Carro mais vendido do mundo e com mais de 50 anos de estrada – o primeiro modelo foi lançado pela Toyota no Japão em 1966 -, o Corolla é um dos veículos mais presentes no cotidiano dos brasileiros, mesmo não possuindo preços populares. Em território nacional, começou a aparecer oficialmente entre 1992 e 1993, na versão LE da 7ª geração, com um motor de 1,8 litros, 16v e 117 cv. Entretanto, o Corolla não era fabricado no Brasil, mas sim importado do Japão. Só em 1999, já na 8ª geração, que a Toyota passou a fabricá-lo nacionalmente.
Foi com a 9ª geração – a partir de 2003 – que o Corolla realmente se tornou um dos carros mais vendidos do país. Até o lançamento da 10ª geração, em 2008, foram vendidos entre 35 e 40 mil automóveis do modelo ao ano. Entretanto, justamente com a décima versão que o Corolla estourou ainda mais entre os brasileiros: mais de 50 mil veículos eram comercializados por ano, chegando a 67 mil em 2015, já na 11ª geração do sedan médio.
O Toyota Corolla é um dos carros mais comuns nas ruas do Brasil, por mais que possua um preço elevado. Confira o post completo para saber mais sobre o sedan médio mais tradicional do mercado!
O mercado do Corolla
O Corolla não é simplesmente o sedan médio mais vendido do Brasil, mas muito mais que isso: segundo pesquisas feitas anualmente, o Toyota Corolla é o carro mais vendido em todo o mundo, passando de um milhão de unidades vendidas ao ano. No Brasil, entre os usados, frequentemente esse sedan médio está entre os dez mais negociados do mês, considerando todas as categorias de carro, desde os melhores populares até os segmentos específicos. A Toyota é reconhecida como uma montadora confiável aos consumidores, alavancando ainda mais as vendas de seus modelos.
Tendo 25 anos de rodagem no Brasil, o Corolla é um sedan médio que possui fãs fiéis. Há quem apenas compre esse carro por ele ser o modelo que é, sem nem considerar os concorrentes. Entretanto, não é apenas por isso que o sedan da Toyota é um dos mais vendidos no país: o Corolla possui um estilo único, ao qual os concorrentes nem pensam em tentar copiar pois a chance de falharem é muito grande. Esse estilo característico é um dos fatores que ajudaram a fazer com que o modelo se tornasse tão singular e visado pelos consumidores. Quando falamos de sedans, ele é um dos primeiros a serem apontados.
Definitivamente, esse sedan médio é conhecido no ramo. Um dos pontos mais fortes a favor da compra de um Corolla é justamente o fato de a sua revenda ser algo fácil de acontecer, não sendo necessário procurar compradores: eles vão até o dono. Seu conjunto motor + desempenho ótimo e a qualidade de todas as competências que esse carro tem o transformam em um dos melhores da categoria.
Custo/manutenção do Corolla
Uma da maiores lendas acerca de um Corolla usado ou até novo é de que esse é um carro que não quebra de jeito nenhum. Ora, se isso realmente fosse verdade seria maravilhoso, não? Ter um automóvel que não precisasse de gastos com manutenção ou mecânico seria, talvez, a maior economia possível se tratando de carros. Essa suposição, entretanto, é apenas uma lenda.
Claro que um Corolla pode, sim, apresentar problemas mecânicos ou mesmo quebrar em determinado momento da sua vida. Porém, se não são inquebráveis, os carros da Toyota, de fato, são muitíssimo resistentes e com excelente mecânica.
Dificuldades de se ter um Toyota
Um problema encontrado em se ter carros da Toyota é o fato de ela repassar pouca ou nenhuma informação técnica sobre os seus veículos, dificultando o trabalho de mecânicos e pós-vendas independentes.
Portanto, deixar um Toyota na mão de um mecânico de bairro pode ser arriscado caso ele não seja experiente na área. Ao menos, o Corolla possui muito tempo de comercialização no Brasil, o que, a partir da troca de informações por boca a boca, pode facilitar a vida de mecânicos que não possuem ligação nenhuma com as concessionárias da Toyota.
E o preço de revisão desse sedan médio também não é nada estratosférico. Em seis revisões preventivas na concessionária, o proprietário irá gastar um valor um pouco abaixo da média da categoria. Portanto, além de não precisar de manutenção recorrente – sem contar as revisões a cada 10.000 km -, o Corolla não possui gastos acima da média para o proprietário.
Avaliação Instacarro de venda
Seja o novo Corolla do ano, ou até mesmo aquele da nona geração, de antes de 2008, fato é: a carroceria continuará firme e forte mesmo com quilometragens altas. O Corolla, e todos os modelos da Toyota em geral, são bem resistentes a problemas mecânicos. Provavelmente, o proprietário terá gastos maiores apenas com as revisões a cada 10.000 km. Caso seja necessário apelar para um mecânico, os serviços não devem sair caros. Além dos custos de manutenção, o Corolla também é o sedan médio mais vendido não só no Brasil, mas no mundo também, o que torna fácil atrair potenciais compradores caso o proprietário decida vendê-lo. Considerando tudo isso, o Toyota Corolla recebe nota máxima na avaliação Instacarro de venda, qualificando-o como um carro com forte apelo de mercado, tanto na venda quanto na revenda.
Então, sendo o Corolla um carro bom de se vender, o proprietário pode fazer isso de forma rápida e sem dor de cabeça pela InstaCarro. A empresa oferece uma estrutura que vai desde a captação de lojistas até as oficinas especializadas em avaliar o valor do carro.