Ter um carro na garagem implica em várias despesas que vão além das prestações do
automóvel como IPVA, manutenção, pedágio… E essas são só três de várias outras que podem custar caro no seu bolso.
Entretanto, há uma despesa em especial que os consumidores não se atentam quando estão procurando um carro novo: o consumo.
Ter de colocar gasolina no automóvel frequentemente pode ser chato, além de nos dar a sensação de gasto de dinheiro constante. Pensando nisso, muita gente busca saber quais são os carros mais econômicos.
Levando em conta essa discussão envolvendo economia e mobilidade, a InstaCarro desenvolveu, utilizando como base os dados do Inmetro, um infográfico elaborado em 21/07/2017 demonstrando quais os dez carros mais econômicos do Brasil. Confira abaixo.
Os carros mais econômicos
Para ajudar você a decidir qual carro econômico comprar, a fim de gastar o mínimo possível com despesas além das prestações do veículo, o Inmetro criou um programa de eficiência energética que aponta os gastos dos veículos com gasolina, etanol e diesel na cidade e nas estradas. Os dados ajudam a saber quais os carros mais econômicos disponíveis no mercado brasileiro. Confira o top 10:

Fonte: site das montadoras
1. Renault Kwid
O novo hatch subcompacto da Renault atinge incríveis 14,9 km/L de média de consumo na cidade, chegando a 15,6 km/L em estradas. Para quem deseja economizar no combustível, o Renault Kwid pode ser interessante.
2. Peugeot 208
No mercado desde 2013, o 208 de motor 1.2, em seus dois primeiros anos de comercialização, vendeu mais de 20 mil unidades. Provavelmente, um dos principais motivos foi o seu consumo: 14,8 km/L na cidade e 15,8 km/L em estradas – maior até que o Kwid da Renault.
3. Citroen C3
O moderno motor 1.2 PureTech – o mesmo do Peugeot 208 – o permitiu aparecer no ranking. Na cidade, atinge um consumo de 14,3 km/L, enquanto, na estrada, consome, em média, 15,6 quilômetros por litro de gasolina.
4. Volkswagen UP!
Nas cidades, o Volkswagen UP! chega em 14,3 km/L de média de consumo, enquanto, na estrada, atinge 16,3 km/L – a maior entre os carros mais econômicos.
5. Fiat Argo
Apenas dois meses após o lançamento em 2017, o Fiat Argo atingiu 4 mil unidades vendidas, mostrando que pode, sim, cair no gosto dos consumidores. Atinge uma média de consumo de 14,2 km/L na cidade utilizando gasolina, e 15,1 km/L nas estradas.
6. Renault Logan
Na cidade, consegue marcar uma média de 14 km/L. Já em estradas, o Renault Logan costuma fazer quase 15 quilômetros por litro.
7. Fiat Mobi
O carro não é só estilo: possui câmbio automatizado de 5 marchas e uma ótima média de consumo. Atinge 14 km/L nas cidades e 15,9 km/L em estradas.
8. Ford Ka
O consumo do Ford Ka é um dos melhores, tornando-o um dos carros mais econômicos do mercado: 13,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na estrada.
9. Ford Ka+
A versão três volumes do Ford Ka não conseguiu atingir um consumo melhor do que o modelo standard, mas, ainda assim, o resultado é ótimo: 13,2 km/L nas cidades e até 15,3 quilômetros por litro em estradas.
10. Fiat Uno
De todos os carros mais econômicos da lista, esse é o mais antigo. Interminável, o Uno teve sua primeira versão lançada em 1984. Em 2011, bateu o seu recorde de vendas no ano, com mais de 270 mil unidades comercializadas. Em termos de consumo, o Uno agrada: 13 km/L na cidade utilizando gasolina e atinge 15 km/L com o mesmo combustível nas estradas.
Como tornar o seu carro mais econômico
Uma das principais dicas é dirigir mais suavemente, sem acelerar demais ou frear bruscamente, pois isso gasta muito combustível.
Rodar com o carro muito pesado também pode prejudicar o seu desempenho. Por exemplo: se o porta-malas estiver muito cheio, mais combustível será necessário. Portanto, tudo o que for desnecessário, retire.
E você, pensando em vender o seu carro para adquirir um dos carros mais econômicos pois seu atual anda consumindo muito? A InstaCarro te ajuda nessa e vende o seu carro em até 90 minutos, sem fazer você passar por nenhuma dor de cabeça. Entre no site e agende uma avaliação gratuita do seu carro.