições climáticas se tornam mais imprevisíveis e, em alguns lugares, atemorizantes.

Por isso, todo esforço que vise prolongar as condições ambientais, de maneira sustentável e não prejudicial, é bem visto. Posto isso, precisamos discutir o impacto dessa tecnologia na sociedade e entender a cada vez mais como funciona carro híbrido.

O que é um carro híbrido?

Essencialmente, para entender o que é carro híbrido, é preciso entender que ele é o intermediário de um veículo sustentavelmente ideal. Isso porque ele representa um meio termo entre dois extremos. Entenda como funciona carro híbrido:

• à combustão: são alimentados por combustíveis fósseis e esgotáveis como a gasolina, etanol, diesel e outros;

• híbridos: utilizam duas forças motrizes, uma elétrica e outra, à combustão, garantindo melhor autonomia, menor consumo e emissão de CO²;

• elétricos: são a mais recente solução para a sustentabilidade automotiva, os veículos são completamente geridos e movimentados pela eletricidade, fonte que pode ser captada de inúmeras maneiras inesgotáveis — solar, eólica, ondomotriz, entre outras.

Com isso, entende-se que os carros híbridos são opções fantásticas em detrimento dos modelos à combustão, com grandes níveis de emissão de CO². Um exemplo fundamental para compreender como é ruim dependermos de combustíveis esgotáveis está na recente paralisação dos caminhoneiros, responsável pela crise do abastecimento em todo o país.

À parte do seu posicionamento a respeito, apenas reflita do quão dependente somos de um recurso natural e, eventualmente, esgotável. Compreenda que a questão da sustentabilidade dos recursos globais é tão preocupante que mobilizou as principais beneficiadas da indústria do petróleo: as montadoras. Entenda a seguir!

Como ela tem impactado o setor automobilístico?

Com furor: tanto por uma perspectiva de mercado, na crescente demanda por tecnologias de energia limpa, quanto por necessidades climáticas e midiática.

Para entender o papel que a imprensa teve na guinada dos carros híbridos e elétricos é importante lembrar do escandaloso Dieselgate, protagonizado por alguns veículos a diesel do Grupo VW. Os automóveis envolvidos eram capazes de alterar os resultados nos testes de emissões de CO², devido a um software intencionalmente projetado para burlar os parâmetros.

O caso recebeu ampla atenção internacional, com a imediata responsabilização do Grupo VW, que na sucessão dos fatos trocou de presidente, averiguou os prejuízos, e iniciou os processos indenizatórios.

Há de se ressaltar que, ao longo do escândalo, outras montadoras ficaram sob suspeita, com a investigação sendo estendida para países como França e Estados Unidos. Desde então, a indústria automobilística mergulhou de cabeça na reparação dos danos, mudando seu posicionamento, filosofia e produtos. A seguir, entenda como funciona o carro híbrido e o que são carros híbridos.

Quais são os principais carros híbridos e quais suas características?

Por hora, o mercado brasileiro não dispõe de uma vasta gama de opções, tanto que os carros híbridos são unanimemente importados, um dos fatores que os tornam tão caros. Mas isso pode mudar em alguns meses, consideradas as recentes sinalizações do governo brasileiro em reduzir o IPI desta categoria (elétricos e híbridos) de 25% para 7%.

Conheça agora o que é um carro híbrido e os principais carros híbridos à venda no Brasil, suas características e preços!

Toyota Prius

É o mais acessível carro elétrico no Brasil. Já é relativamente conhecido pelo consumidor por estar no segmento carro híbrido Toyota desde 2012, em sua geração anterior. Tem uma carroceria sedã e um design contemporâneo, agressivo e futurista.

Confira a ficha técnica do nipônico:

Notou o melhor consumo no trajeto urbano, diferentemente dos carros a combustão? Isso acontece por que o Prius é um carro híbrido da Toyota que utiliza a energia cinética gerada ao frear, recarregando a bateria ao longo da viagem.
Com isso, o carro Toyota híbrido consegue ser ainda mais eficiente, mesmo com o “anda e para” das metrópoles brasileiras. É também um dos carros híbridos mais baratos do país.

Lexus CT200h

O CT200h é mais uma comprovação do investimento oriental nas tecnologias sustentáveis, visto que a Lexus é a divisão de luxo do Grupo Toyota. O único hatch da lista, mas que nem por isso deixa a desejar frente aos concorrentes. O estilo segue a escola de desenho tradicional da Lexus, reconhecida por vincos marcantes e imponentes.

Confira os destaques técnicos desse luxuoso compacto:

Na família, a diferença de valor entre os primos Prius e CT200h fica em torno de R$ 9 mil. Cabe ao consumidor optar pelo status diferenciado proporcionado pelo Lexus, ou apostar na longevidade do projeto híbrido da Toyota.

Ford Fusion Hybrid

O Fusion é um velho conhecido do consumidor brasileiro. Presente no mercado nacional desde a geração mexicana de 2005, que conquistou o apreço do consumidor local. É um dos carros híbridos no Brasil que é a cereja do bolo, configurando a versão de topo do sedã médio da Ford.

Conheça as suas especificações:

Novamente, observa-se melhores médias de consumo no trajeto urbano, também justificada pela capacidade de regeneração da bateria ao frear. A grande vantagem desta opção está na familiaridade do consumidor brasileiro com o produto convencional, à combustão.

Por hora, quando se trata de carros híbridos, vantagens e desvantagens pesam na hora da escolha. Apesar de tudo, os carros híbridos e demais inovações não têm muito destaque no Brasil. Isso também é justificado pela ausência de pontos de carregamento (urbano e rodoviário) e, até mesmo, pelo desconhecimento do consumidor em relação à tecnologia. Mas, felizmente, isso já está mudando. Os carros híbridos no Brasil 2018 estão aumentando, pouco a pouco.

Curtiu este post sobre carros híbridos? Agora que você já sabe o que é carro híbrido e como funciona um carro híbrido, aproveite a passagem em nosso blog para ler o texto sobre as “Cinco tecnologias que vão mudar sua forma de usar o carro” e confira hoje aquilo que será comum amanhã!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *