Carros são considerados bens de valor, podendo ter preços que vão desde o mais barato até a casa do milhão. Nesse sentido, para vender ou comprar um veículo, é importante obter o máximo de informações, a fim de não sair no prejuízo. Essa dica vale, principalmente, para quem optar por uma revendedora de carros usados.
Além de haver possibilidades de sair no prejuízo, o proprietário que deseja vender o seu veículo pode acabar encontrando muita resistência na negociação por parte da revendedora. A necessidade de uma certa taxa de lucro por parte dos lojistas é o principal dificultador para os proprietários de carros.
Confira o post abaixo para saber alguns fatores a se atentar caso prefira vender o seu automóvel com uma revendedora de carros usados. Depois, entenda o porquê da Instacarro ser a melhor opção para isso!
Fatores de negociação com uma revendedora de carros
Como dito acima, a negociação com uma revendedora de carros usados pode acabar sendo estressante, devido às resistências que o vendedor pode encontrar. Confira alguns fatores a se atentar:
Preços dos carros usados
Querer vender o seu carro usado pelo preço determinado em tabelas de valores de mercado — como tabela Fipe — está totalmente dentro dos seus direitos. No entanto, não espere conseguir isso caso você escolha vendê-lo direto em concessionárias. No geral, esse tipo de venda rende um valor 20% menor do que a Fipe.
Vale lembrar que as revendedoras não possuem a obrigação de respeitar os valores da Fipe. Nesse sentido, é importante que o proprietário do veículo à venda tenha consciência dessa prática das revendedoras de carros usados e seja firme durante a negociação para não sair no prejuízo.
Foque no seu preço
Enquanto nos portais on-line o consumidor tem o direito de estabelecer o preço que acha melhor para si — e, quem quiser, que compre —, com as revendedoras os esquema funciona de forma diferente.
Primeiramente, tenha em mente o valor que deseja receber para vender o seu veículo. Sabendo isso, fica mais fácil classificar o quão boa será a oferta do lojista.
Em caso de troca, avalie o carro para ter certeza de que não é furada
A fim de valorizar o próprio veículo, uma boa estratégia é oferecer o seu automóvel como parte do pagamento por um outro — novo ou usado.
No entanto, duas dicas podem ser importantes para não perder dinheiro nessa situação: não fale logo de cara que pretende dar o seu carro como parte do pagamento e avalie o carro a ser adquirido.
Falar no início da negociação — antes de o vendedor mexer algumas vezes no valor do veículo a ser adquirido — que você pretende dar o seu carro como parte do pagamento pode não ser uma boa ideia. Dessa forma, fica mais fácil para o vendedor desvalorizar o seu veículo e obter mais dinheiro no negócio.
Por que vender com a InstaCarro é a melhor opção?
Um dos motivos pelo qual as pessoas correm atrás de uma revendedora de carros usados é o fato de a negociação ser, de certa forma, feita de maneira rápida. No entanto, como apontado acima, há diversos fatores negativos que, além de gerar prejuízo a quem quer vender o carro, também dão uma grande dor de cabeça.
Como resultado, o consumidor pode acabar não recebendo o valor que acha justo. Há diversos casos em que o proprietário precisa vender de forma rápida, algo que facilita a vida dos lojistas. Nesse caso, para não sair no prejuízo, a melhor opção é recusar a revendedora de carros usados e escolher a InstaCarro.
Sabe aquele monte de papelada que tanto o comprador e o vendedor precisam lidar para concretizar a negociação? Então, somos nós quem cuidamos disso para o cliente. Para quem quer vender o seu carro, só resta a tarefa de esperar e decidir se aceita ou não a nossa proposta.
Nosso leilão on-line busca, sempre, adquirir o preço mais justo e vantajoso para o cliente — baseado no valor de mercado do veículo. Agende uma avaliação gratuita e venha conhecer o nosso serviço.