É normal ver consumidores pesquisando sobre os carros importados disponíveis no mercado. Seja pelos equipamentos diferenciados, pela mecânica duradoura e resistente ou para dar um “up no status”.
No entanto, será que vale a pena investir em um automóvel vindo de fora? No post abaixo, falamos sobre as vantagens e desvantagens de se comprar um carro importado e os custos envolvidos. Confira!
Vantagens e desvantagens dos carros importados
Atualmente, há 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (ABEIVA). Com isso, há uma diversidade altíssima de modelos para a escolha do consumidor.
Os preços são outro atrativo: por virem de regiões como México e Argentina — onde os custos de produção e impostos são baixos —, os automóveis acabam sendo vendidos a preços competitivos.
Com o aumento da popularidade dos carros importados por aqui as peças dos automóveis também tem o seu preço reduzido. São diversas vantagens para quem deseja adquirir um carro de estilo diferente e bem equipado. Porém, como nem tudo são flores, há alguns pontos negativos a se considerar sobre os carros importados.
A fila de espera, dependendo da montadora e do modelo, pode ser extensa — a demora em trocar de carro pode ser desagradável para algumas pessoas. E, além disso, o processo de pós-venda, por mais que as peças de reposição não sejam tão caras, pode ser estressante, devido a pouca predominância dos importados no mercado nacional.
Custos e manutenção dos carros importados.
Carros importados são caros — tanto o valor da compra quanto as eventuais manutenções. Nessa categoria, as peças não tendem a ficar mais baratas. Portanto, saiba que ter um veículo de alto padrão implica em outros custos altíssimos.
Carros importados usados: cuidado!
Como se sabe, algumas peças podem ser desafiadoras de se encontrar, além dos custos envolvidos.
Para os carros antigos, a manutenção pode acabar sendo travada devido a dificuldade de encontrar as reposições necessárias para a mecânica.
O atendimento de pós-venda, devido a pouca presença da marca no mercado brasileiro, pode acabar sendo deficiente no sentido de propiciar uma manutenção de preço justo e ágil.
Mercado dos carros importados
No ano de 2018, o Rota-2030, programa de incentivo às montadoras para investimentos em pesquisa e desenvolvimento, entrou em vigor, com novas propostas de mudança para um mercado que está em franca recuperação.
Uma das medidas discutidas é o fim da super taxação dos importados, a fim de estimular o comércio do segmento e propiciar ao consumidor opções mais em conta.
Com isso, ganham os dois lados: os consumidores, com opções de redução de impostos, e as montadoras, que participaram cada vez mais do mercado automobilístico brasileiro.
Enquanto a super taxação dos carros importados não chega ao fim, você pode vender o seu carro com a InstaCarro para se preparar para a oportunidade de comprar um veículo importado vindo de fora. Que tal? Conosco, o cliente o não passa nenhuma dor de cabeça na hora da venda — que, inclusive, dura apenas 90 minutos. Entre no nosso site e confira!