Instacarro

Instacarro

Comprar um carro
  • Início
  • Como Funciona
  • Manual do Vendedor
  • Manual do Comprador
  • Manual do Lojista
  • Blog
  • Guia InstaCarro
Como Funciona
Início | O que é carro alienado? Consigo vender um?

O que é carro alienado? Consigo vender um?

18 jun 2021

Início | Manual do Vendedor | O que é carro alienado? Consigo vender um?
mão entregando uma chave de carro para outra mão - carro alienado

Compartilhe

facebook
twitter
whatsapp
linkedin

Tem um carro alienado, mas pensa em comprar um novo e não sabe se pode vendê-lo? Saiba se é possível aqui

Tem um carro alienado e está de olho em um outro automóvel, mas não sabe como proceder? Pois saiba que é possível negociar este veículo atrelado a um financiado. Mas antes, vamos saber um pouco mais a respeito do tema.

Um carro alienado é aquele que foi dado como garantia ao banco em um contrato de crédito. Isso inclui desde um empréstimo — situação em que é possível obter taxas mais favoráveis de juros — ou em um contrato de financiamento de veículo do tipo CDC.

Nestes casos, na prática, o dono do automóvel é a instituição financeira. Apesar de o nome do proprietário estar na documentação, em caso de inadimplência o banco irá tomar a posse do bem.

Alternativas

Quem quer vender um carro alienado tem algumas alternativas. Uma opção é a quitação prévia do saldo restante do financiamento. Nesta modalidade, o valor pago será menor do que a soma das parcelas, já que haverá um abatimento dos juros. Após o pagamento, a restrição para a venda do automóvel será retirada pelo órgão de trânsito em até 10 dias.

Há ainda o procedimento do Interveniente Quitante, em que o carro financiado será usado como garantia em um novo empréstimo. Neste caso, a nova empresa onde o contratante quer solicitar crédito quita a dívida anterior e só depois pode alienar o veículo.

Outra modalidade é a transferência da dívida para outra pessoa. Neste último caso, antes de fechar negócio é o banco que precisa dar a palavra final. A instituição financeira irá fazer a análise de crédito do interessado, pedindo na maior parte dos casos a mesma documentação solicitada no contrato original.

Caso a mudança seja aprovada, será feito um novo contrato, que terá condições diferentes do financiamento original. Todo esse processo de análise e alteração é cobrado pelas instituições financeiras e a transferência do veículo só poderá ser realizada após essa mudança ser aprovada. Se não houver a aprovação da mudança, será necessário achar um novo comprador.

Para reduzir as chances de um problema, verifique com o comprador se ele tem como comprovar renda e se está com o nome limpo. Caso ele não tenha como comprovar os seus rendimentos ou se encontre com o nome negativado, o banco poderá negar o novo financiamento.

Em último caso, existe a possibilidade de repassar o automóvel para uma loja. Mas neste caso, o valor que será pago será menor do que em uma venda para um particular.

Os contratos de gaveta

Vale destacar que é muito comum a proposta de um contrato de gaveta entre as partes, evitando envolver o banco na troca de posse do veículo. Nesta modalidade, o novo “proprietário” paga o financiamento e os custos de documentação em nome do antigo proprietário. Mas neste caso, em caso de problemas, o contrato não tem validade legal.

Como o banco responsável pelo financiamento não foi informado da mudança e, por sua vez, não há a possibilidade de transferência da propriedade, para o banco e para os órgãos de trânsito, quem vendeu o automóvel continuará responsável pelas parcelas não pagas pelo comprador e pelos valores relativos a possíveis débitos com multas e taxas não pagas.

Ou seja: a venda de um carro nessas condições poderá resultar em uma bela dor de cabeça.

Carro alienado: Documentação

Seja o mais transparente possível com o comprador em relação aos débitos envolvendo o veículo. Taxas ou multas em aberto podem ser consultadas junto aos órgãos de trânsito. O pagamento delas pode ser feito previamente ou envolvidas na negociação. Já detalhes do financiamento devem ser obtidos junto ao banco.

Caso não haja parcelas em aberto, tome nota do saldo restante. Se a dívida já estiver em atraso, vale apurar o valor atualizado do débito e checar se não foi decretada a busca e apreensão do bem. Afinal, esses dados são importantes para que o possível comprador possa comparar o seu carro com outras opções existentes no mercado.

Portabilidade da dívida do carro alienado

Se a sua intenção de vender o carro alienado for puramente financeira, vale a pena sondar antes a possibilidade de portabilidade do financiamento. Nessa situação, o seu contrato de financiamento será repassado para outra instituição bancária da sua escolha.

Mas é preciso ficar atento para os termos dessa migração. A instituição original é obrigada a fornecer o saldo devedor da operação e não pode se opor à portabilidade, desde que a instituição de destino tenha realizado a quitação antecipada do débito do cliente.

Mas não necessariamente as novas condições serão mais favoráveis que as praticadas no contrato de crédito original. Por se tratar de uma operação de portabilidade, só haverá a alteração do valor das parcelas. Qualquer outra alteração, como o aumento do prazo da operação ou do valor do crédito, não é permitida.

Quer vender seu carro em menos de 24 horas e sem pagar por anúncios?

Agende uma vistoria gratuita, saiba o valor do seu carro e receba mais de 4 mil ofertas para vender seu veículo sem sair de casa.

Agendar Avaliação Gratuita

Posts Relacionados

  • Saiba o que é e para que serve o contrato de compr…Saiba o que é e para que serve o contrato de compra e venda de automóvel
  • Como as cores de carros influenciam no valor de um…Como as cores de carros influenciam no valor de um automóvel?
  • 6 detalhes essenciais no contrato de compra e vend…6 detalhes essenciais no contrato de compra e venda de carro

Sobre Fernando Naccari

Jornalista Automotivo e Engenheiro Mecânico com 15 anos de carreira, toda ela construída no mundo automotivo, Fernando Naccari é uma das principais referências do Brasil quando o assunto é carro.

Foi responsável por todo o conteúdo do Jornal Oficina Brasil por 3 anos; foi Consultor Técnico e Jornalista na Infini Mídia (Revista O Mecânico, Jornal Auto & Você e Revista Carro) por 4 anos, onde emplacou matérias de avaliações de veículos, testes em pista e artigos técnicos voltados à profissionais do setor e, em 2017, fundou o site e canal do YouTube "Naccar - Auto e Notícias", que rapidamente tornou-se uma das principais fontes de notícias e avaliações de veículos do País.

Em paralelo ao Naccar, Fernando Naccari também foi editor por dois anos da Revista Car Stereo Tech, especializada em veículos especiais e modificados.

Agora, na InstaCarro, é o responsável por gerar conteúdos sobre a empresa, sobre o mercado automotivo e, claro, avaliar carros e te ajudar a escolher quem merece um lugar na sua garagem :)

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Instacarro

A InstaCarro é uma plataforma online que está revolucionando a indústria de carros usados no Brasil, ajudando a pessoas que querem vender seus carros o mais rápido possível

McAfeeGodaddy
  • InstaCarro
    • Sobre a InstaCarro
    • Como Funciona
    • Perguntas frequentes
    • Unidades
    • Trabalhe Conosco
  • Explore
    • Sou Lojista
    • Guia InstaCarro
  • Política e Contato
    • Termos e Condições
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Contato
    • apoio@instacarro.com

R. Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 486 Itaim Bibi Desenvolvido pela © InstaCarro

Whatsapp InstaCarro
Ajuda