Tecnologia para carros: conheça as principais novidades para 2019

20/12/2018

O mercado de tecnologia para carros está cada vez mais rápido e eficiente. Prova disso são as tendências que surgem anualmente e impressionam pela funcionalidade, praticidade e segurança que proporcionam. Quem é apaixonado por carro conhece bem esse cenário, que se renova devido á tecnologia e investimentos constantes.

Diante dos avanços do setor, conhecer as novidades que os próximos carros apresentarão é muito importante para que o motorista se mantenha atualizado e possa fazer uma boa escolha na hora de comprar um veículo. Também é importante estar bem informado para fazer uma excelente negociação.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar para você, amante dos veículos, as principais novidades de tecnologia para carros para 2019. Ficou curioso? Quer saber mais sobre as inovações e expectativas capazes de deixar até mesmo os consumidores mais exigentes de boca aberta? Então confira nosso post!

Veículos autônomos

Com a autonomia apresentada por alguns dos novos modelos é possível que o motorista seja um “passageiro” em seu veículo. Se antes carros que se autodirigiam eram vistos apenas em filmes futuristas, agora essa é uma realidade que chega ao mercado e impressiona o motorista.

Isso porque os veículos apresentam tecnologia que faz com que eles se dirijam sem a interferência humana, com controle de acelerador, volante, freio ou qualquer outra função que seja necessário o veículo executar. Impressionante, não?

Ainda não existe nenhum carro desse tipo disponível no mercado, porém montadoras como a Hyundai, Volkswagen e Fiat estão investindo pesado no desenvolvimento dessa tecnologia e não devem demorar para apresentar seus carros autônomos para o consumidor final.

Airbag que auxilia na frenagem

A segurança é um dos principais pontos observados na hora de comprar um carro, por isso quanto mais proteção o modelo oferecer, melhor será para o motorista e para os passageiros caso aconteça alguns problemas ou acidente. Nesse contexto, um sistema de freios eficiente é sempre indispensável.

Outro equipamento de segurança muito importe é o airbag, uma vez que, em caso de colisão, o acionamento do mecanismo é capaz de amenizar significativamente a força do impacto, diminuindo, assim, o grau de riscos que os acidentes podem trazer. Se o freio e o airbag são tão importantes, imagine um carro em que o sistema de airbag ajude a frear o veículo caso seja necessário!

Essa é mais uma novidade que deve surgir no mercado em breve. Esse equipamento já está em fase de testes pela montadora Mercedes-Benz e será colocado na parte de baixo do veículo. Dessa forma, quando uma colisão inevitável for detectada pelos sensores, o airbag será acionado para ajudar a diminuir drasticamente a velocidade do carro e potencializar o poder de frenagem em até 100%.

Outro ponto positivo é que, além de aumentar a proteção do motorista, o novo sistema de airbag também facilita a preservação do carro com seu sistema próprio de fricção que garante eficiência e minimiza os riscos de ferimentos graves e mortes em acidentes.

Possibilidade de armazenamento de energia para carros híbridos

Os carros híbridos têm chamado cada vez mais a atenção devido à sua contribuição com o meio ambiente, já que consumem menos combustível e, consequentemente, emitem menos gases poluentes. Porém, apesar dos benefícios, as baterias desse tipo de veículo costumam ser muito pesadas, além de ocupar um grande espaço.

Para solucionar esse problema, a indústria automobilística tem investido no desenvolvimento de painéis para o armazenamento de energia, que podem ser guardadas diretamente no painel e têm um carregamento mais veloz que o das baterias convencionais.

Na prática, isso significa que os carros vão deixar de ser dependentes das baterias e também vão ficar mais leves. Além disso, haverá redução da quantidade de energia desperdiçada devido ao excesso de peso.

Comunicação entre veículos

O sistema de comunicação entre veículos é uma aposta interessante, que pode diminuir de modo significativo o número de acidentes ocorridos em cruzamentos, locais com sinalização de pare, estradas e sinais vermelhos. Com o funcionamento de sensores que identificam veículos próximos, o motorista terá uma ferramenta eficiente de localização, que permite redobrar a atenção no trânsito.

Essa importante tecnologia é aguardada pelo mercado e pode ser muito eficiente para garantir um trânsito mais tranquilo para todos. A tendência é que a partir da localização dos outros veículos que estejam trafegando na mesma estrada, rua ou pista, o condutor consiga manter uma distância segura, evitando, assim, colisões.

Uso de biometria

A indústria automobilística está entre as que mais investem em inovação, por isso está sempre surpreendendo com novas tendências e tecnologia para carros. Todo esse empenho é justificável pela exigência do público, que espera modelos cada vez mais bonitos e também seguros.

A biometria, que já tem sido usada em diversas áreas, também está sendo implementada no setor automotivo. Atualmente já existem alguns recursos disponíveis no mercado, como um kit que só permite dar partida no carro depois dele obter a confirmação da impressão digital do motorista, porém o uso desse tipo de recurso pode ir muito além disso.

Uma das principais expectativas que existem no mercado é a possibilidade de disponibilizar, para o público final, carros com sensores que detectam os sinais vitais do motorista. Outro recurso interessante é um eletroencefalograma localizado no banco do motorista que pode detectar sinais de sono e emitir alertas sempre que for necessário.

Um outro sensor, que fica preso ao cinto de segurança, deve fornecer informações sobre o estado de saúde do motorista, como os batimentos cardíacos, frequência respiratória, entre outros fatores, a fim de fornecer dados para as autoridades caso aconteça algum acidente.

Neste texto, abordamos apenas algumas das principais tendências para o próximo ano, contudo, quando o assunto é tecnologia para carro, é fundamental estar sempre por dentro das notícias, a fim de não perder nenhuma das inúmeras novidades. Quanto mais conhecimento o motorista tiver, maiores serão as possibilidades de ele fazer um bom negócio, portanto fique atento!

Agora que você já sabe a importância de se manter bem informado, curta nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos exclusivos do mercado e também da nossa empresa. Estamos esperando o seu clique!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *